INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE: PERCEPÇÃO DOS GRADUANDOS DE ENFERMAGEM DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO SUL DO BRASIL
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
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Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3102 |
Resumo: | : Pesquisa descritiva de abordagem qualitativa do tipo estudo de caso, voltada para analise do desenvolvimento do tema transversal Integração Ensino-Serviço-Comunidade na formação de graduandos de Enfermagem de uma Universidade Pública do Sul do Brasil. O curso em estudo tem como diferencial o currículo integrado que vêm sendo adotado desde 2000, considerando os desafios de uma proposta educacional de formação em saúde. O objetivo geral foi analisar as percepções dos estudantes de enfermagem sobre os conteúdos e atividades relacionadas à integração ensino-serviço-comunidade, no seu processo de formação, assim como os específicos foram: Apreender o conceito de integração ensino-serviço-comunidade para os alunos de enfermagem e, analisar as experiências significativas vivenciadas pelos alunos de enfermagem junto aos professores, profissionais e comunidade durante sua formação. Esta pesquisa é parte integrante de um projeto maior que vem elucidando os temas transversais presentes na matriz curricular em estudo. Este resumo apresenta os resultados parciais relacionados ao primeiro objetivo específico. A coleta de dados se deu por meio de grupos focais realizados de agosto de 2014 a julho de 2015, envolvendo 45 estudantes das quatro séries do curso. Os grupos foram gravados, transcritos e submetidos à análise de conteúdo. Como resultados principais destacamos as percepções dos alunos acerca do termo Integração associadas a ideia de união, unidade e comunicação. Para o termo Ensino eles associaram com aprendizado, conhecimento e transferência de conhecimento. Para a expressão Serviço relacionaram com prática, compromisso e trabalho e, para o termo Comunidade associaram com união de pessoas, respeito e pessoas juntas. As percepções observadas indicam que o Currículo Integrado valoriza o espaço de articulação entre ensino, serviço e comunidade como cenário do processo ensino-aprendizagem, permitindo que o estudante possa refletir sobre sua ação e sobre a realidade em que está inserido. |
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