A GESTÃO DO CONHECIMENTO E A EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO NAS INSTITUIÇÕES PARTICULARES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BONADIO, Márcia Regina Cavalcante
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: CRUZ, Vilson Davi Corrêa da, BORTOLOZZ, Flávio, TATTO, Luiz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2553
Resumo: O objetivo deste artigo é pesquisar as relações entre programas de financiamento do governo FIES e ProUni e a expansão do ensino superior privado, disponibilizando os resultados encontrados as IES privadas. A pesquisa metodologicamente fundamentou-se em revisão bibliográfica obtendo informações disponíveis: na literatura atual em artigos; em sites do governo e em sites com dados estatísticos. A abordagem cientifica é qualitativa, tendo como estratégia exploratória e documental. Observa-se que nos últimos quinze anos houve um crescimento do ensino superior brasileiro relacionado: ao aumento de IES; ao número de matriculas; ao aumento de contratos do FIES e as bolsas ProUni. Destacamos um estudo relativo aos programas de governo FIES e ProUni, concomitantemente com as IES particulares, que permitem efetuar as devidas compensações nos tributos federais, nas modalidades de INSS, COFINS, PIS, IRPJ e CSLL. Além disto, com o auxílio da Gestão do Conhecimento que é uma metodologia que tem como finalidade gerenciar um conjunto de atividades responsáveis por criar, armazenar, disseminar e usar efetivamente o conhecimento das organizações, disponibilizar para a comunidade das IES particulares os resultados do estudo.
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