INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE: PERCEPÇÃO DOS GRADUANDOS DE ENFERMAGEM DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO SUL DO BRASIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Talita Silva
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: SILVA JUNIOR, Elias Pedro da, GARANHANI, Mara Lucia
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3102
Resumo: : Pesquisa descritiva de abordagem qualitativa do tipo estudo de caso, voltada para analise do desenvolvimento do tema transversal Integração Ensino-Serviço-Comunidade na formação de graduandos de Enfermagem de uma Universidade Pública do Sul do Brasil. O curso em estudo tem como diferencial o currículo integrado que vêm sendo adotado desde 2000, considerando os desafios de uma proposta educacional de formação em saúde. O objetivo geral foi analisar as percepções dos estudantes de enfermagem sobre os conteúdos e atividades relacionadas à integração ensino-serviço-comunidade, no seu processo de formação, assim como os específicos foram: Apreender o conceito de integração ensino-serviço-comunidade para os alunos de enfermagem e, analisar as experiências significativas vivenciadas pelos alunos de enfermagem junto aos professores, profissionais e comunidade durante sua formação. Esta pesquisa é parte integrante de um projeto maior que vem elucidando os temas transversais presentes na matriz curricular em estudo. Este resumo apresenta os resultados parciais relacionados ao primeiro objetivo específico. A coleta de dados se deu por meio de grupos focais realizados de agosto de 2014 a julho de 2015, envolvendo 45 estudantes das quatro séries do curso. Os grupos foram gravados, transcritos e submetidos à análise de conteúdo. Como resultados principais destacamos as percepções dos alunos acerca do termo Integração associadas a ideia de união, unidade e comunicação. Para o termo Ensino eles associaram com aprendizado, conhecimento e transferência de conhecimento. Para a expressão Serviço relacionaram com prática, compromisso e trabalho e, para o termo Comunidade associaram com união de pessoas, respeito e pessoas juntas. As percepções observadas indicam que o Currículo Integrado valoriza o espaço de articulação entre ensino, serviço e comunidade como cenário do processo ensino-aprendizagem, permitindo que o estudante possa refletir sobre sua ação e sobre a realidade em que está inserido.
id UNICESU -1_ebe2c668c19084c39d1cc919bb5a85bb
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3102
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE: PERCEPÇÃO DOS GRADUANDOS DE ENFERMAGEM DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO SUL DO BRASILCurrículo integradoEnfermagemFormação profissionalIntegração ensino-serviço de saúde-comunidade: Pesquisa descritiva de abordagem qualitativa do tipo estudo de caso, voltada para analise do desenvolvimento do tema transversal Integração Ensino-Serviço-Comunidade na formação de graduandos de Enfermagem de uma Universidade Pública do Sul do Brasil. O curso em estudo tem como diferencial o currículo integrado que vêm sendo adotado desde 2000, considerando os desafios de uma proposta educacional de formação em saúde. O objetivo geral foi analisar as percepções dos estudantes de enfermagem sobre os conteúdos e atividades relacionadas à integração ensino-serviço-comunidade, no seu processo de formação, assim como os específicos foram: Apreender o conceito de integração ensino-serviço-comunidade para os alunos de enfermagem e, analisar as experiências significativas vivenciadas pelos alunos de enfermagem junto aos professores, profissionais e comunidade durante sua formação. Esta pesquisa é parte integrante de um projeto maior que vem elucidando os temas transversais presentes na matriz curricular em estudo. Este resumo apresenta os resultados parciais relacionados ao primeiro objetivo específico. A coleta de dados se deu por meio de grupos focais realizados de agosto de 2014 a julho de 2015, envolvendo 45 estudantes das quatro séries do curso. Os grupos foram gravados, transcritos e submetidos à análise de conteúdo. Como resultados principais destacamos as percepções dos alunos acerca do termo Integração associadas a ideia de união, unidade e comunicação. Para o termo Ensino eles associaram com aprendizado, conhecimento e transferência de conhecimento. Para a expressão Serviço relacionaram com prática, compromisso e trabalho e, para o termo Comunidade associaram com união de pessoas, respeito e pessoas juntas. As percepções observadas indicam que o Currículo Integrado valoriza o espaço de articulação entre ensino, serviço e comunidade como cenário do processo ensino-aprendizagem, permitindo que o estudante possa refletir sobre sua ação e sobre a realidade em que está inserido.UniCesumar2019-11-26T18:02:48Z2019-11-26T18:02:48Z2015-11-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-996-7http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3102otherSANTOS, Talita SilvaSILVA JUNIOR, Elias Pedro daGARANHANI, Mara Luciareponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:02:39Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:02:41.838Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE: PERCEPÇÃO DOS GRADUANDOS DE ENFERMAGEM DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO SUL DO BRASIL
title INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE: PERCEPÇÃO DOS GRADUANDOS DE ENFERMAGEM DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO SUL DO BRASIL
spellingShingle INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE: PERCEPÇÃO DOS GRADUANDOS DE ENFERMAGEM DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO SUL DO BRASIL
SANTOS, Talita Silva
Currículo integrado
Enfermagem
Formação profissional
Integração ensino-serviço de saúde-comunidade
