O LUGAR DA PRONÚNCIA NO DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ALEMIDA JUNIOR, Ezequiel Lima de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: SILVA, Marcelo José da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2307
Resumo: A língua inglesa alcançou um status de língua global e sua influência pode ser notada em diversas áreas do mundo moderno. A relevância do idioma resultou na inclusão quase obrigatória do seu ensino no currículo das escolas brasileiras como língua estrangeira moderna. Embora tenhamos um discurso positivo acerca da importância da língua inglesa, não há garantias de que a língua seja desenvolvida nas quatro habilidades linguísticas (ouvir, falar, ler e escrever), de forma a garantir um desempenho proficiente do aprendiz, em um contexto de língua estrangeira, como é tratado o ensino de inglês no Brasil. É possível verificar que a aprendizagem deste idioma não tem se efetivado nas escolas públicas, principalmente no que diz respeito à produção oral. O presente estudo tem por objetivo verificar quais fatores podem contribuir para a fossilização de formas inadequadas na pronúncia dos aprendizes de língua estrangeira inglesa em uma escola pública de ensino fundamental no município de Arapiraca - AL. Para alcançarmos o objetivo proposto verificaremos o espaço concedido ao ensino da oralidade, com ênfase na pronúncia, no método de ensino utilizado nesta escola e ainda, se, e como, ocorre o ensino de pronúncia na aula de língua inglesa. Para tanto será realizada uma análise dos planos de ensino e de aula dos professores de língua inglesa da escola em questão, bem como os materiais didáticos utilizados nas aulas de inglês. A pesquisa qualitativa empregará os pressupostos das pesquisas documental e bibliográfica. Serão utilizados para embasamento teórico os escritos acerca das metodologias de ensino de língua estrangeira, e do ensino de pronúncia. Espera-se com esta pesquisa identificar como se dá o processo de ensino-aprendizagem da oralidade da língua inglesa, com ênfase na pronúncia, e ainda, identificar o espaço concedido ao trabalho com a pronúncia em sala de aula. Vislumbramos apontar direcionamentos para que o ensino da língua inglesa seja efetuado de forma mais eficaz, auxiliando os alunos a superar as dificuldades para a pronúncia correta, que podem resultar em uma má-interpretação pelo interlocutor.
id UNICESU -1_870e740928be99dd90e54c2a91ed75ee
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2307
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling O LUGAR DA PRONÚNCIA NO DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESAEnsino de Língua InglesaMétodos de ensinoOralidadeA língua inglesa alcançou um status de língua global e sua influência pode ser notada em diversas áreas do mundo moderno. A relevância do idioma resultou na inclusão quase obrigatória do seu ensino no currículo das escolas brasileiras como língua estrangeira moderna. Embora tenhamos um discurso positivo acerca da importância da língua inglesa, não há garantias de que a língua seja desenvolvida nas quatro habilidades linguísticas (ouvir, falar, ler e escrever), de forma a garantir um desempenho proficiente do aprendiz, em um contexto de língua estrangeira, como é tratado o ensino de inglês no Brasil. É possível verificar que a aprendizagem deste idioma não tem se efetivado nas escolas públicas, principalmente no que diz respeito à produção oral. O presente estudo tem por objetivo verificar quais fatores podem contribuir para a fossilização de formas inadequadas na pronúncia dos aprendizes de língua estrangeira inglesa em uma escola pública de ensino fundamental no município de Arapiraca - AL. Para alcançarmos o objetivo proposto verificaremos o espaço concedido ao ensino da oralidade, com ênfase na pronúncia, no método de ensino utilizado nesta escola e ainda, se, e como, ocorre o ensino de pronúncia na aula de língua inglesa. Para tanto será realizada uma análise dos planos de ensino e de aula dos professores de língua inglesa da escola em questão, bem como os materiais didáticos utilizados nas aulas de inglês. A pesquisa qualitativa empregará os pressupostos das pesquisas documental e bibliográfica. Serão utilizados para embasamento teórico os escritos acerca das metodologias de ensino de língua estrangeira, e do ensino de pronúncia. Espera-se com esta pesquisa identificar como se dá o processo de ensino-aprendizagem da oralidade da língua inglesa, com ênfase na pronúncia, e ainda, identificar o espaço concedido ao trabalho com a pronúncia em sala de aula. Vislumbramos apontar direcionamentos para que o ensino da língua inglesa seja efetuado de forma mais eficaz, auxiliando os alunos a superar as dificuldades para a pronúncia correta, que podem resultar em uma má-interpretação pelo interlocutor.