INDISCIPLINA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MENDONÇA, Mortean Mendonça
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: LIMA, Angela Sampaio de Deus, CARDOSO, Renata Simões de Brito, TESTA, Lilian Maia Borges, FERREIRA, Helaine Patrícia, SILVA, Sonia Maria de Campos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2499
Resumo: Este artigo trata de uma pesquisa bibliográfica sobre a indisciplina nos anos iniciais do ensino fundamental. Buscamos compreender, por meio de uma pesquisa bibliográfica, como se dá este fenômeno e quais as contribuições teóricas acadêmicas disponíveis, a fim de que possamos entender este comportamento até então reprimido e condenado pela sociedade. Evidenciamos no decorrer da pesquisa como se estrutura o processo de conhecimento das inter-relações na relação docente/discente, como ocorre a indisciplina na escola, discutimos como é a relação entre a sociedade e a indisciplina e as ações contra a indisciplina, o professor como agente disciplinador e modelos didáticos que contribuem para a prática escolar disciplinar. Concluiu-se que é preciso que a sociedade escolar compreenda o que de fato é a indisciplina nas escolas, organizando este conhecimento como referencial para conduzir tais situações de indisciplina no exercício da profissão, a fim de que se possa ter condições desenvolver ações de combate a esse fenômeno.
id UNICESU-1_c4dcd7693a51cb02297994fb4f329c2a
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2499
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling INDISCIPLINA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTALIndisciplinaAnos iniciais do ensino fundamentalDocenteDiscenteEste artigo trata de uma pesquisa bibliográfica sobre a indisciplina nos anos iniciais do ensino fundamental. Buscamos compreender, por meio de uma pesquisa bibliográfica, como se dá este fenômeno e quais as contribuições teóricas acadêmicas disponíveis, a fim de que possamos entender este comportamento até então reprimido e condenado pela sociedade. Evidenciamos no decorrer da pesquisa como se estrutura o processo de conhecimento das inter-relações na relação docente/discente, como ocorre a indisciplina na escola, discutimos como é a relação entre a sociedade e a indisciplina e as ações contra a indisciplina, o professor como agente disciplinador e modelos didáticos que contribuem para a prática escolar disciplinar. Concluiu-se que é preciso que a sociedade escolar compreenda o que de fato é a indisciplina nas escolas, organizando este conhecimento como referencial para conduzir tais situações de indisciplina no exercício da profissão, a fim de que se possa ter condições desenvolver ações de combate a esse fenômeno.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-09-13T17:14:15Z2019-09-13T17:14:15Z2015-11-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-996-7http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2499porMENDONÇA, Mortean MendonçaLIMA, Angela Sampaio de DeusCARDOSO, Renata Simões de BritoTESTA, Lilian Maia BorgesFERREIRA, Helaine PatríciaSILVA, Sonia Maria de Camposinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T19:42:13Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2499Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2020-08-03T19:42:13Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv INDISCIPLINA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title INDISCIPLINA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
spellingShingle INDISCIPLINA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
MENDONÇA, Mortean Mendonça
Indisciplina
Anos iniciais do ensino fundamental
Docente
Discente
title_short INDISCIPLINA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_full INDISCIPLINA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_fullStr INDISCIPLINA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_full_unstemmed INDISCIPLINA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_sort INDISCIPLINA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
author MENDONÇA, Mortean Mendonça
author_facet MENDONÇA, Mortean Mendonça
LIMA, Angela Sampaio de Deus
CARDOSO, Renata Simões de Brito
TESTA, Lilian Maia Borges
FERREIRA, Helaine Patrícia
SILVA, Sonia Maria de Campos
author_role author
author2 LIMA, Angela Sampaio de Deus
CARDOSO, Renata Simões de Brito
TESTA, Lilian Maia Borges
FERREIRA, Helaine Patrícia
SILVA, Sonia Maria de Campos
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv MENDONÇA, Mortean Mendonça
LIMA, Angela Sampaio de Deus
CARDOSO, Renata Simões de Brito
TESTA, Lilian Maia Borges
FERREIRA, Helaine Patrícia
SILVA, Sonia Maria de Campos
dc.subject.por.fl_str_mv Indisciplina
Anos iniciais do ensino fundamental
Docente
Discente
topic Indisciplina
Anos iniciais do ensino fundamental
Docente
Discente
description Este artigo trata de uma pesquisa bibliográfica sobre a indisciplina nos anos iniciais do ensino fundamental. Buscamos compreender, por meio de uma pesquisa bibliográfica, como se dá este fenômeno e quais as contribuições teóricas acadêmicas disponíveis, a fim de que possamos entender este comportamento até então reprimido e condenado pela sociedade. Evidenciamos no decorrer da pesquisa como se estrutura o processo de conhecimento das inter-relações na relação docente/discente, como ocorre a indisciplina na escola, discutimos como é a relação entre a sociedade e a indisciplina e as ações contra a indisciplina, o professor como agente disciplinador e modelos didáticos que contribuem para a prática escolar disciplinar. Concluiu-se que é preciso que a sociedade escolar compreenda o que de fato é a indisciplina nas escolas, organizando este conhecimento como referencial para conduzir tais situações de indisciplina no exercício da profissão, a fim de que se possa ter condições desenvolver ações de combate a esse fenômeno.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-03
2019-09-13T17:14:15Z
2019-09-13T17:14:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-996-7
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2499
identifier_str_mv 978-85-8084-996-7
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2499
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813098714776993792