TEXTO INSTRUCIONAL: UMA PROPOSTA DE TRABALHO COM SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5695 |
Resumo: | O trabalho com os gêneros tem sido a base no ensino da leitura e da escrita. Uma das formas de realizar este trabalho é por meio de sequências didáticas, um conjunto de atividades elaboradas em torno de um gênero textual que possui objetivos específicos e procura fazer com que os alunos compreendam o sentido do trabalho desenvolvido. A presente pesquisa tem como objetivo relatar a realização de uma sequência didática realizada com o gênero texto instrucional, com alunos de graduação. A realização da sequência se deu em etapas: 1ª) os alunos produziram um texto instrucional sobre os cuidados necessário no combate a dengue; 2ª) a partir das dificuldades encontradas na realização foi organizada uma oficina de estudos sobre o gênero e sua constituição; 3ª) os alunos construíram sentenças instrucionais para a realização de dobraduras e 4ª) após terem aprendido sobre o gênero foi realizada a refacção do texto inicial realizando as adequações necessárias. Os resultados finais foram obtidos a partir da análise entre a primeira e a última produção, que foi realizada após as oficinas de estudo. Os resultados apontam que o trabalho realizado por meio da sequência didática proporcionou um aprendizado concreto pra os alunos. |
id |
UNICESU -1_861dc13abf2884bedbca4ec6dfcbd2a6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/5695 |
network_acronym_str |
UNICESU -1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
TEXTO INSTRUCIONAL: UMA PROPOSTA DE TRABALHO COM SEQUÊNCIA DIDÁTICAGêneros do discursoSequência didáticaTexto instrucionalO trabalho com os gêneros tem sido a base no ensino da leitura e da escrita. Uma das formas de realizar este trabalho é por meio de sequências didáticas, um conjunto de atividades elaboradas em torno de um gênero textual que possui objetivos específicos e procura fazer com que os alunos compreendam o sentido do trabalho desenvolvido. A presente pesquisa tem como objetivo relatar a realização de uma sequência didática realizada com o gênero texto instrucional, com alunos de graduação. A realização da sequência se deu em etapas: 1ª) os alunos produziram um texto instrucional sobre os cuidados necessário no combate a dengue; 2ª) a partir das dificuldades encontradas na realização foi organizada uma oficina de estudos sobre o gênero e sua constituição; 3ª) os alunos construíram sentenças instrucionais para a realização de dobraduras e 4ª) após terem aprendido sobre o gênero foi realizada a refacção do texto inicial realizando as adequações necessárias. Os resultados finais foram obtidos a partir da análise entre a primeira e a última produção, que foi realizada após as oficinas de estudo. Os resultados apontam que o trabalho realizado por meio da sequência didática proporcionou um aprendizado concreto pra os alunos.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2020-04-27T17:52:41Z2020-04-27T17:52:41Z2011-10-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-055-1http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5695porCAVALCANTI, Rosilene da Silva de Moraesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T20:41:58ZRepositório InstitucionalPRI |
dc.title.none.fl_str_mv |
TEXTO INSTRUCIONAL: UMA PROPOSTA DE TRABALHO COM SEQUÊNCIA DIDÁTICA |
title |
TEXTO INSTRUCIONAL: UMA PROPOSTA DE TRABALHO COM SEQUÊNCIA DIDÁTICA |
spellingShingle |
TEXTO INSTRUCIONAL: UMA PROPOSTA DE TRABALHO COM SEQUÊNCIA DIDÁTICA CAVALCANTI, Rosilene da Silva de Moraes Gêneros do discurso Sequência didática Texto instrucional |
title_short |
TEXTO INSTRUCIONAL: UMA PROPOSTA DE TRABALHO COM SEQUÊNCIA DIDÁTICA |
title_full |
TEXTO INSTRUCIONAL: UMA PROPOSTA DE TRABALHO COM SEQUÊNCIA DIDÁTICA |
title_fullStr |
TEXTO INSTRUCIONAL: UMA PROPOSTA DE TRABALHO COM SEQUÊNCIA DIDÁTICA |
title_full_unstemmed |
TEXTO INSTRUCIONAL: UMA PROPOSTA DE TRABALHO COM SEQUÊNCIA DIDÁTICA |
title_sort |
TEXTO INSTRUCIONAL: UMA PROPOSTA DE TRABALHO COM SEQUÊNCIA DIDÁTICA |
author |
CAVALCANTI, Rosilene da Silva de Moraes |
author_facet |
CAVALCANTI, Rosilene da Silva de Moraes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
CAVALCANTI, Rosilene da Silva de Moraes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gêneros do discurso Sequência didática Texto instrucional |
topic |
Gêneros do discurso Sequência didática Texto instrucional |
description |
O trabalho com os gêneros tem sido a base no ensino da leitura e da escrita. Uma das formas de realizar este trabalho é por meio de sequências didáticas, um conjunto de atividades elaboradas em torno de um gênero textual que possui objetivos específicos e procura fazer com que os alunos compreendam o sentido do trabalho desenvolvido. A presente pesquisa tem como objetivo relatar a realização de uma sequência didática realizada com o gênero texto instrucional, com alunos de graduação. A realização da sequência se deu em etapas: 1ª) os alunos produziram um texto instrucional sobre os cuidados necessário no combate a dengue; 2ª) a partir das dificuldades encontradas na realização foi organizada uma oficina de estudos sobre o gênero e sua constituição; 3ª) os alunos construíram sentenças instrucionais para a realização de dobraduras e 4ª) após terem aprendido sobre o gênero foi realizada a refacção do texto inicial realizando as adequações necessárias. Os resultados finais foram obtidos a partir da análise entre a primeira e a última produção, que foi realizada após as oficinas de estudo. Os resultados apontam que o trabalho realizado por meio da sequência didática proporcionou um aprendizado concreto pra os alunos. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-10-25 2020-04-27T17:52:41Z 2020-04-27T17:52:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-8084-055-1 http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5695 |
identifier_str_mv |
978-85-8084-055-1 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5695 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1747771956758839296 |