ATIVIDADE ALELOPÁTICA DE EXTRATO AQUOSO DE EUCALIPTO SOBRE ALFACE E PLANTAS DANINHAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ESPINOSA, Rafael Zorzenoni
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: BIDO, Graciene de Souza, COSTA, Tiago Ribeiro da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2868
Resumo: O picão-preto (Bidens pilosa L.), caruru (Amaranthus hibridus L.) e o capim-pé-de-galinha (Eleusine indica (L.) Gaertn.) são plantas daninhas agressivas, que estão presente em quase todo Brasil na cultura de alface (Lactuca sativa L.). O principal método de controle é o químico, porém apresenta elevado impacto ambiental, risco de intoxicação humana assim como causar fitotoxicidade as culturas. O objetivo do trabalho é avaliar o efeito alelopático de extratos aquosos de folhas secas de Eucalyptus sp na germinação e no crescimento inicial de picão-preto, caruru e capim-pé-de-galinha e alface. Serão testadas quatro concentrações de extrato aquoso (25, 50, 75 e 100 %) além do controle (0 %). O delineamento experimental será inteiramente casualizado, com três repetições em laboratório e a campo. Serão combinadas diferentes concentrações e diferentes tempos de aplicação do extrato aquoso de eucalipto (10, 6, 2 dias antes do transplante de mudas e 2 dias após). Em ensaios laboratoriais serão verificados germinação e crescimento inicial de sementes de alface, picão-preto, caruru e capim-pé-de-galinha após tratamento com o extrato nas diferentes concentrações. E a campo será analisado os efeitos alelopaticos deste extrato nas concentrações e em condições temporais de pré /pós instalação da cultura no crescimento e desenvolvimento de alface.
id UNICESU -1_81d132cf6599c3424de1f11f3f2d127e
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2868
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling ATIVIDADE ALELOPÁTICA DE EXTRATO AQUOSO DE EUCALIPTO SOBRE ALFACE E PLANTAS DANINHASHorticulturaLactuca sativa LCaruruPicão-pretoCapim-pé-de-galinhaO picão-preto (Bidens pilosa L.), caruru (Amaranthus hibridus L.) e o capim-pé-de-galinha (Eleusine indica (L.) Gaertn.) são plantas daninhas agressivas, que estão presente em quase todo Brasil na cultura de alface (Lactuca sativa L.). O principal método de controle é o químico, porém apresenta elevado impacto ambiental, risco de intoxicação humana assim como causar fitotoxicidade as culturas. O objetivo do trabalho é avaliar o efeito alelopático de extratos aquosos de folhas secas de Eucalyptus sp na germinação e no crescimento inicial de picão-preto, caruru e capim-pé-de-galinha e alface. Serão testadas quatro concentrações de extrato aquoso (25, 50, 75 e 100 %) além do controle (0 %). O delineamento experimental será inteiramente casualizado, com três repetições em laboratório e a campo. Serão combinadas diferentes concentrações e diferentes tempos de aplicação do extrato aquoso de eucalipto (10, 6, 2 dias antes do transplante de mudas e 2 dias após). Em ensaios laboratoriais serão verificados germinação e crescimento inicial de sementes de alface, picão-preto, caruru e capim-pé-de-galinha após tratamento com o extrato nas diferentes concentrações. E a campo será analisado os efeitos alelopaticos deste extrato nas concentrações e em condições temporais de pré /pós instalação da cultura no crescimento e desenvolvimento de alface.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-11-18T20:53:38Z2019-11-18T20:53:38Z2015-11-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-996-7http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2868porESPINOSA, Rafael ZorzenoniBIDO, Graciene de SouzaCOSTA, Tiago Ribeiro dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T19:51:26ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv ATIVIDADE ALELOPÁTICA DE EXTRATO AQUOSO DE EUCALIPTO SOBRE ALFACE E PLANTAS DANINHAS
title ATIVIDADE ALELOPÁTICA DE EXTRATO AQUOSO DE EUCALIPTO SOBRE ALFACE E PLANTAS DANINHAS
spellingShingle ATIVIDADE ALELOPÁTICA DE EXTRATO AQUOSO DE EUCALIPTO SOBRE ALFACE E PLANTAS DANINHAS
ESPINOSA, Rafael Zorzenoni
Horticultura
Lactuca sativa L
Caruru
Picão-preto
Capim-pé-de-galinha
title_short ATIVIDADE ALELOPÁTICA DE EXTRATO AQUOSO DE EUCALIPTO SOBRE ALFACE E PLANTAS DANINHAS
title_full ATIVIDADE ALELOPÁTICA DE EXTRATO AQUOSO DE EUCALIPTO SOBRE ALFACE E PLANTAS DANINHAS
title_fullStr ATIVIDADE ALELOPÁTICA DE EXTRATO AQUOSO DE EUCALIPTO SOBRE ALFACE E PLANTAS DANINHAS
title_full_unstemmed ATIVIDADE ALELOPÁTICA DE EXTRATO AQUOSO DE EUCALIPTO SOBRE ALFACE E PLANTAS DANINHAS
title_sort ATIVIDADE ALELOPÁTICA DE EXTRATO AQUOSO DE EUCALIPTO SOBRE ALFACE E PLANTAS DANINHAS
author ESPINOSA, Rafael Zorzenoni
author_facet ESPINOSA, Rafael Zorzenoni
BIDO, Graciene de Souza
COSTA, Tiago Ribeiro da
author_role author
author2 BIDO, Graciene de Souza
COSTA, Tiago Ribeiro da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv ESPINOSA, Rafael Zorzenoni
BIDO, Graciene de Souza
COSTA, Tiago Ribeiro da
dc.subject.por.fl_str_mv Horticultura
Lactuca sativa L
Caruru
Picão-preto
Capim-pé-de-galinha
topic Horticultura
Lactuca sativa L
Caruru
Picão-preto
Capim-pé-de-galinha
description O picão-preto (Bidens pilosa L.), caruru (Amaranthus hibridus L.) e o capim-pé-de-galinha (Eleusine indica (L.) Gaertn.) são plantas daninhas agressivas, que estão presente em quase todo Brasil na cultura de alface (Lactuca sativa L.). O principal método de controle é o químico, porém apresenta elevado impacto ambiental, risco de intoxicação humana assim como causar fitotoxicidade as culturas. O objetivo do trabalho é avaliar o efeito alelopático de extratos aquosos de folhas secas de Eucalyptus sp na germinação e no crescimento inicial de picão-preto, caruru e capim-pé-de-galinha e alface. Serão testadas quatro concentrações de extrato aquoso (25, 50, 75 e 100 %) além do controle (0 %). O delineamento experimental será inteiramente casualizado, com três repetições em laboratório e a campo. Serão combinadas diferentes concentrações e diferentes tempos de aplicação do extrato aquoso de eucalipto (10, 6, 2 dias antes do transplante de mudas e 2 dias após). Em ensaios laboratoriais serão verificados germinação e crescimento inicial de sementes de alface, picão-preto, caruru e capim-pé-de-galinha após tratamento com o extrato nas diferentes concentrações. E a campo será analisado os efeitos alelopaticos deste extrato nas concentrações e em condições temporais de pré /pós instalação da cultura no crescimento e desenvolvimento de alface.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-04
2019-11-18T20:53:38Z
2019-11-18T20:53:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-996-7
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2868
identifier_str_mv 978-85-8084-996-7
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2868
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771955002474496