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-08-27T18:37:55Z2019-08-27T18:37:55Z2018-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1280-4http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2307porALEMIDA JUNIOR, Ezequiel Lima deSILVA, Marcelo José dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T19:09:12ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv O LUGAR DA PRONÚNCIA NO DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA
title O LUGAR DA PRONÚNCIA NO DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA
spellingShingle O LUGAR DA PRONÚNCIA NO DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA
ALEMIDA JUNIOR, Ezequiel Lima de
Ensino de Língua Inglesa
Métodos de ensino
Oralidade
title_short O LUGAR DA PRONÚNCIA NO DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA
title_full O LUGAR DA PRONÚNCIA NO DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA
title_fullStr O LUGAR DA PRONÚNCIA NO DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA
title_full_unstemmed O LUGAR DA PRONÚNCIA NO DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA
title_sort O LUGAR DA PRONÚNCIA NO DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA
author ALEMIDA JUNIOR, Ezequiel Lima de
author_facet ALEMIDA JUNIOR, Ezequiel Lima de
SILVA, Marcelo José da
author_role author
author2 SILVA, Marcelo José da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv ALEMIDA JUNIOR, Ezequiel Lima de
SILVA, Marcelo José da
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Língua Inglesa
Métodos de ensino
Oralidade
topic Ensino de Língua Inglesa
Métodos de ensino
Oralidade
description A língua inglesa alcançou um status de língua global e sua influência pode ser notada em diversas áreas do mundo moderno. A relevância do idioma resultou na inclusão quase obrigatória do seu ensino no currículo das escolas brasileiras como língua estrangeira moderna. Embora tenhamos um discurso positivo acerca da importância da língua inglesa, não há garantias de que a língua seja desenvolvida nas quatro habilidades linguísticas (ouvir, falar, ler e escrever), de forma a garantir um desempenho proficiente do aprendiz, em um contexto de língua estrangeira, como é tratado o ensino de inglês no Brasil. É possível verificar que a aprendizagem deste idioma não tem se efetivado nas escolas públicas, principalmente no que diz respeito à produção oral. O presente estudo tem por objetivo verificar quais fatores podem contribuir para a fossilização de formas inadequadas na pronúncia dos aprendizes de língua estrangeira inglesa em uma escola pública de ensino fundamental no município de Arapiraca - AL. Para alcançarmos o objetivo proposto verificaremos o espaço concedido ao ensino da oralidade, com ênfase na pronúncia, no método de ensino utilizado nesta escola e ainda, se, e como, ocorre o ensino de pronúncia na aula de língua inglesa. Para tanto será realizada uma análise dos planos de ensino e de aula dos professores de língua inglesa da escola em questão, bem como os materiais didáticos utilizados nas aulas de inglês. A pesquisa qualitativa empregará os pressupostos das pesquisas documental e bibliográfica. Serão utilizados para embasamento teórico os escritos acerca das metodologias de ensino de língua estrangeira, e do ensino de pronúncia. Espera-se com esta pesquisa identificar como se dá o processo de ensino-aprendizagem da oralidade da língua inglesa, com ênfase na pronúncia, e ainda, identificar o espaço concedido ao trabalho com a pronúncia em sala de aula. Vislumbramos apontar direcionamentos para que o ensino da língua inglesa seja efetuado de forma mais eficaz, auxiliando os alunos a superar as dificuldades para a pronúncia correta, que podem resultar em uma má-interpretação pelo interlocutor.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-23
2019-08-27T18:37:55Z
2019-08-27T18:37:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-1280-4
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2307
identifier_str_mv 978-85-459-1280-4
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2307
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771954015764480