AVALIAÇÃO DE METABÓLITOS DE ISOLADO ENDOFÍTICO DE Sapindus saponaria NO CONTROLE DE PATÓGENOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ALBERTO, Raiani Nascimento Alberto
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: ORLSNDELLI, Ravely Casarotti, GARCIA, Adriana, PAMPHILE, João Alencar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6161
Resumo: Microrganismos endofíticos, geralmente fungos e bactérias, vivem sistematicamente no interior das plantas, sem causar aparentemente dano a seus hospedeiros. São distintos dos microrganismos epifíticos, que vivem na superfície dos órgãos e tecidos vegetais. A distinção, no caso, é feita apenas para não incluir as bactérias fixadoras de nitrogênio entre os endófitos que vivem em simbiose com as plantas formando nódulos além dos fungos micorrízicos. Por meio de análises ecológicas de uma gama de espécies hospedeiras, fica aparente que fungos endofíticos compreendem um nicho e complexo ecológico distinto de parasitas obrigatórios e saprófitas. Sapindus saponaria L. pertence à família Sapindaceae, é uma árvore conhecida popularmente como sabão-de-soldado, na medicina popular a casca, a raiz e o fruto são utilizados como calmante, adstringente, diurético, expectorante, tônico, depurativo do sangue e contra a tosse. Suas folhas apresentam propriedades neutralizadoras de hemorragia. Este trabalho tem como objetivo principal a obtenção de metabólitos do fungo endofítico Curvularia sp. isolado de Sapindus saponaria e a análise do seu uso potencial no controle contra patógenos. Os metabólitos foram extraídos, empregando-se o solvente acetato de etila, de meio batata-dextrose fermentado pelo endófito durante 15 dias. Os resultados obtidos mostram que Curvularia affinis foi efetivo na inibição do crescimento de Escherichia coli, mostrando que este fungo possui potencial para o uso no controle deste patógeno.
id UNICESU -1_9538cf0aab0ae1e541df550bfff93878
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6161
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling AVALIAÇÃO DE METABÓLITOS DE ISOLADO ENDOFÍTICO DE Sapindus saponaria NO CONTROLE DE PATÓGENOSBiotecnologiaControle de patógenosEndofíticosMetabólitos.Microrganismos endofíticos, geralmente fungos e bactérias, vivem sistematicamente no interior das plantas, sem causar aparentemente dano a seus hospedeiros. São distintos dos microrganismos epifíticos, que vivem na superfície dos órgãos e tecidos vegetais. A distinção, no caso, é feita apenas para não incluir as bactérias fixadoras de nitrogênio entre os endófitos que vivem em simbiose com as plantas formando nódulos além dos fungos micorrízicos. Por meio de análises ecológicas de uma gama de espécies hospedeiras, fica aparente que fungos endofíticos compreendem um nicho e complexo ecológico distinto de parasitas obrigatórios e saprófitas. Sapindus saponaria L. pertence à família Sapindaceae, é uma árvore conhecida popularmente como sabão-de-soldado, na medicina popular a casca, a raiz e o fruto são utilizados como calmante, adstringente, diurético, expectorante, tônico, depurativo do sangue e contra a tosse. Suas folhas apresentam propriedades neutralizadoras de hemorragia. Este trabalho tem como objetivo principal a obtenção de metabólitos do fungo endofítico Curvularia sp. isolado de Sapindus saponaria e a análise do seu uso potencial no controle contra patógenos. Os metabólitos foram extraídos, empregando-se o solvente acetato de etila, de meio batata-dextrose fermentado pelo endófito durante 15 dias. Os resultados obtidos mostram que Curvularia affinis foi efetivo na inibição do crescimento de Escherichia coli, mostrando que este fungo possui potencial para o uso no controle deste patógeno.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2020-10-02T12:23:37Z2020-10-02T12:23:37Z2009-10-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf9788561091057http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6161porALBERTO, Raiani Nascimento AlbertoORLSNDELLI, Ravely CasarottiGARCIA, AdrianaPAMPHILE, João Alencarinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-10-03T06:01:10ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv AVALIAÇÃO DE METABÓLITOS DE ISOLADO ENDOFÍTICO DE Sapindus saponaria NO CONTROLE DE PATÓGENOS
title AVALIAÇÃO DE METABÓLITOS DE ISOLADO ENDOFÍTICO DE Sapindus saponaria NO CONTROLE DE PATÓGENOS
spellingShingle AVALIAÇÃO DE METABÓLITOS DE ISOLADO ENDOFÍTICO DE Sapindus saponaria NO CONTROLE DE PATÓGENOS
ALBERTO, Raiani Nascimento Alberto
Biotecnologia
Controle de patógenos
Endofíticos
Metabólitos
.
