EFEITO DA SINCRONIZAÇÃO DA ONDA FOLICULAR NA PRODUÇÃO IN VITRO DE EMBRIÕES BOVINOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUZA, Bianca Gregório de
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: COLOMBO, Antonio Hugo Bezerra, CAVALIERI, Fábio Luiz Bim, RIGOLON, Luiz Paulo
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4678
Resumo: A reprodução é um dos principais fatores determinantes no sucesso da atividade de pecuária de corte e a tentativa é tornar- la cada vez mais viável para os produtores e para isso é necessário experimentos que busquem a maior produtividade com o menor custo. Neste experimento objetivamos analisar o efeito de dois tratamentos hormonais utilizados na sincronização da onda folicular na produção de oócitos, qualidade, produção de embriões e ausência do corpo lúteo (CL) no momento da aspiração, através da técnica de aspiração folicular transvaginal guiada por ultra- sonografia (OPU). Serão utilizadas 30 vacas Nelore (PO) divididas em dois grupos. No primeiro grupo G1 as 15 vacas serão submetidas ao seguinte protocolo hormonal. No dia 0 (D0), será implantado o Cristar na cartilagem da orelha, 2 ml de bezoato de estradiol (BE) e prostaglandina (PGF) e no dia 5 (D5), será realizado a retirado do implante e a aspiração folicular transvaginal guiada por ultra-sonografia (OPU). No segundo grupo G2 as 15 vacas serão submetidas ao seguinte protocolo hormonal. No dia 0 (D0), será implantado o Cristar na cartilagem da orelha mais a prostaglandina (PGF), no dia 5 (D5), 2 ml de bezoato de estradiol (BE) mais a prostaglandina (PGF) e no dia 11 (D11) será realizado a retirado do implante e a aspiração folicular transvaginal guiada por ultra- sonografia (OPU). Objetivo do experimento será analisar através dos dois protocolos hormonais qual o que fará as vacas produzirem maior número de oócitos homogêneos em uma mesma onda folicular, a produção de oócitos, qualidade, produção de embriões para a produção in vitro e a ausência do corpo lúteo no momento da aspiração, pois ele é um fator que atrapalha a execução da técnica.
id UNICESU -1_9aaf42ec305a2d066ccc6f6561ca98cd
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/4678
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling EFEITO DA SINCRONIZAÇÃO DA ONDA FOLICULAR NA PRODUÇÃO IN VITRO DE EMBRIÕES BOVINOSAspiração folicularProdução de oócitosReprodução bovinaA reprodução é um dos principais fatores determinantes no sucesso da atividade de pecuária de corte e a tentativa é tornar- la cada vez mais viável para os produtores e para isso é necessário experimentos que busquem a maior produtividade com o menor custo. Neste experimento objetivamos analisar o efeito de dois tratamentos hormonais utilizados na sincronização da onda folicular na produção de oócitos, qualidade, produção de embriões e ausência do corpo lúteo (CL) no momento da aspiração, através da técnica de aspiração folicular transvaginal guiada por ultra- sonografia (OPU). Serão utilizadas 30 vacas Nelore (PO) divididas em dois grupos. No primeiro grupo G1 as 15 vacas serão submetidas ao seguinte protocolo hormonal. No dia 0 (D0), será implantado o Cristar na cartilagem da orelha, 2 ml de bezoato de estradiol (BE) e prostaglandina (PGF) e no dia 5 (D5), será realizado a retirado do implante e a aspiração folicular transvaginal guiada por ultra-sonografia (OPU). No segundo grupo G2 as 15 vacas serão submetidas ao seguinte protocolo hormonal. No dia 0 (D0), será implantado o Cristar na cartilagem da orelha mais a prostaglandina (PGF), no dia 5 (D5), 2 ml de bezoato de estradiol (BE) mais a prostaglandina (PGF) e no dia 11 (D11) será realizado a retirado do implante e a aspiração folicular transvaginal guiada por ultra- sonografia (OPU). Objetivo do experimento será analisar através dos dois protocolos hormonais qual o que fará as vacas produzirem maior número de oócitos homogêneos em uma mesma onda folicular, a produção de oócitos, qualidade, produção de embriões para a produção in vitro e a ausência do corpo lúteo no momento da aspiração, pois ele é um fator que atrapalha a execução da técnica.UniCesumar2020-01-30T13:43:05Z2020-01-30T13:43:05Z2011-10-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-055-1http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4678otherSOUZA, Bianca Gregório deCOLOMBO, Antonio Hugo BezerraCAVALIERI, Fábio Luiz BimRIGOLON, Luiz Pauloreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:53:01Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:53:05.804Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv EFEITO DA SINCRONIZAÇÃO DA ONDA FOLICULAR NA PRODUÇÃO IN VITRO DE EMBRIÕES BOVINOS
title EFEITO DA SINCRONIZAÇÃO DA ONDA FOLICULAR NA PRODUÇÃO IN VITRO DE EMBRIÕES BOVINOS
spellingShingle EFEITO DA SINCRONIZAÇÃO DA ONDA FOLICULAR NA PRODUÇÃO IN VITRO DE EMBRIÕES BOVINOS
SOUZA, Bianca Gregório de
Aspiração folicular
Produção de oócitos
