INDISCIPLINA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2499 |
Resumo: | Este artigo trata de uma pesquisa bibliográfica sobre a indisciplina nos anos iniciais do ensino fundamental. Buscamos compreender, por meio de uma pesquisa bibliográfica, como se dá este fenômeno e quais as contribuições teóricas acadêmicas disponíveis, a fim de que possamos entender este comportamento até então reprimido e condenado pela sociedade. Evidenciamos no decorrer da pesquisa como se estrutura o processo de conhecimento das inter-relações na relação docente/discente, como ocorre a indisciplina na escola, discutimos como é a relação entre a sociedade e a indisciplina e as ações contra a indisciplina, o professor como agente disciplinador e modelos didáticos que contribuem para a prática escolar disciplinar. Concluiu-se que é preciso que a sociedade escolar compreenda o que de fato é a indisciplina nas escolas, organizando este conhecimento como referencial para conduzir tais situações de indisciplina no exercício da profissão, a fim de que se possa ter condições desenvolver ações de combate a esse fenômeno. |
id |
UNICESU-1_c4dcd7693a51cb02297994fb4f329c2a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2499 |
network_acronym_str |
UNICESU-1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
INDISCIPLINA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTALIndisciplinaAnos iniciais do ensino fundamentalDocenteDiscenteEste artigo trata de uma pesquisa bibliográfica sobre a indisciplina nos anos iniciais do ensino fundamental. Buscamos compreender, por meio de uma pesquisa bibliográfica, como se dá este fenômeno e quais as contribuições teóricas acadêmicas disponíveis, a fim de que possamos entender este comportamento até então reprimido e condenado pela sociedade. Evidenciamos no decorrer da pesquisa como se estrutura o processo de conhecimento das inter-relações na relação docente/discente, como ocorre a indisciplina na escola, discutimos como é a relação entre a sociedade e a indisciplina e as ações contra a indisciplina, o professor como agente disciplinador e modelos didáticos que contribuem para a prática escolar disciplinar. Concluiu-se que é preciso que a sociedade escolar compreenda o que de fato é a indisciplina nas escolas, organizando este conhecimento como referencial para conduzir tais situações de indisciplina no exercício da profissão, a fim de que se possa ter condições desenvolver ações de combate a esse fenômeno.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-09-13T17:14:15Z2019-09-13T17:14:15Z2015-11-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-996-7http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2499porMENDONÇA, Mortean MendonçaLIMA, Angela Sampaio de DeusCARDOSO, Renata Simões de BritoTESTA, Lilian Maia BorgesFERREIRA, Helaine PatríciaSILVA, Sonia Maria de Camposinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T19:42:13Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2499Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2020-08-03T19:42:13Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
INDISCIPLINA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title |
INDISCIPLINA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
spellingShingle |
INDISCIPLINA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL MENDONÇA, Mortean Mendonça Indisciplina Anos iniciais do ensino fundamental Docente Discente |
title_short |
INDISCIPLINA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_full |
INDISCIPLINA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_fullStr |
INDISCIPLINA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_full_unstemmed |
INDISCIPLINA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_sort |
INDISCIPLINA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
author |
MENDONÇA, Mortean Mendonça |
author_facet |
MENDONÇA, Mortean Mendonça LIMA, Angela Sampaio de Deus CARDOSO, Renata Simões de Brito TESTA, Lilian Maia Borges FERREIRA, Helaine Patrícia SILVA, Sonia Maria de Campos |
author_role |
author |
author2 |
LIMA, Angela Sampaio de Deus CARDOSO, Renata Simões de Brito TESTA, Lilian Maia Borges FERREIRA, Helaine Patrícia SILVA, Sonia Maria de Campos |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MENDONÇA, Mortean Mendonça LIMA, Angela Sampaio de Deus CARDOSO, Renata Simões de Brito TESTA, Lilian Maia Borges FERREIRA, Helaine Patrícia SILVA, Sonia Maria de Campos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Indisciplina Anos iniciais do ensino fundamental Docente Discente |
topic |
Indisciplina Anos iniciais do ensino fundamental Docente Discente |
description |
Este artigo trata de uma pesquisa bibliográfica sobre a indisciplina nos anos iniciais do ensino fundamental. Buscamos compreender, por meio de uma pesquisa bibliográfica, como se dá este fenômeno e quais as contribuições teóricas acadêmicas disponíveis, a fim de que possamos entender este comportamento até então reprimido e condenado pela sociedade. Evidenciamos no decorrer da pesquisa como se estrutura o processo de conhecimento das inter-relações na relação docente/discente, como ocorre a indisciplina na escola, discutimos como é a relação entre a sociedade e a indisciplina e as ações contra a indisciplina, o professor como agente disciplinador e modelos didáticos que contribuem para a prática escolar disciplinar. Concluiu-se que é preciso que a sociedade escolar compreenda o que de fato é a indisciplina nas escolas, organizando este conhecimento como referencial para conduzir tais situações de indisciplina no exercício da profissão, a fim de que se possa ter condições desenvolver ações de combate a esse fenômeno. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-11-03 2019-09-13T17:14:15Z 2019-09-13T17:14:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-8084-996-7 http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2499 |
identifier_str_mv |
978-85-8084-996-7 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2499 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813098714776993792 |