A EDUCAÇÃO NO IMPÉRIO BRASILEIRO: O MÉTODO LANCASTER
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2477 |
Resumo: | Este artigo trata de uma pesquisa bibliográfica a respeito do império no Brasil: o método Lancaster. O objetivo principal é a verificação histórica do período em que houve o império no Brasil, o surgimento do método Lancaster, no que consiste este método e como foi a sua implantação e desenvolvimento no Brasil. O método Lancaster surgiu na Europa no final do século XVIII, seu precursor foi o inglês Joseph Lancaster (1778-1838), amparado nas ideias pedagógicas do pastor anglicano Andrew Bell (1753-1832). O método Lancaster consiste na utilização de alunos-monitores para o ensino da leitura, ou seja, os alunos que se destacam são chamados a serem alunos-monitores e passam a ensinar um grupo de alunos. No Brasil, este método foi inserido no período do império que ocorreu entre 1822 a 1889, por meio da Lei de 15 de outubro de 1827, a qual previa a inserção deste método para o ensino das primeiras letras. Diante disso, a pesquisa buscou verificar, em meio ao contexto do imperialismo no Brasil, como este método se instalou e foi desenvolvido. Os estudos dessa pesquisa apontaram que, mesmo sendo o método mais moderno na época, possuía algumas características que com o tempo se tornaram agravantes para a utilização do método no Brasil. |
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Este artigo trata de uma pesquisa bibliográfica a respeito do império no Brasil: o método Lancaster. O objetivo principal é a verificação histórica do período em que houve o império no Brasil, o surgimento do método Lancaster, no que consiste este método e como foi a sua implantação e desenvolvimento no Brasil. O método Lancaster surgiu na Europa no final do século XVIII, seu precursor foi o inglês Joseph Lancaster (1778-1838), amparado nas ideias pedagógicas do pastor anglicano Andrew Bell (1753-1832). O método Lancaster consiste na utilização de alunos-monitores para o ensino da leitura, ou seja, os alunos que se destacam são chamados a serem alunos-monitores e passam a ensinar um grupo de alunos. No Brasil, este método foi inserido no período do império que ocorreu entre 1822 a 1889, por meio da Lei de 15 de outubro de 1827, a qual previa a inserção deste método para o ensino das primeiras letras. Diante disso, a pesquisa buscou verificar, em meio ao contexto do imperialismo no Brasil, como este método se instalou e foi desenvolvido. Os estudos dessa pesquisa apontaram que, mesmo sendo o método mais moderno na época, possuía algumas características que com o tempo se tornaram agravantes para a utilização do método no Brasil. |
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