AÇÃO BIOERBICIDA DE EUCALIPTO SOBRE PLANTAS DANINHAS PRESENTES EM HORTICULTURA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MARTINS, Aline Michele
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: CAMPAGNOLO, Tainara dos Santos, ESPINOSA, Rafael Zorzenoni, BIDO, Graciene de Souza
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2973
Resumo: O aumento do número de espécies resistentes aos herbicidas sintéticos tem aumentado o interesse na procura de produtos herbicidas com novos mecanismos de ação. Compostos secundários com potencial fitotóxico, produzidos e liberados por plantas, em geral inibem sítios de ação diferentes daqueles dos herbicidas sintéticos. O uso de aleloquímicos como herbicidas apresenta uma série de vantagens sobre os compostos sintéticos tradicionais, como maior solubilidade em água, menor toxicidade e menor meia vida. Dentro deste contexto, os aleloquímicos de muitas espécies podem ser considerados matérias-primas para o desenvolvimento de herbicidas orgânicos. O eucalipto apresenta potencial alelopático por produzir compostos secundários como glicosídeos, terpenoides, terpenos e fenóis. Estes aleloquímicos podem influenciar no crescimento de plantas vizinhas, reduzindo a competição por recursos ambientais. Neste trabalho será investigado o efeito alelopáticos de extratos aquosos de Eucalyptus sp sobre a germinação e crescimento de plantas daninhas recorrentes em hortaliças como picão-preto (Bidens pilosaL.), caruru (Amaranthus hibridusL.) e o capim-pé-de-galinha (Eleusine indica (L.) Gaertn.) bem como sua interferência na germinação e crescimento da cultura de alface (Lactuca sativaL.) com finalidade de encontrar fontes alternativas para controlar a incidência de plantas daninhas. Espera-se que o eucalipto apresente-se como bioerbicida potencial, além de colaborar para a diminuição do uso indiscriminado de agrotóxicos pelos horticultores e redução de impactos ambientais.
id UNICESU -1_cebad86c48d0765fa1e6c8a6c9df0658
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2973
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling AÇÃO BIOERBICIDA DE EUCALIPTO SOBRE PLANTAS DANINHAS PRESENTES EM HORTICULTURACapim - pé - de - galinhaCaruruPicão - pretoO aumento do número de espécies resistentes aos herbicidas sintéticos tem aumentado o interesse na procura de produtos herbicidas com novos mecanismos de ação. Compostos secundários com potencial fitotóxico, produzidos e liberados por plantas, em geral inibem sítios de ação diferentes daqueles dos herbicidas sintéticos. O uso de aleloquímicos como herbicidas apresenta uma série de vantagens sobre os compostos sintéticos tradicionais, como maior solubilidade em água, menor toxicidade e menor meia vida. Dentro deste contexto, os aleloquímicos de muitas espécies podem ser considerados matérias-primas para o desenvolvimento de herbicidas orgânicos. O eucalipto apresenta potencial alelopático por produzir compostos secundários como glicosídeos, terpenoides, terpenos e fenóis. Estes aleloquímicos podem influenciar no crescimento de plantas vizinhas, reduzindo a competição por recursos ambientais. Neste trabalho será investigado o efeito alelopáticos de extratos aquosos de Eucalyptus sp sobre a germinação e crescimento de plantas daninhas recorrentes em hortaliças como picão-preto (Bidens pilosaL.), caruru (Amaranthus hibridusL.) e o capim-pé-de-galinha (Eleusine indica (L.) Gaertn.) bem como sua interferência na germinação e crescimento da cultura de alface (Lactuca sativaL.) com finalidade de encontrar fontes alternativas para controlar a incidência de plantas daninhas. Espera-se que o eucalipto apresente-se como bioerbicida potencial, além de colaborar para a diminuição do uso indiscriminado de agrotóxicos pelos horticultores e redução de impactos ambientais.UniCesumar2019-11-21T20:28:08Z2019-11-21T20:28:08Z2015-11-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-996-7http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2973otherMARTINS, Aline MicheleCAMPAGNOLO, Tainara dos SantosESPINOSA, Rafael ZorzenoniBIDO, Graciene de Souzareponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:52:36Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:52:49.032Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv AÇÃO BIOERBICIDA DE EUCALIPTO SOBRE PLANTAS DANINHAS PRESENTES EM HORTICULTURA
title AÇÃO BIOERBICIDA DE EUCALIPTO SOBRE PLANTAS DANINHAS PRESENTES EM HORTICULTURA
spellingShingle AÇÃO BIOERBICIDA DE EUCALIPTO SOBRE PLANTAS DANINHAS PRESENTES EM HORTICULTURA
MARTINS, Aline Michele
Capim - pé - de - galinha
Caruru
Picão - preto
