ANÁLISE COMPARATIVA DO FILO PORÍFERA EM TRÊS LIVROS DIDÁTICOS UTILIZADOS NA REDE ESTADUAL DE MARINGÁ-PR, 2017

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FARIAS JUNIOR, Jonson Rodrigues
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: SILVA, Matheus Willian Almeida da, SILVA, Matheus Vieira da|GUITIERRE, Maria Auxiliadora Milaneze
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1180
Resumo: Dentro de um espaço escolar o livro didático muitas vezes é a única ferramenta utilizada para a construção do conhecimento, por esse e vários outros motivos o Governo Federal trabalha com programas para sua distribuição, mas, é constante a preocupação com meios de avaliação que discutem sobre sua qualidade. Nesse contexto o presente trabalho propõe uma análise comparativa qualitativa entre três livros didáticos de Biologia do Ensino Médio utilizados nas instituições de ensino público da cidade de Maringá-PR, com enfoque no conteúdo do Filo Porífera. A análise parte de alguns eixos como: conteúdo teórico, atividades propostas, conceito visual do livro, informações relevantes, estrutura física e metodológica. Visando um envolvimento fortalecido entre o professor e o livro didático e sua necessidade no processo de escolha do mesmo. Tendo em vista então todos os pontos do trabalho, vê-se a necessidade da análise dos conteúdos, para que a ciência, que anda em constantes transformações e amadurecimentos, continue atualizada e conseguindo sempre alcançar seu objetivo perante a conquista do conhecimento, a formação cidadã e a visão crítica de uma sociedade em formação.
id UNICESU -1_8ccc6b91ea13f2f4be630501fa92c170
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1180
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling ANÁLISE COMPARATIVA DO FILO PORÍFERA EM TRÊS LIVROS DIDÁTICOS UTILIZADOS NA REDE ESTADUAL DE MARINGÁ-PR, 2017Ensino de BiologiaEspaço EscolarFerramentas DidáticasDentro de um espaço escolar o livro didático muitas vezes é a única ferramenta utilizada para a construção do conhecimento, por esse e vários outros motivos o Governo Federal trabalha com programas para sua distribuição, mas, é constante a preocupação com meios de avaliação que discutem sobre sua qualidade. Nesse contexto o presente trabalho propõe uma análise comparativa qualitativa entre três livros didáticos de Biologia do Ensino Médio utilizados nas instituições de ensino público da cidade de Maringá-PR, com enfoque no conteúdo do Filo Porífera. A análise parte de alguns eixos como: conteúdo teórico, atividades propostas, conceito visual do livro, informações relevantes, estrutura física e metodológica. Visando um envolvimento fortalecido entre o professor e o livro didático e sua necessidade no processo de escolha do mesmo. Tendo em vista então todos os pontos do trabalho, vê-se a necessidade da análise dos conteúdos, para que a ciência, que anda em constantes transformações e amadurecimentos, continue atualizada e conseguindo sempre alcançar seu objetivo perante a conquista do conhecimento, a formação cidadã e a visão crítica de uma sociedade em formação.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-08-06T18:27:44Z2019-08-06T18:27:44Z2017-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-0773-22594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1180porFARIAS JUNIOR, Jonson RodriguesSILVA, Matheus Willian Almeida daSILVA, Matheus Vieira da|GUITIERRE, Maria Auxiliadora Milanezeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T19:14:50ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv ANÁLISE COMPARATIVA DO FILO PORÍFERA EM TRÊS LIVROS DIDÁTICOS UTILIZADOS NA REDE ESTADUAL DE MARINGÁ-PR, 2017
title ANÁLISE COMPARATIVA DO FILO PORÍFERA EM TRÊS LIVROS DIDÁTICOS UTILIZADOS NA REDE ESTADUAL DE MARINGÁ-PR, 2017
spellingShingle ANÁLISE COMPARATIVA DO FILO PORÍFERA EM TRÊS LIVROS DIDÁTICOS UTILIZADOS NA REDE ESTADUAL DE MARINGÁ-PR, 2017
FARIAS JUNIOR, Jonson Rodrigues
Ensino de Biologia
Espaço Escolar
Ferramentas Didáticas
title_short ANÁLISE COMPARATIVA DO FILO PORÍFERA EM TRÊS LIVROS DIDÁTICOS UTILIZADOS NA REDE ESTADUAL DE MARINGÁ-PR, 2017
title_full ANÁLISE COMPARATIVA DO FILO PORÍFERA EM TRÊS LIVROS DIDÁTICOS UTILIZADOS NA REDE ESTADUAL DE MARINGÁ-PR, 2017
title_fullStr ANÁLISE COMPARATIVA DO FILO PORÍFERA EM TRÊS LIVROS DIDÁTICOS UTILIZADOS NA REDE ESTADUAL DE MARINGÁ-PR, 2017
title_full_unstemmed ANÁLISE COMPARATIVA DO FILO PORÍFERA EM TRÊS LIVROS DIDÁTICOS UTILIZADOS NA REDE ESTADUAL DE MARINGÁ-PR, 2017
title_sort ANÁLISE COMPARATIVA DO FILO PORÍFERA EM TRÊS LIVROS DIDÁTICOS UTILIZADOS NA REDE ESTADUAL DE MARINGÁ-PR, 2017
author FARIAS JUNIOR, Jonson Rodrigues
author_facet FARIAS JUNIOR, Jonson Rodrigues
SILVA, Matheus Willian Almeida da
SILVA, Matheus Vieira da|GUITIERRE, Maria Auxiliadora Milaneze
author_role author
author2 SILVA, Matheus Willian Almeida da
SILVA, Matheus Vieira da|GUITIERRE, Maria Auxiliadora Milaneze
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv FARIAS JUNIOR, Jonson Rodrigues
SILVA, Matheus Willian Almeida da
SILVA, Matheus Vieira da|GUITIERRE, Maria Auxiliadora Milaneze
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Biologia
Espaço Escolar
Ferramentas Didáticas
topic Ensino de Biologia
Espaço Escolar
Ferramentas Didáticas
description Dentro de um espaço escolar o livro didático muitas vezes é a única ferramenta utilizada para a construção do conhecimento, por esse e vários outros motivos o Governo Federal trabalha com programas para sua distribuição, mas, é constante a preocupação com meios de avaliação que discutem sobre sua qualidade. Nesse contexto o presente trabalho propõe uma análise comparativa qualitativa entre três livros didáticos de Biologia do Ensino Médio utilizados nas instituições de ensino público da cidade de Maringá-PR, com enfoque no conteúdo do Filo Porífera. A análise parte de alguns eixos como: conteúdo teórico, atividades propostas, conceito visual do livro, informações relevantes, estrutura física e metodológica. Visando um envolvimento fortalecido entre o professor e o livro didático e sua necessidade no processo de escolha do mesmo. Tendo em vista então todos os pontos do trabalho, vê-se a necessidade da análise dos conteúdos, para que a ciência, que anda em constantes transformações e amadurecimentos, continue atualizada e conseguindo sempre alcançar seu objetivo perante a conquista do conhecimento, a formação cidadã e a visão crítica de uma sociedade em formação.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-24
2019-08-06T18:27:44Z
2019-08-06T18:27:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1180
identifier_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1180
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771937536344064