title_short INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE: PERCEPÇÃO DOS GRADUANDOS DE ENFERMAGEM DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO SUL DO BRASIL
title_full INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE: PERCEPÇÃO DOS GRADUANDOS DE ENFERMAGEM DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO SUL DO BRASIL
title_fullStr INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE: PERCEPÇÃO DOS GRADUANDOS DE ENFERMAGEM DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO SUL DO BRASIL
title_full_unstemmed INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE: PERCEPÇÃO DOS GRADUANDOS DE ENFERMAGEM DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO SUL DO BRASIL
title_sort INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE: PERCEPÇÃO DOS GRADUANDOS DE ENFERMAGEM DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO SUL DO BRASIL
author SANTOS, Talita Silva
author_facet SANTOS, Talita Silva
SILVA JUNIOR, Elias Pedro da
GARANHANI, Mara Lucia
author_role author
author2 SILVA JUNIOR, Elias Pedro da
GARANHANI, Mara Lucia
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS, Talita Silva
SILVA JUNIOR, Elias Pedro da
GARANHANI, Mara Lucia
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo integrado
Enfermagem
Formação profissional
Integração ensino-serviço de saúde-comunidade
topic Currículo integrado
Enfermagem
Formação profissional
Integração ensino-serviço de saúde-comunidade
dc.description.none.fl_txt_mv : Pesquisa descritiva de abordagem qualitativa do tipo estudo de caso, voltada para analise do desenvolvimento do tema transversal Integração Ensino-Serviço-Comunidade na formação de graduandos de Enfermagem de uma Universidade Pública do Sul do Brasil. O curso em estudo tem como diferencial o currículo integrado que vêm sendo adotado desde 2000, considerando os desafios de uma proposta educacional de formação em saúde. O objetivo geral foi analisar as percepções dos estudantes de enfermagem sobre os conteúdos e atividades relacionadas à integração ensino-serviço-comunidade, no seu processo de formação, assim como os específicos foram: Apreender o conceito de integração ensino-serviço-comunidade para os alunos de enfermagem e, analisar as experiências significativas vivenciadas pelos alunos de enfermagem junto aos professores, profissionais e comunidade durante sua formação. Esta pesquisa é parte integrante de um projeto maior que vem elucidando os temas transversais presentes na matriz curricular em estudo. Este resumo apresenta os resultados parciais relacionados ao primeiro objetivo específico. A coleta de dados se deu por meio de grupos focais realizados de agosto de 2014 a julho de 2015, envolvendo 45 estudantes das quatro séries do curso. Os grupos foram gravados, transcritos e submetidos à análise de conteúdo. Como resultados principais destacamos as percepções dos alunos acerca do termo Integração associadas a ideia de união, unidade e comunicação. Para o termo Ensino eles associaram com aprendizado, conhecimento e transferência de conhecimento. Para a expressão Serviço relacionaram com prática, compromisso e trabalho e, para o termo Comunidade associaram com união de pessoas, respeito e pessoas juntas. As percepções observadas indicam que o Currículo Integrado valoriza o espaço de articulação entre ensino, serviço e comunidade como cenário do processo ensino-aprendizagem, permitindo que o estudante possa refletir sobre sua ação e sobre a realidade em que está inserido.
description : Pesquisa descritiva de abordagem qualitativa do tipo estudo de caso, voltada para analise do desenvolvimento do tema transversal Integração Ensino-Serviço-Comunidade na formação de graduandos de Enfermagem de uma Universidade Pública do Sul do Brasil. O curso em estudo tem como diferencial o currículo integrado que vêm sendo adotado desde 2000, considerando os desafios de uma proposta educacional de formação em saúde. O objetivo geral foi analisar as percepções dos estudantes de enfermagem sobre os conteúdos e atividades relacionadas à integração ensino-serviço-comunidade, no seu processo de formação, assim como os específicos foram: Apreender o conceito de integração ensino-serviço-comunidade para os alunos de enfermagem e, analisar as experiências significativas vivenciadas pelos alunos de enfermagem junto aos professores, profissionais e comunidade durante sua formação. Esta pesquisa é parte integrante de um projeto maior que vem elucidando os temas transversais presentes na matriz curricular em estudo. Este resumo apresenta os resultados parciais relacionados ao primeiro objetivo específico. A coleta de dados se deu por meio de grupos focais realizados de agosto de 2014 a julho de 2015, envolvendo 45 estudantes das quatro séries do curso. Os grupos foram gravados, transcritos e submetidos à análise de conteúdo. Como resultados principais destacamos as percepções dos alunos acerca do termo Integração associadas a ideia de união, unidade e comunicação. Para o termo Ensino eles associaram com aprendizado, conhecimento e transferência de conhecimento. Para a expressão Serviço relacionaram com prática, compromisso e trabalho e, para o termo Comunidade associaram com união de pessoas, respeito e pessoas juntas. As percepções observadas indicam que o Currículo Integrado valoriza o espaço de articulação entre ensino, serviço e comunidade como cenário do processo ensino-aprendizagem, permitindo que o estudante possa refletir sobre sua ação e sobre a realidade em que está inserido.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-04
2019-11-26T18:02:48Z
2019-11-26T18:02:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-996-7
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3102
identifier_str_mv 978-85-8084-996-7
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3102
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948620945752064