title_short AÇÃO BIOERBICIDA DE EUCALIPTO SOBRE PLANTAS DANINHAS PRESENTES EM HORTICULTURA
title_full AÇÃO BIOERBICIDA DE EUCALIPTO SOBRE PLANTAS DANINHAS PRESENTES EM HORTICULTURA
title_fullStr AÇÃO BIOERBICIDA DE EUCALIPTO SOBRE PLANTAS DANINHAS PRESENTES EM HORTICULTURA
title_full_unstemmed AÇÃO BIOERBICIDA DE EUCALIPTO SOBRE PLANTAS DANINHAS PRESENTES EM HORTICULTURA
title_sort AÇÃO BIOERBICIDA DE EUCALIPTO SOBRE PLANTAS DANINHAS PRESENTES EM HORTICULTURA
author MARTINS, Aline Michele
author_facet MARTINS, Aline Michele
CAMPAGNOLO, Tainara dos Santos
ESPINOSA, Rafael Zorzenoni
BIDO, Graciene de Souza
author_role author
author2 CAMPAGNOLO, Tainara dos Santos
ESPINOSA, Rafael Zorzenoni
BIDO, Graciene de Souza
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv MARTINS, Aline Michele
CAMPAGNOLO, Tainara dos Santos
ESPINOSA, Rafael Zorzenoni
BIDO, Graciene de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Capim - pé - de - galinha
Caruru
Picão - preto
topic Capim - pé - de - galinha
Caruru
Picão - preto
dc.description.none.fl_txt_mv O aumento do número de espécies resistentes aos herbicidas sintéticos tem aumentado o interesse na procura de produtos herbicidas com novos mecanismos de ação. Compostos secundários com potencial fitotóxico, produzidos e liberados por plantas, em geral inibem sítios de ação diferentes daqueles dos herbicidas sintéticos. O uso de aleloquímicos como herbicidas apresenta uma série de vantagens sobre os compostos sintéticos tradicionais, como maior solubilidade em água, menor toxicidade e menor meia vida. Dentro deste contexto, os aleloquímicos de muitas espécies podem ser considerados matérias-primas para o desenvolvimento de herbicidas orgânicos. O eucalipto apresenta potencial alelopático por produzir compostos secundários como glicosídeos, terpenoides, terpenos e fenóis. Estes aleloquímicos podem influenciar no crescimento de plantas vizinhas, reduzindo a competição por recursos ambientais. Neste trabalho será investigado o efeito alelopáticos de extratos aquosos de Eucalyptus sp sobre a germinação e crescimento de plantas daninhas recorrentes em hortaliças como picão-preto (Bidens pilosaL.), caruru (Amaranthus hibridusL.) e o capim-pé-de-galinha (Eleusine indica (L.) Gaertn.) bem como sua interferência na germinação e crescimento da cultura de alface (Lactuca sativaL.) com finalidade de encontrar fontes alternativas para controlar a incidência de plantas daninhas. Espera-se que o eucalipto apresente-se como bioerbicida potencial, além de colaborar para a diminuição do uso indiscriminado de agrotóxicos pelos horticultores e redução de impactos ambientais.
description O aumento do número de espécies resistentes aos herbicidas sintéticos tem aumentado o interesse na procura de produtos herbicidas com novos mecanismos de ação. Compostos secundários com potencial fitotóxico, produzidos e liberados por plantas, em geral inibem sítios de ação diferentes daqueles dos herbicidas sintéticos. O uso de aleloquímicos como herbicidas apresenta uma série de vantagens sobre os compostos sintéticos tradicionais, como maior solubilidade em água, menor toxicidade e menor meia vida. Dentro deste contexto, os aleloquímicos de muitas espécies podem ser considerados matérias-primas para o desenvolvimento de herbicidas orgânicos. O eucalipto apresenta potencial alelopático por produzir compostos secundários como glicosídeos, terpenoides, terpenos e fenóis. Estes aleloquímicos podem influenciar no crescimento de plantas vizinhas, reduzindo a competição por recursos ambientais. Neste trabalho será investigado o efeito alelopáticos de extratos aquosos de Eucalyptus sp sobre a germinação e crescimento de plantas daninhas recorrentes em hortaliças como picão-preto (Bidens pilosaL.), caruru (Amaranthus hibridusL.) e o capim-pé-de-galinha (Eleusine indica (L.) Gaertn.) bem como sua interferência na germinação e crescimento da cultura de alface (Lactuca sativaL.) com finalidade de encontrar fontes alternativas para controlar a incidência de plantas daninhas. Espera-se que o eucalipto apresente-se como bioerbicida potencial, além de colaborar para a diminuição do uso indiscriminado de agrotóxicos pelos horticultores e redução de impactos ambientais.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-04
2019-11-21T20:28:08Z
2019-11-21T20:28:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-996-7
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2973
identifier_str_mv 978-85-8084-996-7
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2973
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948583600717824