O CONHECIMENTO TÉCNICO NAS CASAS DE TRABALHO
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1715 |
Resumo: | Este texto tem o objetivo de estudar a educação para o conhecimento técnico nas casas de trabalho ou worksouses. Esse conhecimento foi a base para o tecnicismo daquela época, onde muitas pessoas viam nessas escolas-fábricas uma maneira de sair das ruas e conseguir moradia e sustento. Além de moradia e sustento, eles recebiam um ensinamento técnico para ser realocados no ambiente de trabalho. Para tanto, este estudo analisa historicamente as fontes primárias, a Primeira e a Segunda Lei dos Pobres, de 1601 e 1834, respectivamente, porém, daremos uma maior ênfase na Segunda Lei dos Pobres, por meio do qual é possível compreender o modelo educacional assumido pela escola e o tipo de conhecimento ali praticado. Um estudo desta natureza se justifica porque põe em discussão as origens do ensino técnico, de uma educação que priorizava a formação para o trabalho, nas origens da Revolução Industrial, de 1786. Para isso, prioriza-se uma análise historiográfica a fim de compreender a educação e o conhecimento no contexto das mudanças sociais da época. |
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