title_short AVALIAÇÃO DE METABÓLITOS DE ISOLADO ENDOFÍTICO DE Sapindus saponaria NO CONTROLE DE PATÓGENOS
title_full AVALIAÇÃO DE METABÓLITOS DE ISOLADO ENDOFÍTICO DE Sapindus saponaria NO CONTROLE DE PATÓGENOS
title_fullStr AVALIAÇÃO DE METABÓLITOS DE ISOLADO ENDOFÍTICO DE Sapindus saponaria NO CONTROLE DE PATÓGENOS
title_full_unstemmed AVALIAÇÃO DE METABÓLITOS DE ISOLADO ENDOFÍTICO DE Sapindus saponaria NO CONTROLE DE PATÓGENOS
title_sort AVALIAÇÃO DE METABÓLITOS DE ISOLADO ENDOFÍTICO DE Sapindus saponaria NO CONTROLE DE PATÓGENOS
author ALBERTO, Raiani Nascimento Alberto
author_facet ALBERTO, Raiani Nascimento Alberto
ORLSNDELLI, Ravely Casarotti
GARCIA, Adriana
PAMPHILE, João Alencar
author_role author
author2 ORLSNDELLI, Ravely Casarotti
GARCIA, Adriana
PAMPHILE, João Alencar
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv ALBERTO, Raiani Nascimento Alberto
ORLSNDELLI, Ravely Casarotti
GARCIA, Adriana
PAMPHILE, João Alencar
dc.subject.por.fl_str_mv Biotecnologia
Controle de patógenos
Endofíticos
Metabólitos
.
topic Biotecnologia
Controle de patógenos
Endofíticos
Metabólitos
.
description Microrganismos endofíticos, geralmente fungos e bactérias, vivem sistematicamente no interior das plantas, sem causar aparentemente dano a seus hospedeiros. São distintos dos microrganismos epifíticos, que vivem na superfície dos órgãos e tecidos vegetais. A distinção, no caso, é feita apenas para não incluir as bactérias fixadoras de nitrogênio entre os endófitos que vivem em simbiose com as plantas formando nódulos além dos fungos micorrízicos. Por meio de análises ecológicas de uma gama de espécies hospedeiras, fica aparente que fungos endofíticos compreendem um nicho e complexo ecológico distinto de parasitas obrigatórios e saprófitas. Sapindus saponaria L. pertence à família Sapindaceae, é uma árvore conhecida popularmente como sabão-de-soldado, na medicina popular a casca, a raiz e o fruto são utilizados como calmante, adstringente, diurético, expectorante, tônico, depurativo do sangue e contra a tosse. Suas folhas apresentam propriedades neutralizadoras de hemorragia. Este trabalho tem como objetivo principal a obtenção de metabólitos do fungo endofítico Curvularia sp. isolado de Sapindus saponaria e a análise do seu uso potencial no controle contra patógenos. Os metabólitos foram extraídos, empregando-se o solvente acetato de etila, de meio batata-dextrose fermentado pelo endófito durante 15 dias. Os resultados obtidos mostram que Curvularia affinis foi efetivo na inibição do crescimento de Escherichia coli, mostrando que este fungo possui potencial para o uso no controle deste patógeno.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-10-27
2020-10-02T12:23:37Z
2020-10-02T12:23:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 9788561091057
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6161
identifier_str_mv 9788561091057
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6161
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771934742937600