Reprodução bovina
title_short EFEITO DA SINCRONIZAÇÃO DA ONDA FOLICULAR NA PRODUÇÃO IN VITRO DE EMBRIÕES BOVINOS
title_full EFEITO DA SINCRONIZAÇÃO DA ONDA FOLICULAR NA PRODUÇÃO IN VITRO DE EMBRIÕES BOVINOS
title_fullStr EFEITO DA SINCRONIZAÇÃO DA ONDA FOLICULAR NA PRODUÇÃO IN VITRO DE EMBRIÕES BOVINOS
title_full_unstemmed EFEITO DA SINCRONIZAÇÃO DA ONDA FOLICULAR NA PRODUÇÃO IN VITRO DE EMBRIÕES BOVINOS
title_sort EFEITO DA SINCRONIZAÇÃO DA ONDA FOLICULAR NA PRODUÇÃO IN VITRO DE EMBRIÕES BOVINOS
author SOUZA, Bianca Gregório de
author_facet SOUZA, Bianca Gregório de
COLOMBO, Antonio Hugo Bezerra
CAVALIERI, Fábio Luiz Bim
RIGOLON, Luiz Paulo
author_role author
author2 COLOMBO, Antonio Hugo Bezerra
CAVALIERI, Fábio Luiz Bim
RIGOLON, Luiz Paulo
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUZA, Bianca Gregório de
COLOMBO, Antonio Hugo Bezerra
CAVALIERI, Fábio Luiz Bim
RIGOLON, Luiz Paulo
dc.subject.por.fl_str_mv Aspiração folicular
Produção de oócitos
Reprodução bovina
topic Aspiração folicular
Produção de oócitos
Reprodução bovina
dc.description.none.fl_txt_mv A reprodução é um dos principais fatores determinantes no sucesso da atividade de pecuária de corte e a tentativa é tornar- la cada vez mais viável para os produtores e para isso é necessário experimentos que busquem a maior produtividade com o menor custo. Neste experimento objetivamos analisar o efeito de dois tratamentos hormonais utilizados na sincronização da onda folicular na produção de oócitos, qualidade, produção de embriões e ausência do corpo lúteo (CL) no momento da aspiração, através da técnica de aspiração folicular transvaginal guiada por ultra- sonografia (OPU). Serão utilizadas 30 vacas Nelore (PO) divididas em dois grupos. No primeiro grupo G1 as 15 vacas serão submetidas ao seguinte protocolo hormonal. No dia 0 (D0), será implantado o Cristar na cartilagem da orelha, 2 ml de bezoato de estradiol (BE) e prostaglandina (PGF) e no dia 5 (D5), será realizado a retirado do implante e a aspiração folicular transvaginal guiada por ultra-sonografia (OPU). No segundo grupo G2 as 15 vacas serão submetidas ao seguinte protocolo hormonal. No dia 0 (D0), será implantado o Cristar na cartilagem da orelha mais a prostaglandina (PGF), no dia 5 (D5), 2 ml de bezoato de estradiol (BE) mais a prostaglandina (PGF) e no dia 11 (D11) será realizado a retirado do implante e a aspiração folicular transvaginal guiada por ultra- sonografia (OPU). Objetivo do experimento será analisar através dos dois protocolos hormonais qual o que fará as vacas produzirem maior número de oócitos homogêneos em uma mesma onda folicular, a produção de oócitos, qualidade, produção de embriões para a produção in vitro e a ausência do corpo lúteo no momento da aspiração, pois ele é um fator que atrapalha a execução da técnica.
description A reprodução é um dos principais fatores determinantes no sucesso da atividade de pecuária de corte e a tentativa é tornar- la cada vez mais viável para os produtores e para isso é necessário experimentos que busquem a maior produtividade com o menor custo. Neste experimento objetivamos analisar o efeito de dois tratamentos hormonais utilizados na sincronização da onda folicular na produção de oócitos, qualidade, produção de embriões e ausência do corpo lúteo (CL) no momento da aspiração, através da técnica de aspiração folicular transvaginal guiada por ultra- sonografia (OPU). Serão utilizadas 30 vacas Nelore (PO) divididas em dois grupos. No primeiro grupo G1 as 15 vacas serão submetidas ao seguinte protocolo hormonal. No dia 0 (D0), será implantado o Cristar na cartilagem da orelha, 2 ml de bezoato de estradiol (BE) e prostaglandina (PGF) e no dia 5 (D5), será realizado a retirado do implante e a aspiração folicular transvaginal guiada por ultra-sonografia (OPU). No segundo grupo G2 as 15 vacas serão submetidas ao seguinte protocolo hormonal. No dia 0 (D0), será implantado o Cristar na cartilagem da orelha mais a prostaglandina (PGF), no dia 5 (D5), 2 ml de bezoato de estradiol (BE) mais a prostaglandina (PGF) e no dia 11 (D11) será realizado a retirado do implante e a aspiração folicular transvaginal guiada por ultra- sonografia (OPU). Objetivo do experimento será analisar através dos dois protocolos hormonais qual o que fará as vacas produzirem maior número de oócitos homogêneos em uma mesma onda folicular, a produção de oócitos, qualidade, produção de embriões para a produção in vitro e a ausência do corpo lúteo no momento da aspiração, pois ele é um fator que atrapalha a execução da técnica.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-25
2020-01-30T13:43:05Z
2020-01-30T13:43:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-055-1
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4678
identifier_str_mv 978-85-8084-055-1
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4678
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948585597206528