A expansão recente do ensino superior particular e o seu financiamento, uma análise com o auxílio da gestão do conhecimento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/609 |
Resumo: | Esta dissertação apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa e quantitativa que teve a finalidade de analisar, por meio de indicadores, a correlação da expansão do ensino superior no Brasil e o seu financiamento através do FIES e ProUni nos últimos 23 anos. Também realizou um diagnóstico do ciclo do Conhecimento de uma Instituição de Ensino Superior (IES) particular. A pesquisa buscou compreender como aconteceu o crescimento do ensino superior em número de matrículas, se houve alguma correlação com o financiamento do ensino superior FIES e ProUni, os dados foram mensurados utilizando o teste de correlação de Pearson (.), concluiu que todos os dados estão relacionados e o crescimento do ensino superior foi promovido pelos financiamentos FIES e ProUni. Paralelo a isso, observou-se também se o crescimento da IES e seu crescimento foram de acordo com o crescimento nacional, que por meio de um estudo de caso foi possível levantar informações acerca das sete dimensões em GC, foram diagnosticadas, analisadas e processadas as informações no ciclo do conhecimento proposto em Criar, Armazenar, Disseminar, Compartilhar e Utilizar o Conhecimento. |
id |
UNICESU -1_81933421bae3097c92c3dfe84e157c17 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/609 |
network_acronym_str |
UNICESU -1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
A expansão recente do ensino superior particular e o seu financiamento, uma análise com o auxílio da gestão do conhecimentoExpansão do ensino superiorCiclo do conhecimentoInstituição de ensino superior privadaFinanciamentos estudantis pelo governoEsta dissertação apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa e quantitativa que teve a finalidade de analisar, por meio de indicadores, a correlação da expansão do ensino superior no Brasil e o seu financiamento através do FIES e ProUni nos últimos 23 anos. Também realizou um diagnóstico do ciclo do Conhecimento de uma Instituição de Ensino Superior (IES) particular. A pesquisa buscou compreender como aconteceu o crescimento do ensino superior em número de matrículas, se houve alguma correlação com o financiamento do ensino superior FIES e ProUni, os dados foram mensurados utilizando o teste de correlação de Pearson (.), concluiu que todos os dados estão relacionados e o crescimento do ensino superior foi promovido pelos financiamentos FIES e ProUni. Paralelo a isso, observou-se também se o crescimento da IES e seu crescimento foram de acordo com o crescimento nacional, que por meio de um estudo de caso foi possível levantar informações acerca das sete dimensões em GC, foram diagnosticadas, analisadas e processadas as informações no ciclo do conhecimento proposto em Criar, Armazenar, Disseminar, Compartilhar e Utilizar o Conhecimento.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMARBORTOLOZZI, FlávioTATTO, LuizBONADIO, Márcia Regina Cavalcante2018-05-30T18:29:25Z2018-05-30T18:29:25Z2016-02-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/609porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T18:39:58ZRepositório InstitucionalPRI |
dc.title.none.fl_str_mv |
A expansão recente do ensino superior particular e o seu financiamento, uma análise com o auxílio da gestão do conhecimento |
title |
A expansão recente do ensino superior particular e o seu financiamento, uma análise com o auxílio da gestão do conhecimento |
spellingShingle |
A expansão recente do ensino superior particular e o seu financiamento, uma análise com o auxílio da gestão do conhecimento BONADIO, Márcia Regina Cavalcante Expansão do ensino superior Ciclo do conhecimento Instituição de ensino superior privada Financiamentos estudantis pelo governo |
title_short |
A expansão recente do ensino superior particular e o seu financiamento, uma análise com o auxílio da gestão do conhecimento |
title_full |
A expansão recente do ensino superior particular e o seu financiamento, uma análise com o auxílio da gestão do conhecimento |
title_fullStr |
A expansão recente do ensino superior particular e o seu financiamento, uma análise com o auxílio da gestão do conhecimento |
title_full_unstemmed |
A expansão recente do ensino superior particular e o seu financiamento, uma análise com o auxílio da gestão do conhecimento |
title_sort |
A expansão recente do ensino superior particular e o seu financiamento, uma análise com o auxílio da gestão do conhecimento |
author |
BONADIO, Márcia Regina Cavalcante |
author_facet |
BONADIO, Márcia Regina Cavalcante |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
BORTOLOZZI, Flávio TATTO, Luiz |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
BONADIO, Márcia Regina Cavalcante |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Expansão do ensino superior Ciclo do conhecimento Instituição de ensino superior privada Financiamentos estudantis pelo governo |
topic |
Expansão do ensino superior Ciclo do conhecimento Instituição de ensino superior privada Financiamentos estudantis pelo governo |
description |
Esta dissertação apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa e quantitativa que teve a finalidade de analisar, por meio de indicadores, a correlação da expansão do ensino superior no Brasil e o seu financiamento através do FIES e ProUni nos últimos 23 anos. Também realizou um diagnóstico do ciclo do Conhecimento de uma Instituição de Ensino Superior (IES) particular. A pesquisa buscou compreender como aconteceu o crescimento do ensino superior em número de matrículas, se houve alguma correlação com o financiamento do ensino superior FIES e ProUni, os dados foram mensurados utilizando o teste de correlação de Pearson (.), concluiu que todos os dados estão relacionados e o crescimento do ensino superior foi promovido pelos financiamentos FIES e ProUni. Paralelo a isso, observou-se também se o crescimento da IES e seu crescimento foram de acordo com o crescimento nacional, que por meio de um estudo de caso foi possível levantar informações acerca das sete dimensões em GC, foram diagnosticadas, analisadas e processadas as informações no ciclo do conhecimento proposto em Criar, Armazenar, Disseminar, Compartilhar e Utilizar o Conhecimento. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-02-25 2018-05-30T18:29:25Z 2018-05-30T18:29:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/609 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/609 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1747771929875447808 |