Autorregulação e autoeficácia: o papel do aluno formando como sujeito ativo da construção de seu conhecimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CANCIAN, Wainer Cristiano
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1099
Resumo: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento nas Organizações do Centro Universitário de Maringá - Unicesumar, como requisito parcial para obtenção do título dSo faltae mestre. Linha de pesquisa: Educação e Conhecimento. Orientadora: Profª. Drª. Letícia Fleig Dal Forno. Co-orientadora: Profª. Drª. Cláudia Herrero Martins Menegassi
id UNICESU -1_920430fd48f1a9bc98fc82a1bd03607d
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1099
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling Autorregulação e autoeficácia: o papel do aluno formando como sujeito ativo da construção de seu conhecimentoCurso de AdministraçãoautorregulaçãoautoeficáciacompetênciashabilidadesDissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento nas Organizações do Centro Universitário de Maringá - Unicesumar, como requisito parcial para obtenção do título dSo faltae mestre. Linha de pesquisa: Educação e Conhecimento. Orientadora: Profª. Drª. Letícia Fleig Dal Forno. Co-orientadora: Profª. Drª. Cláudia Herrero Martins MenegassiCompreender o papel do aluno como um sujeito ativo, que busca conhecer o seu ‘eu’ é um dos processos alusivos à autorregulação. Isso faz com que este mesmo aluno possa criar condições de monitorar-se e obter controle acerca de seu comportamento. Com esta dissertação buscou-se a expansão do conhecimento sobre os constructos de autorregulação e autoeficácia, assim como das competências e habilidades de formandos do cursos de Administração. Desta forma, o objetivo desta pesquisa é analisar a percepção dos formandos do curso superior de Administração acerca de sua autorregulação e autoeficácia com relação aos Habilitadores de Gestão do Conhecimento. Como marco teórico a pesquisa buscou apresentar as habilidades e competências do aluno de modo a correlacioná-las aos Habilitadores de Gestão do Conhecimento, bem como a autorregulação e a autoeficácia, esses últimos considerando a teoria sociocognitiva. Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa quantitativa, realizada por meio de pesquisa de campo. Foram aplicados três questionários do tipo fechado para um universo de 51 formandos mediante a utilização da técnica de amostragem não probabilística por conveniência. Para a realização da análise dos dados dos questionários adotou-se a estatística descritiva por meio da qual foi possível mensurar as respostas dos formandos. Os resultados obtidos confirmam que os alunos em sua maior parte consideram-se levemente autorregulados, assim como em sua maior parte consideram-se como autoeficazes. Porém, de maneira global, os alunos não se sentem completamente habilitados no que tange as habilidades e competências previstas para os cursos de Administração. Por fim, constata-se a inexistência de itens que destacam a relevância da tecnologia paras relações profissionais e práticas do administrador omitindo-se assim, uma análise mais adequada de um dos pontos significativos da Gestão do Conhecimento em relação a dinâmica de pessoas, processos e tecnologias.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMARFORNO, Leticia Fleig DalMENEGASSI, Cláudia Herrero MartinsCANCIAN, Wainer Cristiano2019-08-02T18:09:01Z2019-08-02T18:09:01Z2018-12-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1099porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T18:39:55ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv Autorregulação e autoeficácia: o papel do aluno formando como sujeito ativo da construção de seu conhecimento
title Autorregulação e autoeficácia: o papel do aluno formando como sujeito ativo da construção de seu conhecimento
spellingShingle Autorregulação e autoeficácia: o papel do aluno formando como sujeito ativo da construção de seu conhecimento
CANCIAN, Wainer Cristiano
Curso de Administração
autorregulação
autoeficácia
competências
habilidades
title_short Autorregulação e autoeficácia: o papel do aluno formando como sujeito ativo da construção de seu conhecimento
title_full Autorregulação e autoeficácia: o papel do aluno formando como sujeito ativo da construção de seu conhecimento
title_fullStr Autorregulação e autoeficácia: o papel do aluno formando como sujeito ativo da construção de seu conhecimento
title_full_unstemmed Autorregulação e autoeficácia: o papel do aluno formando como sujeito ativo da construção de seu conhecimento
title_sort Autorregulação e autoeficácia: o papel do aluno formando como sujeito ativo da construção de seu conhecimento
author CANCIAN, Wainer Cristiano
author_facet CANCIAN, Wainer Cristiano
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv FORNO, Leticia Fleig Dal
MENEGASSI, Cláudia Herrero Martins
dc.contributor.author.fl_str_mv CANCIAN, Wainer Cristiano
dc.subject.por.fl_str_mv Curso de Administração
autorregulação
autoeficácia
competências
habilidades
topic Curso de Administração
autorregulação
autoeficácia
competências
habilidades
description Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento nas Organizações do Centro Universitário de Maringá - Unicesumar, como requisito parcial para obtenção do título dSo faltae mestre. Linha de pesquisa: Educação e Conhecimento. Orientadora: Profª. Drª. Letícia Fleig Dal Forno. Co-orientadora: Profª. Drª. Cláudia Herrero Martins Menegassi
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-17
2019-08-02T18:09:01Z
2019-08-02T18:09:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1099
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1099
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771964529836032