O CONHECIMENTO TÉCNICO NAS CASAS DE TRABALHO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: WAKITA, Sônia Vieira Lima
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: BORDIN, Reginaldo Aliçandro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1715
Resumo: Este texto tem o objetivo de estudar a educação para o conhecimento técnico nas casas de trabalho ou worksouses. Esse conhecimento foi a base para o tecnicismo daquela época, onde muitas pessoas viam nessas escolas-fábricas uma maneira de sair das ruas e conseguir moradia e sustento. Além de moradia e sustento, eles recebiam um ensinamento técnico para ser realocados no ambiente de trabalho. Para tanto, este estudo analisa historicamente as fontes primárias, a Primeira e a Segunda Lei dos Pobres, de 1601 e 1834, respectivamente, porém, daremos uma maior ênfase na Segunda Lei dos Pobres, por meio do qual é possível compreender o modelo educacional assumido pela escola e o tipo de conhecimento ali praticado. Um estudo desta natureza se justifica porque põe em discussão as origens do ensino técnico, de uma educação que priorizava a formação para o trabalho, nas origens da Revolução Industrial, de 1786. Para isso, prioriza-se uma análise historiográfica a fim de compreender a educação e o conhecimento no contexto das mudanças sociais da época.
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