MEIOS DE CULTIVO PARA PRODUÇÃO DE EMBRIÕES IN VITRO DE OVINOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NEGRI, Jaquelyne
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: DIAS, Carla Bompiani d’Ancora, RIGOLON, Luiz Paulo, CAVALIERI, Fabio Luiz Bim, EMANUELLI, Isabele Picada, LOURENÇO, Fábio José, SEKO, Milena Brandão
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5880
Resumo: O experimento foi desenvolvido no Centro de Biotecnologia da Reprodução (BIOTEC), localizado no município de Maringá. O devido experimento teve como objetivo a produção de embriões in vitro de ovinos usando meio de transporte, maturação, capacitação, fertilização e cultivo utilizados para bovinos. Para isto, foram realizadas aspirações foliculares em dez ovelhas de raça SRD de 2 a 3 anos escolhidas aleatoriamente com peso aproximado de 40 kg cada animal e com OPG dentro da normalidade. Após a seleção das ovelhas foi colocado um implante de Progesterona (CIDR) no dia que denominamos (D0), oito dias após (D8) foi aplicado 200 UI de Pluset, 250 UI de eCG mais 0,5 ml de PGF2alfa e 10 dias após o implante, os animais ficaram em jejum alimentar e hídrico por 24 e 12 horas respectivamente e no dia seguinte (D10) por meio cirúrgico, foram aspirados os dois ovários com bomba de vácuo WTA com pressão de 600 mm de mercúrio, sendo recuperado um número de 79 oócitos, numa média de 7,9 oócitos por ovelha, em seguida foram colocados em meio MIV-T a 38,5oC e depois maturados. Após 22-24 horas foram fecundados, sendo obtido somente um embrião de 4 células. A PIV de embriões ovinos possui um grande potencial para ser desenvolvida em direção à produção em larga escala. No entanto, as etapas da produção de embriões in vitro quando usados meios destinados a produção de embriões in vitro para bovinos, ainda mostra-se como o principal entrave, necessitando de maiores estudos.
id UNICESU -1_8e76ddb2f7ee4c514d21ab78e1c205e5
oai_identifier_str oai:CTOS-SRV-WEB24:123456789/5880
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling MEIOS DE CULTIVO PARA PRODUÇÃO DE EMBRIÕES IN VITRO DE OVINOSAspiração folicularEmbriõesOócitosOvinosO experimento foi desenvolvido no Centro de Biotecnologia da Reprodução (BIOTEC), localizado no município de Maringá. O devido experimento teve como objetivo a produção de embriões in vitro de ovinos usando meio de transporte, maturação, capacitação, fertilização e cultivo utilizados para bovinos. Para isto, foram realizadas aspirações foliculares em dez ovelhas de raça SRD de 2 a 3 anos escolhidas aleatoriamente com peso aproximado de 40 kg cada animal e com OPG dentro da normalidade. Após a seleção das ovelhas foi colocado um implante de Progesterona (CIDR) no dia que denominamos (D0), oito dias após (D8) foi aplicado 200 UI de Pluset, 250 UI de eCG mais 0,5 ml de PGF2alfa e 10 dias após o implante, os animais ficaram em jejum alimentar e hídrico por 24 e 12 horas respectivamente e no dia seguinte (D10) por meio cirúrgico, foram aspirados os dois ovários com bomba de vácuo WTA com pressão de 600 mm de mercúrio, sendo recuperado um número de 79 oócitos, numa média de 7,9 oócitos por ovelha, em seguida foram colocados em meio MIV-T a 38,5oC e depois maturados. Após 22-24 horas foram fecundados, sendo obtido somente um embrião de 4 células. A PIV de embriões ovinos possui um grande potencial para ser desenvolvida em direção à produção em larga escala. No entanto, as etapas da produção de embriões in vitro quando usados meios destinados a produção de embriões in vitro para bovinos, ainda mostra-se como o principal entrave, necessitando de maiores estudos.UniCesumar2020-05-29T19:12:24Z2020-05-29T19:12:24Z2009-10-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5880otherNEGRI, JaquelyneDIAS, Carla Bompiani d’AncoraRIGOLON, Luiz PauloCAVALIERI, Fabio Luiz BimEMANUELLI, Isabele PicadaLOURENÇO, Fábio JoséSEKO, Milena Brandãoreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-06T16:59:53Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-06 16:59:58.436Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv MEIOS DE CULTIVO PARA PRODUÇÃO DE EMBRIÕES IN VITRO DE OVINOS
title MEIOS DE CULTIVO PARA PRODUÇÃO DE EMBRIÕES IN VITRO DE OVINOS
spellingShingle MEIOS DE CULTIVO PARA PRODUÇÃO DE EMBRIÕES IN VITRO DE OVINOS
NEGRI, Jaquelyne
Aspiração folicular
Embriões
Oócitos
Ovinos
