PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE FÊNIX/PRQUANTO À IMPORTÂNCIA DA ARTE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4733 |
Resumo: | As aulas de Artes nos anos iniciais do Ensino Fundamental em vários municípios da região do Vale do Ivaí atualmente estão sendo desenvolvidas, na maioria das vezes, por professores habilitados em outras áreas como Formação de Docentes (extinto Magistério em nível Médio)ou ainda no Ensino Superior por meio de outras licenciaturas, não tendo a formação específica na área de Artes Visuais. O trabalho de Arte neste segmento é de extrema importância, pois o aluno pode tornar-se consciente da existência de uma produção social concreta e observar que essa produção tem história. Infelizmente,o ensino de Arte vem sendo ministrado nas escolas brasileiras de forma incompleta, quando não incorreta, pelo fato dos professores proporem atividades totalmente desvinculadas de um verdadeiro saber artístico. A arte- educação, atualmente, é essencial à educação numa dimensão ampla, pois não está voltada apenas para as atividades artísticas e sim a um sentido mais profundo, exercendo um processo transformador na própria escola e na sociedades e considerarmos sua amplitude. Este fato valoriza o professor da área, redimensionando o seu trabalho e dando importância a sua ação profissional.Partindo desta premissa, o presente trabalho procura discutir a importância da formação do professor de Arte e sua qualificação para a prática docente nos anos iniciais de Ensino Fundamental. A discussão tem como objetivo destacar essa formação acadêmica em Artes Visuais para atuação nos anos iniciais através do ensino da disciplina de Arte. Para tanto,a pesquisa caracteriza-se pelo enfoque investigativo com a utilização de questionário aplicado aos professores da Rede Municipal de Ensino de Fênix/PR.Espera-se que os dados desta pesquisa sirvam como base para a verificação se realmente os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental estão aptos ou mesmo preparados para trabalharem com a disciplina de Arte, uma vez que, os anos iniciais são fundamentais para a formação do ser humano na totalidade e promoção da cidadania. |
id |
UNICESU -1_9315a7683405b90d7ebbbd5bb6b0489f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/4733 |
network_acronym_str |
UNICESU -1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
spelling |
PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE FÊNIX/PRQUANTO À IMPORTÂNCIA DA ARTE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTALAnos iniciais do Ensino FundamentalArteAtuação docenteAs aulas de Artes nos anos iniciais do Ensino Fundamental em vários municípios da região do Vale do Ivaí atualmente estão sendo desenvolvidas, na maioria das vezes, por professores habilitados em outras áreas como Formação de Docentes (extinto Magistério em nível Médio)ou ainda no Ensino Superior por meio de outras licenciaturas, não tendo a formação específica na área de Artes Visuais. O trabalho de Arte neste segmento é de extrema importância, pois o aluno pode tornar-se consciente da existência de uma produção social concreta e observar que essa produção tem história. Infelizmente,o ensino de Arte vem sendo ministrado nas escolas brasileiras de forma incompleta, quando não incorreta, pelo fato dos professores proporem atividades totalmente desvinculadas de um verdadeiro saber artístico. A arte- educação, atualmente, é essencial à educação numa dimensão ampla, pois não está voltada apenas para as atividades artísticas e sim a um sentido mais profundo, exercendo um processo transformador na própria escola e na sociedades e considerarmos sua amplitude. Este fato valoriza o professor da área, redimensionando o seu trabalho e dando importância a sua ação profissional.Partindo desta premissa, o presente trabalho procura discutir a importância da formação do professor de Arte e sua qualificação para a prática docente nos anos iniciais de Ensino Fundamental. A discussão tem como objetivo destacar essa formação acadêmica em Artes Visuais para atuação nos anos iniciais através do ensino da disciplina de Arte. Para tanto,a pesquisa caracteriza-se pelo enfoque investigativo com a utilização de questionário aplicado aos professores da Rede Municipal de Ensino de Fênix/PR.Espera-se que os dados desta pesquisa sirvam como base para a verificação se realmente os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental estão aptos ou mesmo preparados para trabalharem com a disciplina de Arte, uma vez que, os anos iniciais são fundamentais para a formação do ser humano na totalidade e promoção da cidadania.UniCesumar2020-01-31T17:27:02Z2020-01-31T17:27:02Z2011-10-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-055-1http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4733otherSOUZA, Érica Vicentin dePAIXÃO, Priscilla Campiolo Manescoreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:02:39Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:02:47.428Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE FÊNIX/PRQUANTO À IMPORTÂNCIA DA ARTE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title |
PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE FÊNIX/PRQUANTO À IMPORTÂNCIA DA ARTE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
spellingShingle |
PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE FÊNIX/PRQUANTO À IMPORTÂNCIA DA ARTE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOUZA, Érica Vicentin de Anos iniciais do Ensino Fundamental Arte Atuação docente |
title_short |
PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE FÊNIX/PRQUANTO À IMPORTÂNCIA DA ARTE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_full |
PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE FÊNIX/PRQUANTO À IMPORTÂNCIA DA ARTE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_fullStr |
PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE FÊNIX/PRQUANTO À IMPORTÂNCIA DA ARTE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_full_unstemmed |
PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE FÊNIX/PRQUANTO À IMPORTÂNCIA DA ARTE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_sort |
PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE FÊNIX/PRQUANTO À IMPORTÂNCIA DA ARTE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
author |
SOUZA, Érica Vicentin de |
author_facet |
SOUZA, Érica Vicentin de PAIXÃO, Priscilla Campiolo Manesco |
author_role |
author |
author2 |
PAIXÃO, Priscilla Campiolo Manesco |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SOUZA, Érica Vicentin de PAIXÃO, Priscilla Campiolo Manesco |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Anos iniciais do Ensino Fundamental Arte Atuação docente |
topic |
Anos iniciais do Ensino Fundamental Arte Atuação docente |
dc.description.none.fl_txt_mv |
As aulas de Artes nos anos iniciais do Ensino Fundamental em vários municípios da região do Vale do Ivaí atualmente estão sendo desenvolvidas, na maioria das vezes, por professores habilitados em outras áreas como Formação de Docentes (extinto Magistério em nível Médio)ou ainda no Ensino Superior por meio de outras licenciaturas, não tendo a formação específica na área de Artes Visuais. O trabalho de Arte neste segmento é de extrema importância, pois o aluno pode tornar-se consciente da existência de uma produção social concreta e observar que essa produção tem história. Infelizmente,o ensino de Arte vem sendo ministrado nas escolas brasileiras de forma incompleta, quando não incorreta, pelo fato dos professores proporem atividades totalmente desvinculadas de um verdadeiro saber artístico. A arte- educação, atualmente, é essencial à educação numa dimensão ampla, pois não está voltada apenas para as atividades artísticas e sim a um sentido mais profundo, exercendo um processo transformador na própria escola e na sociedades e considerarmos sua amplitude. Este fato valoriza o professor da área, redimensionando o seu trabalho e dando importância a sua ação profissional.Partindo desta premissa, o presente trabalho procura discutir a importância da formação do professor de Arte e sua qualificação para a prática docente nos anos iniciais de Ensino Fundamental. A discussão tem como objetivo destacar essa formação acadêmica em Artes Visuais para atuação nos anos iniciais através do ensino da disciplina de Arte. Para tanto,a pesquisa caracteriza-se pelo enfoque investigativo com a utilização de questionário aplicado aos professores da Rede Municipal de Ensino de Fênix/PR.Espera-se que os dados desta pesquisa sirvam como base para a verificação se realmente os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental estão aptos ou mesmo preparados para trabalharem com a disciplina de Arte, uma vez que, os anos iniciais são fundamentais para a formação do ser humano na totalidade e promoção da cidadania. |
description |
As aulas de Artes nos anos iniciais do Ensino Fundamental em vários municípios da região do Vale do Ivaí atualmente estão sendo desenvolvidas, na maioria das vezes, por professores habilitados em outras áreas como Formação de Docentes (extinto Magistério em nível Médio)ou ainda no Ensino Superior por meio de outras licenciaturas, não tendo a formação específica na área de Artes Visuais. O trabalho de Arte neste segmento é de extrema importância, pois o aluno pode tornar-se consciente da existência de uma produção social concreta e observar que essa produção tem história. Infelizmente,o ensino de Arte vem sendo ministrado nas escolas brasileiras de forma incompleta, quando não incorreta, pelo fato dos professores proporem atividades totalmente desvinculadas de um verdadeiro saber artístico. A arte- educação, atualmente, é essencial à educação numa dimensão ampla, pois não está voltada apenas para as atividades artísticas e sim a um sentido mais profundo, exercendo um processo transformador na própria escola e na sociedades e considerarmos sua amplitude. Este fato valoriza o professor da área, redimensionando o seu trabalho e dando importância a sua ação profissional.Partindo desta premissa, o presente trabalho procura discutir a importância da formação do professor de Arte e sua qualificação para a prática docente nos anos iniciais de Ensino Fundamental. A discussão tem como objetivo destacar essa formação acadêmica em Artes Visuais para atuação nos anos iniciais através do ensino da disciplina de Arte. Para tanto,a pesquisa caracteriza-se pelo enfoque investigativo com a utilização de questionário aplicado aos professores da Rede Municipal de Ensino de Fênix/PR.Espera-se que os dados desta pesquisa sirvam como base para a verificação se realmente os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental estão aptos ou mesmo preparados para trabalharem com a disciplina de Arte, uma vez que, os anos iniciais são fundamentais para a formação do ser humano na totalidade e promoção da cidadania. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-10-25 2020-01-31T17:27:02Z 2020-01-31T17:27:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
status_str |
publishedVersion |
format |
article |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-8084-055-1 http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4733 |
identifier_str_mv |
978-85-8084-055-1 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4733 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
other |
language_invalid_str_mv |
other |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UniCesumar |
publisher.none.fl_str_mv |
UniCesumar |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá instacron:UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá |
repository.mail.fl_str_mv |
joao.souza@unicesumar.edu.br |
_version_ |
1669948620973015040 |