FERRAMENTAS DA QUALIDADE NO GERENCIAMENTO DE PROCESSOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5706 |
Resumo: | Integrar conceitos de reengenharia somados a melhoria contínua de processos é o grande desafio que se encontra para alcançar um programa contínuo de gestão. Assim, com os avanços tecnológicos, a união destes conceitos tornou-se uma ferramenta de suma importância no auxílio do mapeamento, na execução e no monitoramento dos desempenhos de processos. Cada vez mais as empresas buscam por ferramentas e técnicas de suporte gerencial para o alcance de diferenciais competitivos. Nesta linha, pretende-se neste trabalho destacar algumas das ferramentas da qualidade total, sendo elas, a técnica de coleta de dados, o diagrama de Pareto, o diagrama de causa e efeito, o sistema de gerenciamento de processos (PDCA) e o levantamento de plano de ação, usadas no gerenciamento de processos, que quando implantadas de forma orientada, contribuem para o controle de processos e proporcionam ganhos no setor operacional do sistema de qualidade adotado. A pesquisa consistiu em uma revisão de literatura em fontes importantes de gestão de sistemas de qualidade no Brasil e no mundo, gerando um material com informações básicas para o auxílio de gestores e administradores de processos com princípios de melhoria contínua. |
id |
UNICESU -1_95e277d2ef1a281ba66e059a0bb6ece9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/5706 |
network_acronym_str |
UNICESU -1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
FERRAMENTAS DA QUALIDADE NO GERENCIAMENTO DE PROCESSOSGerenciamentoQualidadeReengenhariaIntegrar conceitos de reengenharia somados a melhoria contínua de processos é o grande desafio que se encontra para alcançar um programa contínuo de gestão. Assim, com os avanços tecnológicos, a união destes conceitos tornou-se uma ferramenta de suma importância no auxílio do mapeamento, na execução e no monitoramento dos desempenhos de processos. Cada vez mais as empresas buscam por ferramentas e técnicas de suporte gerencial para o alcance de diferenciais competitivos. Nesta linha, pretende-se neste trabalho destacar algumas das ferramentas da qualidade total, sendo elas, a técnica de coleta de dados, o diagrama de Pareto, o diagrama de causa e efeito, o sistema de gerenciamento de processos (PDCA) e o levantamento de plano de ação, usadas no gerenciamento de processos, que quando implantadas de forma orientada, contribuem para o controle de processos e proporcionam ganhos no setor operacional do sistema de qualidade adotado. A pesquisa consistiu em uma revisão de literatura em fontes importantes de gestão de sistemas de qualidade no Brasil e no mundo, gerando um material com informações básicas para o auxílio de gestores e administradores de processos com princípios de melhoria contínua.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2020-04-28T13:01:14Z2020-04-28T13:01:14Z2011-10-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-055-1http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5706porBARBOSA, Priscila PastiLUZ, SheilaPENTEADO, Fernando CesarANGELIS NETO, Generoso DeMARTINS, Carlos Humbertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T20:42:01ZRepositório InstitucionalPRI |
dc.title.none.fl_str_mv |
FERRAMENTAS DA QUALIDADE NO GERENCIAMENTO DE PROCESSOS |
title |
FERRAMENTAS DA QUALIDADE NO GERENCIAMENTO DE PROCESSOS |
spellingShingle |
FERRAMENTAS DA QUALIDADE NO GERENCIAMENTO DE PROCESSOS BARBOSA, Priscila Pasti Gerenciamento Qualidade Reengenharia |
title_short |
FERRAMENTAS DA QUALIDADE NO GERENCIAMENTO DE PROCESSOS |
title_full |
FERRAMENTAS DA QUALIDADE NO GERENCIAMENTO DE PROCESSOS |
title_fullStr |
FERRAMENTAS DA QUALIDADE NO GERENCIAMENTO DE PROCESSOS |
title_full_unstemmed |
FERRAMENTAS DA QUALIDADE NO GERENCIAMENTO DE PROCESSOS |
title_sort |
FERRAMENTAS DA QUALIDADE NO GERENCIAMENTO DE PROCESSOS |
author |
BARBOSA, Priscila Pasti |
author_facet |
BARBOSA, Priscila Pasti LUZ, Sheila PENTEADO, Fernando Cesar ANGELIS NETO, Generoso De MARTINS, Carlos Humberto |
author_role |
author |
author2 |
LUZ, Sheila PENTEADO, Fernando Cesar ANGELIS NETO, Generoso De MARTINS, Carlos Humberto |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
BARBOSA, Priscila Pasti LUZ, Sheila PENTEADO, Fernando Cesar ANGELIS NETO, Generoso De MARTINS, Carlos Humberto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gerenciamento Qualidade Reengenharia |
topic |
Gerenciamento Qualidade Reengenharia |
description |
Integrar conceitos de reengenharia somados a melhoria contínua de processos é o grande desafio que se encontra para alcançar um programa contínuo de gestão. Assim, com os avanços tecnológicos, a união destes conceitos tornou-se uma ferramenta de suma importância no auxílio do mapeamento, na execução e no monitoramento dos desempenhos de processos. Cada vez mais as empresas buscam por ferramentas e técnicas de suporte gerencial para o alcance de diferenciais competitivos. Nesta linha, pretende-se neste trabalho destacar algumas das ferramentas da qualidade total, sendo elas, a técnica de coleta de dados, o diagrama de Pareto, o diagrama de causa e efeito, o sistema de gerenciamento de processos (PDCA) e o levantamento de plano de ação, usadas no gerenciamento de processos, que quando implantadas de forma orientada, contribuem para o controle de processos e proporcionam ganhos no setor operacional do sistema de qualidade adotado. A pesquisa consistiu em uma revisão de literatura em fontes importantes de gestão de sistemas de qualidade no Brasil e no mundo, gerando um material com informações básicas para o auxílio de gestores e administradores de processos com princípios de melhoria contínua. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-10-25 2020-04-28T13:01:14Z 2020-04-28T13:01:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-8084-055-1 http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5706 |
identifier_str_mv |
978-85-8084-055-1 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5706 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1747771959493525504 |