title_short MEIOS DE CULTIVO PARA PRODUÇÃO DE EMBRIÕES IN VITRO DE OVINOS
title_full MEIOS DE CULTIVO PARA PRODUÇÃO DE EMBRIÕES IN VITRO DE OVINOS
title_fullStr MEIOS DE CULTIVO PARA PRODUÇÃO DE EMBRIÕES IN VITRO DE OVINOS
title_full_unstemmed MEIOS DE CULTIVO PARA PRODUÇÃO DE EMBRIÕES IN VITRO DE OVINOS
title_sort MEIOS DE CULTIVO PARA PRODUÇÃO DE EMBRIÕES IN VITRO DE OVINOS
author NEGRI, Jaquelyne
author_facet NEGRI, Jaquelyne
DIAS, Carla Bompiani d’Ancora
RIGOLON, Luiz Paulo
CAVALIERI, Fabio Luiz Bim
EMANUELLI, Isabele Picada
LOURENÇO, Fábio José
SEKO, Milena Brandão
author_role author
author2 DIAS, Carla Bompiani d’Ancora
RIGOLON, Luiz Paulo
CAVALIERI, Fabio Luiz Bim
EMANUELLI, Isabele Picada
LOURENÇO, Fábio José
SEKO, Milena Brandão
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv NEGRI, Jaquelyne
DIAS, Carla Bompiani d’Ancora
RIGOLON, Luiz Paulo
CAVALIERI, Fabio Luiz Bim
EMANUELLI, Isabele Picada
LOURENÇO, Fábio José
SEKO, Milena Brandão
dc.subject.por.fl_str_mv Aspiração folicular
Embriões
Oócitos
Ovinos
topic Aspiração folicular
Embriões
Oócitos
Ovinos
dc.description.none.fl_txt_mv O experimento foi desenvolvido no Centro de Biotecnologia da Reprodução (BIOTEC), localizado no município de Maringá. O devido experimento teve como objetivo a produção de embriões in vitro de ovinos usando meio de transporte, maturação, capacitação, fertilização e cultivo utilizados para bovinos. Para isto, foram realizadas aspirações foliculares em dez ovelhas de raça SRD de 2 a 3 anos escolhidas aleatoriamente com peso aproximado de 40 kg cada animal e com OPG dentro da normalidade. Após a seleção das ovelhas foi colocado um implante de Progesterona (CIDR) no dia que denominamos (D0), oito dias após (D8) foi aplicado 200 UI de Pluset, 250 UI de eCG mais 0,5 ml de PGF2alfa e 10 dias após o implante, os animais ficaram em jejum alimentar e hídrico por 24 e 12 horas respectivamente e no dia seguinte (D10) por meio cirúrgico, foram aspirados os dois ovários com bomba de vácuo WTA com pressão de 600 mm de mercúrio, sendo recuperado um número de 79 oócitos, numa média de 7,9 oócitos por ovelha, em seguida foram colocados em meio MIV-T a 38,5oC e depois maturados. Após 22-24 horas foram fecundados, sendo obtido somente um embrião de 4 células. A PIV de embriões ovinos possui um grande potencial para ser desenvolvida em direção à produção em larga escala. No entanto, as etapas da produção de embriões in vitro quando usados meios destinados a produção de embriões in vitro para bovinos, ainda mostra-se como o principal entrave, necessitando de maiores estudos.
description O experimento foi desenvolvido no Centro de Biotecnologia da Reprodução (BIOTEC), localizado no município de Maringá. O devido experimento teve como objetivo a produção de embriões in vitro de ovinos usando meio de transporte, maturação, capacitação, fertilização e cultivo utilizados para bovinos. Para isto, foram realizadas aspirações foliculares em dez ovelhas de raça SRD de 2 a 3 anos escolhidas aleatoriamente com peso aproximado de 40 kg cada animal e com OPG dentro da normalidade. Após a seleção das ovelhas foi colocado um implante de Progesterona (CIDR) no dia que denominamos (D0), oito dias após (D8) foi aplicado 200 UI de Pluset, 250 UI de eCG mais 0,5 ml de PGF2alfa e 10 dias após o implante, os animais ficaram em jejum alimentar e hídrico por 24 e 12 horas respectivamente e no dia seguinte (D10) por meio cirúrgico, foram aspirados os dois ovários com bomba de vácuo WTA com pressão de 600 mm de mercúrio, sendo recuperado um número de 79 oócitos, numa média de 7,9 oócitos por ovelha, em seguida foram colocados em meio MIV-T a 38,5oC e depois maturados. Após 22-24 horas foram fecundados, sendo obtido somente um embrião de 4 células. A PIV de embriões ovinos possui um grande potencial para ser desenvolvida em direção à produção em larga escala. No entanto, as etapas da produção de embriões in vitro quando usados meios destinados a produção de embriões in vitro para bovinos, ainda mostra-se como o principal entrave, necessitando de maiores estudos.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-10-27
2020-05-29T19:12:24Z
2020-05-29T19:12:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5880
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5880
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1668900933023563776