A expansão recente do ensino superior particular e o seu financiamento, uma análise com o auxílio da gestão do conhecimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BONADIO, Márcia Regina Cavalcante
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/609
Resumo: Esta dissertação apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa e quantitativa que teve a finalidade de analisar, por meio de indicadores, a correlação da expansão do ensino superior no Brasil e o seu financiamento através do FIES e ProUni nos últimos 23 anos. Também realizou um diagnóstico do ciclo do Conhecimento de uma Instituição de Ensino Superior (IES) particular. A pesquisa buscou compreender como aconteceu o crescimento do ensino superior em número de matrículas, se houve alguma correlação com o financiamento do ensino superior FIES e ProUni, os dados foram mensurados utilizando o teste de correlação de Pearson (.), concluiu que todos os dados estão relacionados e o crescimento do ensino superior foi promovido pelos financiamentos FIES e ProUni. Paralelo a isso, observou-se também se o crescimento da IES e seu crescimento foram de acordo com o crescimento nacional, que por meio de um estudo de caso foi possível levantar informações acerca das sete dimensões em GC, foram diagnosticadas, analisadas e processadas as informações no ciclo do conhecimento proposto em Criar, Armazenar, Disseminar, Compartilhar e Utilizar o Conhecimento.
id UNICESU -1_81933421bae3097c92c3dfe84e157c17
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/609
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling A expansão recente do ensino superior particular e o seu financiamento, uma análise com o auxílio da gestão do conhecimentoExpansão do ensino superiorCiclo do conhecimentoInstituição de ensino superior privadaFinanciamentos estudantis pelo governoEsta dissertação apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa e quantitativa que teve a finalidade de analisar, por meio de indicadores, a correlação da expansão do ensino superior no Brasil e o seu financiamento através do FIES e ProUni nos últimos 23 anos. Também realizou um diagnóstico do ciclo do Conhecimento de uma Instituição de Ensino Superior (IES) particular. A pesquisa buscou compreender como aconteceu o crescimento do ensino superior em número de matrículas, se houve alguma correlação com o financiamento do ensino superior FIES e ProUni, os dados foram mensurados utilizando o teste de correlação de Pearson (.), concluiu que todos os dados estão relacionados e o crescimento do ensino superior foi promovido pelos financiamentos FIES e ProUni. Paralelo a isso, observou-se também se o crescimento da IES e seu crescimento foram de acordo com o crescimento nacional, que por meio de um estudo de caso foi possível levantar informações acerca das sete dimensões em GC, foram diagnosticadas, analisadas e processadas as informações no ciclo do conhecimento proposto em Criar, Armazenar, Disseminar, Compartilhar e Utilizar o Conhecimento.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMARBORTOLOZZI, FlávioTATTO, LuizBONADIO, Márcia Regina Cavalcante2018-05-30T18:29:25Z2018-05-30T18:29:25Z2016-02-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/609porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T18:39:58ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv A expansão recente do ensino superior particular e o seu financiamento, uma análise com o auxílio da gestão do conhecimento
title A expansão recente do ensino superior particular e o seu financiamento, uma análise com o auxílio da gestão do conhecimento
spellingShingle A expansão recente do ensino superior particular e o seu financiamento, uma análise com o auxílio da gestão do conhecimento
BONADIO, Márcia Regina Cavalcante
Expansão do ensino superior
Ciclo do conhecimento
Instituição de ensino superior privada
Financiamentos estudantis pelo governo
title_short A expansão recente do ensino superior particular e o seu financiamento, uma análise com o auxílio da gestão do conhecimento
title_full A expansão recente do ensino superior particular e o seu financiamento, uma análise com o auxílio da gestão do conhecimento
title_fullStr A expansão recente do ensino superior particular e o seu financiamento, uma análise com o auxílio da gestão do conhecimento
title_full_unstemmed A expansão recente do ensino superior particular e o seu financiamento, uma análise com o auxílio da gestão do conhecimento
title_sort A expansão recente do ensino superior particular e o seu financiamento, uma análise com o auxílio da gestão do conhecimento
author BONADIO, Márcia Regina Cavalcante
author_facet BONADIO, Márcia Regina Cavalcante
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv BORTOLOZZI, Flávio
TATTO, Luiz
dc.contributor.author.fl_str_mv BONADIO, Márcia Regina Cavalcante
dc.subject.por.fl_str_mv Expansão do ensino superior
Ciclo do conhecimento
Instituição de ensino superior privada
Financiamentos estudantis pelo governo
topic Expansão do ensino superior
Ciclo do conhecimento
Instituição de ensino superior privada
Financiamentos estudantis pelo governo
description Esta dissertação apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa e quantitativa que teve a finalidade de analisar, por meio de indicadores, a correlação da expansão do ensino superior no Brasil e o seu financiamento através do FIES e ProUni nos últimos 23 anos. Também realizou um diagnóstico do ciclo do Conhecimento de uma Instituição de Ensino Superior (IES) particular. A pesquisa buscou compreender como aconteceu o crescimento do ensino superior em número de matrículas, se houve alguma correlação com o financiamento do ensino superior FIES e ProUni, os dados foram mensurados utilizando o teste de correlação de Pearson (.), concluiu que todos os dados estão relacionados e o crescimento do ensino superior foi promovido pelos financiamentos FIES e ProUni. Paralelo a isso, observou-se também se o crescimento da IES e seu crescimento foram de acordo com o crescimento nacional, que por meio de um estudo de caso foi possível levantar informações acerca das sete dimensões em GC, foram diagnosticadas, analisadas e processadas as informações no ciclo do conhecimento proposto em Criar, Armazenar, Disseminar, Compartilhar e Utilizar o Conhecimento.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-02-25
2018-05-30T18:29:25Z
2018-05-30T18:29:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/609
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/609
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771929875447808