Design instrucional nas organizações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fraga, Paula Görgen Radici
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Bernardes, Mauricio Moreira e Silva
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/212623
Resumo: Observa-se, cada vez mais, que a postura das organizações vem se alterando, de reativa ao mercado para estratégica e voltada para o futuro. Evoluindo de um modelo cartesiano monolítico para um flexível, que encoraja a autonomia e a iniciativa, criando condições que facilitam a aproximação dos processos de gestão e de design. Para auxiliar nesta mudança de postura, as empresas podem lançar mão dos atributos do design instrucional que, quando voltado ao meio empresarial, possui como objetivo principal a melhoria do desempenho, visando aumentar a eficiência e a eficácia organizacional. O presente estudo visa elucidar o significado do design instrucional e como ele pode influenciar no desempenho das organizações. Objetiva-se, com isso, promover a ampliação do entendimento acerca da relação entre o design instrucional e as organizações, e como o designer instrucional pode assumir um papel influenciador dentro das mesmas. Para tanto, realizou-se uma revisão teórica da literatura, cujo resultado mostra que, seja classificado como processo, disciplina ou ciência, em seu cerne o design instrucional traz a ideia de um treinamento que estimula o participante a desenvolver um raciocínio lógico, baseado na correspondência entre o novo aprendizado e sua biblioteca de conhecimento, ou seja, suas habilidades, experiências e conhecimentos prévios. Este estímulo, dentro das empresas, pode refletir positivamente no desempenho de seus funcionários, contribuindo assim para aumento da produtividade e competitividade. Além disso, pode auxiliar os colaboradores da empresa a minimizar problemas enfrentados no dia-a-dia.
id UFRGS-2_4cdbf0cced3a7e9dbe940dd0876e28be
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/212623
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Fraga, Paula Görgen RadiciBernardes, Mauricio Moreira e Silva2020-08-05T03:38:55Z2020http://hdl.handle.net/10183/212623001116661Observa-se, cada vez mais, que a postura das organizações vem se alterando, de reativa ao mercado para estratégica e voltada para o futuro. Evoluindo de um modelo cartesiano monolítico para um flexível, que encoraja a autonomia e a iniciativa, criando condições que facilitam a aproximação dos processos de gestão e de design. Para auxiliar nesta mudança de postura, as empresas podem lançar mão dos atributos do design instrucional que, quando voltado ao meio empresarial, possui como objetivo principal a melhoria do desempenho, visando aumentar a eficiência e a eficácia organizacional. O presente estudo visa elucidar o significado do design instrucional e como ele pode influenciar no desempenho das organizações. Objetiva-se, com isso, promover a ampliação do entendimento acerca da relação entre o design instrucional e as organizações, e como o designer instrucional pode assumir um papel influenciador dentro das mesmas. Para tanto, realizou-se uma revisão teórica da literatura, cujo resultado mostra que, seja classificado como processo, disciplina ou ciência, em seu cerne o design instrucional traz a ideia de um treinamento que estimula o participante a desenvolver um raciocínio lógico, baseado na correspondência entre o novo aprendizado e sua biblioteca de conhecimento, ou seja, suas habilidades, experiências e conhecimentos prévios. Este estímulo, dentro das empresas, pode refletir positivamente no desempenho de seus funcionários, contribuindo assim para aumento da produtividade e competitividade. Além disso, pode auxiliar os colaboradores da empresa a minimizar problemas enfrentados no dia-a-dia.application/pdfporNunez, Gustavo Javier Zani; Oliveira, Geísa Gaiger de (Orgs.). Design em pesquisa : vol 3. Porto Alegre : Marcavisual, 2020. p. 446-464Design instrucionalInterdisciplinaridadeDesign instrucional nas organizaçõesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001116661.pdf.txt001116661.pdf.txtExtracted Texttext/plain0http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212623/2/001116661.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52ORIGINAL001116661.pdfCapítulo 24application/pdf2870703http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212623/1/001116661.pdf47dd6f58cff248e96a8d7275af941bf0MD5110183/2126232020-08-06 03:36:30.897674oai:www.lume.ufrgs.br:10183/212623Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-08-06T06:36:30Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Design instrucional nas organizações
title Design instrucional nas organizações
spellingShingle Design instrucional nas organizações
Fraga, Paula Görgen Radici
Design instrucional
Interdisciplinaridade
title_short Design instrucional nas organizações
title_full Design instrucional nas organizações
title_fullStr Design instrucional nas organizações
title_full_unstemmed Design instrucional nas organizações
title_sort Design instrucional nas organizações
author Fraga, Paula Görgen Radici
author_facet Fraga, Paula Görgen Radici
Bernardes, Mauricio Moreira e Silva
author_role author
author2 Bernardes, Mauricio Moreira e Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fraga, Paula Görgen Radici
Bernardes, Mauricio Moreira e Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Design instrucional
Interdisciplinaridade
topic Design instrucional
Interdisciplinaridade
description Observa-se, cada vez mais, que a postura das organizações vem se alterando, de reativa ao mercado para estratégica e voltada para o futuro. Evoluindo de um modelo cartesiano monolítico para um flexível, que encoraja a autonomia e a iniciativa, criando condições que facilitam a aproximação dos processos de gestão e de design. Para auxiliar nesta mudança de postura, as empresas podem lançar mão dos atributos do design instrucional que, quando voltado ao meio empresarial, possui como objetivo principal a melhoria do desempenho, visando aumentar a eficiência e a eficácia organizacional. O presente estudo visa elucidar o significado do design instrucional e como ele pode influenciar no desempenho das organizações. Objetiva-se, com isso, promover a ampliação do entendimento acerca da relação entre o design instrucional e as organizações, e como o designer instrucional pode assumir um papel influenciador dentro das mesmas. Para tanto, realizou-se uma revisão teórica da literatura, cujo resultado mostra que, seja classificado como processo, disciplina ou ciência, em seu cerne o design instrucional traz a ideia de um treinamento que estimula o participante a desenvolver um raciocínio lógico, baseado na correspondência entre o novo aprendizado e sua biblioteca de conhecimento, ou seja, suas habilidades, experiências e conhecimentos prévios. Este estímulo, dentro das empresas, pode refletir positivamente no desempenho de seus funcionários, contribuindo assim para aumento da produtividade e competitividade. Além disso, pode auxiliar os colaboradores da empresa a minimizar problemas enfrentados no dia-a-dia.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-08-05T03:38:55Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/212623
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001116661
url http://hdl.handle.net/10183/212623
identifier_str_mv 001116661
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Nunez, Gustavo Javier Zani; Oliveira, Geísa Gaiger de (Orgs.). Design em pesquisa : vol 3. Porto Alegre : Marcavisual, 2020. p. 446-464
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212623/2/001116661.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212623/1/001116661.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
47dd6f58cff248e96a8d7275af941bf0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224996572364800