Autorregulação e autoeficácia: o papel do aluno formando como sujeito ativo da construção de seu conhecimento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1099 |
Resumo: | Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento nas Organizações do Centro Universitário de Maringá - Unicesumar, como requisito parcial para obtenção do título dSo faltae mestre. Linha de pesquisa: Educação e Conhecimento. Orientadora: Profª. Drª. Letícia Fleig Dal Forno. Co-orientadora: Profª. Drª. Cláudia Herrero Martins Menegassi |
id |
UNICESU -1_920430fd48f1a9bc98fc82a1bd03607d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1099 |
network_acronym_str |
UNICESU -1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
Autorregulação e autoeficácia: o papel do aluno formando como sujeito ativo da construção de seu conhecimentoCurso de AdministraçãoautorregulaçãoautoeficáciacompetênciashabilidadesDissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento nas Organizações do Centro Universitário de Maringá - Unicesumar, como requisito parcial para obtenção do título dSo faltae mestre. Linha de pesquisa: Educação e Conhecimento. Orientadora: Profª. Drª. Letícia Fleig Dal Forno. Co-orientadora: Profª. Drª. Cláudia Herrero Martins MenegassiCompreender o papel do aluno como um sujeito ativo, que busca conhecer o seu ‘eu’ é um dos processos alusivos à autorregulação. Isso faz com que este mesmo aluno possa criar condições de monitorar-se e obter controle acerca de seu comportamento. Com esta dissertação buscou-se a expansão do conhecimento sobre os constructos de autorregulação e autoeficácia, assim como das competências e habilidades de formandos do cursos de Administração. Desta forma, o objetivo desta pesquisa é analisar a percepção dos formandos do curso superior de Administração acerca de sua autorregulação e autoeficácia com relação aos Habilitadores de Gestão do Conhecimento. Como marco teórico a pesquisa buscou apresentar as habilidades e competências do aluno de modo a correlacioná-las aos Habilitadores de Gestão do Conhecimento, bem como a autorregulação e a autoeficácia, esses últimos considerando a teoria sociocognitiva. Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa quantitativa, realizada por meio de pesquisa de campo. Foram aplicados três questionários do tipo fechado para um universo de 51 formandos mediante a utilização da técnica de amostragem não probabilística por conveniência. Para a realização da análise dos dados dos questionários adotou-se a estatística descritiva por meio da qual foi possível mensurar as respostas dos formandos. Os resultados obtidos confirmam que os alunos em sua maior parte consideram-se levemente autorregulados, assim como em sua maior parte consideram-se como autoeficazes. Porém, de maneira global, os alunos não se sentem completamente habilitados no que tange as habilidades e competências previstas para os cursos de Administração. Por fim, constata-se a inexistência de itens que destacam a relevância da tecnologia paras relações profissionais e práticas do administrador omitindo-se assim, uma análise mais adequada de um dos pontos significativos da Gestão do Conhecimento em relação a dinâmica de pessoas, processos e tecnologias.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMARFORNO, Leticia Fleig DalMENEGASSI, Cláudia Herrero MartinsCANCIAN, Wainer Cristiano2019-08-02T18:09:01Z2019-08-02T18:09:01Z2018-12-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1099porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T18:39:55ZRepositório InstitucionalPRI |
dc.title.none.fl_str_mv |
Autorregulação e autoeficácia: o papel do aluno formando como sujeito ativo da construção de seu conhecimento |
title |
Autorregulação e autoeficácia: o papel do aluno formando como sujeito ativo da construção de seu conhecimento |
spellingShingle |
Autorregulação e autoeficácia: o papel do aluno formando como sujeito ativo da construção de seu conhecimento CANCIAN, Wainer Cristiano Curso de Administração autorregulação autoeficácia competências habilidades |
title_short |
Autorregulação e autoeficácia: o papel do aluno formando como sujeito ativo da construção de seu conhecimento |
title_full |
Autorregulação e autoeficácia: o papel do aluno formando como sujeito ativo da construção de seu conhecimento |
title_fullStr |
Autorregulação e autoeficácia: o papel do aluno formando como sujeito ativo da construção de seu conhecimento |
title_full_unstemmed |
Autorregulação e autoeficácia: o papel do aluno formando como sujeito ativo da construção de seu conhecimento |
title_sort |
Autorregulação e autoeficácia: o papel do aluno formando como sujeito ativo da construção de seu conhecimento |
author |
CANCIAN, Wainer Cristiano |
author_facet |
CANCIAN, Wainer Cristiano |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
FORNO, Leticia Fleig Dal MENEGASSI, Cláudia Herrero Martins |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
CANCIAN, Wainer Cristiano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Curso de Administração autorregulação autoeficácia competências habilidades |
topic |
Curso de Administração autorregulação autoeficácia competências habilidades |
description |
Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento nas Organizações do Centro Universitário de Maringá - Unicesumar, como requisito parcial para obtenção do título dSo faltae mestre. Linha de pesquisa: Educação e Conhecimento. Orientadora: Profª. Drª. Letícia Fleig Dal Forno. Co-orientadora: Profª. Drª. Cláudia Herrero Martins Menegassi |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-17 2019-08-02T18:09:01Z 2019-08-02T18:09:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1099 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1099 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1747771964529836032 |