CARACTERIZAÇÃO DO PERFIL DE SUBCLASSES DE IgG NA RESPOSTA IMUNE AO VÍRUS DA DENGUE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CAMPOS, Mariana Gonçalves
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: CARDOSO, Caroline de Souza, RIBEIRO, Fernando Henrique das Mercês, OLIVEIRA, Márcia Machado de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6083
Resumo: Dengue é doença tropical com alta prevalência no Brasil, situação relacionada às condições socioeconômicas e ambientais, favorecendo a sobrevivência do Aedes aegypti, seu principal transmissor. O vírus da família Flaviviredae possui quatro sorotipos distintos, e determina formas clínicas variadas como; quadros subclínicos, Febre Clássica do Dengue, Febre Hemorrágica do Dengue (FHD) e Síndrome do Choque do Dengue (SCD). O diagnóstico é feito pelo isolamento viral ou pela detecção de anticorpos no soro dos pacientes. As imunoglobulinas G (IgG) desempenham diversas funções biológicas nas imunidades humoral e celular, e suas diferentes subclasses (IgG1, IgG2, IgG3 e IgG4), têm sido descritas como importantes no curso de doenças infecciosas, tendo relação com a cura ou manifestação de doenças crônicas e degenerativas. Partindo-se deste conhecimento, este trabalho pretende identificar o perfil das subclasses de IgG expressas em amostras de soros de pacientes assintomáticos, porém com sorologia positiva para IgG total, obtidos após a epidemia de 2007; comparar os resultados obtidos com os perfis de IgG observados em amostras sorológicas de pacientes que apresentaram FHD ou SCD; bem como realizar revisão do papel das subclasses de IgG no curso clínico de doenças infecciosas e parasitárias. Amostras de soros serão analisadas por ensaio imunoenzimático (EIA) para identificação das subclasses de IgG utilizando-se anticorpos monoclonais específicos (MERCK). A determinação do perfil de IgG na forma subclínica da Dengue poderá tornar-se fonte de informação para clínicos e epidemiologistas, no entendimento do curso clínico da doença e nas pesquisas para diagnóstico e terapias de prevenção secundária.
id UNICESU -1_8e5b8bf5f4674982a1157c10b6b08ca1
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6083
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling CARACTERIZAÇÃO DO PERFIL DE SUBCLASSES DE IgG NA RESPOSTA IMUNE AO VÍRUS DA DENGUEDengueImunoglobulina GSubclasses de IgG.Dengue é doença tropical com alta prevalência no Brasil, situação relacionada às condições socioeconômicas e ambientais, favorecendo a sobrevivência do Aedes aegypti, seu principal transmissor. O vírus da família Flaviviredae possui quatro sorotipos distintos, e determina formas clínicas variadas como; quadros subclínicos, Febre Clássica do Dengue, Febre Hemorrágica do Dengue (FHD) e Síndrome do Choque do Dengue (SCD). O diagnóstico é feito pelo isolamento viral ou pela detecção de anticorpos no soro dos pacientes. As imunoglobulinas G (IgG) desempenham diversas funções biológicas nas imunidades humoral e celular, e suas diferentes subclasses (IgG1, IgG2, IgG3 e IgG4), têm sido descritas como importantes no curso de doenças infecciosas, tendo relação com a cura ou manifestação de doenças crônicas e degenerativas. Partindo-se deste conhecimento, este trabalho pretende identificar o perfil das subclasses de IgG expressas em amostras de soros de pacientes assintomáticos, porém com sorologia positiva para IgG total, obtidos após a epidemia de 2007; comparar os resultados obtidos com os perfis de IgG observados em amostras sorológicas de pacientes que apresentaram FHD ou SCD; bem como realizar revisão do papel das subclasses de IgG no curso clínico de doenças infecciosas e parasitárias. Amostras de soros serão analisadas por ensaio imunoenzimático (EIA) para identificação das subclasses de IgG utilizando-se anticorpos monoclonais específicos (MERCK). A determinação do perfil de IgG na forma subclínica da Dengue poderá tornar-se fonte de informação para clínicos e epidemiologistas, no entendimento do curso clínico da doença e nas pesquisas para diagnóstico e terapias de prevenção secundária.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2020-09-30T14:41:58Z2020-09-30T14:41:58Z2009-10-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf9788561091057http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6083porCAMPOS, Mariana GonçalvesCARDOSO, Caroline de SouzaRIBEIRO, Fernando Henrique das MercêsOLIVEIRA, Márcia Machado deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-10-01T06:01:31ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv CARACTERIZAÇÃO DO PERFIL DE SUBCLASSES DE IgG NA RESPOSTA IMUNE AO VÍRUS DA DENGUE
title CARACTERIZAÇÃO DO PERFIL DE SUBCLASSES DE IgG NA RESPOSTA IMUNE AO VÍRUS DA DENGUE
spellingShingle CARACTERIZAÇÃO DO PERFIL DE SUBCLASSES DE IgG NA RESPOSTA IMUNE AO VÍRUS DA DENGUE
CAMPOS, Mariana Gonçalves
Dengue
Imunoglobulina G
Subclasses de IgG
.
title_short CARACTERIZAÇÃO DO PERFIL DE SUBCLASSES DE IgG NA RESPOSTA IMUNE AO VÍRUS DA DENGUE
title_full CARACTERIZAÇÃO DO PERFIL DE SUBCLASSES DE IgG NA RESPOSTA IMUNE AO VÍRUS DA DENGUE
title_fullStr CARACTERIZAÇÃO DO PERFIL DE SUBCLASSES DE IgG NA RESPOSTA IMUNE AO VÍRUS DA DENGUE
title_full_unstemmed CARACTERIZAÇÃO DO PERFIL DE SUBCLASSES DE IgG NA RESPOSTA IMUNE AO VÍRUS DA DENGUE
title_sort CARACTERIZAÇÃO DO PERFIL DE SUBCLASSES DE IgG NA RESPOSTA IMUNE AO VÍRUS DA DENGUE
author CAMPOS, Mariana Gonçalves
author_facet CAMPOS, Mariana Gonçalves
CARDOSO, Caroline de Souza
RIBEIRO, Fernando Henrique das Mercês
OLIVEIRA, Márcia Machado de
author_role author
author2 CARDOSO, Caroline de Souza
RIBEIRO, Fernando Henrique das Mercês
OLIVEIRA, Márcia Machado de
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv CAMPOS, Mariana Gonçalves
CARDOSO, Caroline de Souza
RIBEIRO, Fernando Henrique das Mercês
OLIVEIRA, Márcia Machado de
dc.subject.por.fl_str_mv Dengue
Imunoglobulina G
Subclasses de IgG
.
topic Dengue
Imunoglobulina G
Subclasses de IgG
.
description Dengue é doença tropical com alta prevalência no Brasil, situação relacionada às condições socioeconômicas e ambientais, favorecendo a sobrevivência do Aedes aegypti, seu principal transmissor. O vírus da família Flaviviredae possui quatro sorotipos distintos, e determina formas clínicas variadas como; quadros subclínicos, Febre Clássica do Dengue, Febre Hemorrágica do Dengue (FHD) e Síndrome do Choque do Dengue (SCD). O diagnóstico é feito pelo isolamento viral ou pela detecção de anticorpos no soro dos pacientes. As imunoglobulinas G (IgG) desempenham diversas funções biológicas nas imunidades humoral e celular, e suas diferentes subclasses (IgG1, IgG2, IgG3 e IgG4), têm sido descritas como importantes no curso de doenças infecciosas, tendo relação com a cura ou manifestação de doenças crônicas e degenerativas. Partindo-se deste conhecimento, este trabalho pretende identificar o perfil das subclasses de IgG expressas em amostras de soros de pacientes assintomáticos, porém com sorologia positiva para IgG total, obtidos após a epidemia de 2007; comparar os resultados obtidos com os perfis de IgG observados em amostras sorológicas de pacientes que apresentaram FHD ou SCD; bem como realizar revisão do papel das subclasses de IgG no curso clínico de doenças infecciosas e parasitárias. Amostras de soros serão analisadas por ensaio imunoenzimático (EIA) para identificação das subclasses de IgG utilizando-se anticorpos monoclonais específicos (MERCK). A determinação do perfil de IgG na forma subclínica da Dengue poderá tornar-se fonte de informação para clínicos e epidemiologistas, no entendimento do curso clínico da doença e nas pesquisas para diagnóstico e terapias de prevenção secundária.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-10-27
2020-09-30T14:41:58Z
2020-09-30T14:41:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 9788561091057
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6083
identifier_str_mv 9788561091057
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6083
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771933433266176