FERRAMENTAS DA QUALIDADE NO GERENCIAMENTO DE PROCESSOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BARBOSA, Priscila Pasti
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: LUZ, Sheila, PENTEADO, Fernando Cesar, ANGELIS NETO, Generoso De, MARTINS, Carlos Humberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5706
Resumo: Integrar conceitos de reengenharia somados a melhoria contínua de processos é o grande desafio que se encontra para alcançar um programa contínuo de gestão. Assim, com os avanços tecnológicos, a união destes conceitos tornou-se uma ferramenta de suma importância no auxílio do mapeamento, na execução e no monitoramento dos desempenhos de processos. Cada vez mais as empresas buscam por ferramentas e técnicas de suporte gerencial para o alcance de diferenciais competitivos. Nesta linha, pretende-se neste trabalho destacar algumas das ferramentas da qualidade total, sendo elas, a técnica de coleta de dados, o diagrama de Pareto, o diagrama de causa e efeito, o sistema de gerenciamento de processos (PDCA) e o levantamento de plano de ação, usadas no gerenciamento de processos, que quando implantadas de forma orientada, contribuem para o controle de processos e proporcionam ganhos no setor operacional do sistema de qualidade adotado. A pesquisa consistiu em uma revisão de literatura em fontes importantes de gestão de sistemas de qualidade no Brasil e no mundo, gerando um material com informações básicas para o auxílio de gestores e administradores de processos com princípios de melhoria contínua.
id UNICESU-1_95e277d2ef1a281ba66e059a0bb6ece9
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/5706
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling FERRAMENTAS DA QUALIDADE NO GERENCIAMENTO DE PROCESSOSGerenciamentoQualidadeReengenhariaIntegrar conceitos de reengenharia somados a melhoria contínua de processos é o grande desafio que se encontra para alcançar um programa contínuo de gestão. Assim, com os avanços tecnológicos, a união destes conceitos tornou-se uma ferramenta de suma importância no auxílio do mapeamento, na execução e no monitoramento dos desempenhos de processos. Cada vez mais as empresas buscam por ferramentas e técnicas de suporte gerencial para o alcance de diferenciais competitivos. Nesta linha, pretende-se neste trabalho destacar algumas das ferramentas da qualidade total, sendo elas, a técnica de coleta de dados, o diagrama de Pareto, o diagrama de causa e efeito, o sistema de gerenciamento de processos (PDCA) e o levantamento de plano de ação, usadas no gerenciamento de processos, que quando implantadas de forma orientada, contribuem para o controle de processos e proporcionam ganhos no setor operacional do sistema de qualidade adotado. A pesquisa consistiu em uma revisão de literatura em fontes importantes de gestão de sistemas de qualidade no Brasil e no mundo, gerando um material com informações básicas para o auxílio de gestores e administradores de processos com princípios de melhoria contínua.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2020-04-28T13:01:14Z2020-04-28T13:01:14Z2011-10-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-055-1http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5706porBARBOSA, Priscila PastiLUZ, SheilaPENTEADO, Fernando CesarANGELIS NETO, Generoso DeMARTINS, Carlos Humbertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T20:42:01Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/5706Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2020-08-03T20:42:01Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv FERRAMENTAS DA QUALIDADE NO GERENCIAMENTO DE PROCESSOS
title FERRAMENTAS DA QUALIDADE NO GERENCIAMENTO DE PROCESSOS
spellingShingle FERRAMENTAS DA QUALIDADE NO GERENCIAMENTO DE PROCESSOS
BARBOSA, Priscila Pasti
Gerenciamento
Qualidade
Reengenharia
title_short FERRAMENTAS DA QUALIDADE NO GERENCIAMENTO DE PROCESSOS
title_full FERRAMENTAS DA QUALIDADE NO GERENCIAMENTO DE PROCESSOS
title_fullStr FERRAMENTAS DA QUALIDADE NO GERENCIAMENTO DE PROCESSOS
title_full_unstemmed FERRAMENTAS DA QUALIDADE NO GERENCIAMENTO DE PROCESSOS
title_sort FERRAMENTAS DA QUALIDADE NO GERENCIAMENTO DE PROCESSOS
author BARBOSA, Priscila Pasti
author_facet BARBOSA, Priscila Pasti
LUZ, Sheila
PENTEADO, Fernando Cesar
ANGELIS NETO, Generoso De
MARTINS, Carlos Humberto
author_role author
author2 LUZ, Sheila
PENTEADO, Fernando Cesar
ANGELIS NETO, Generoso De
MARTINS, Carlos Humberto
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv BARBOSA, Priscila Pasti
LUZ, Sheila
PENTEADO, Fernando Cesar
ANGELIS NETO, Generoso De
MARTINS, Carlos Humberto
dc.subject.por.fl_str_mv Gerenciamento
Qualidade
Reengenharia
topic Gerenciamento
Qualidade
Reengenharia
description Integrar conceitos de reengenharia somados a melhoria contínua de processos é o grande desafio que se encontra para alcançar um programa contínuo de gestão. Assim, com os avanços tecnológicos, a união destes conceitos tornou-se uma ferramenta de suma importância no auxílio do mapeamento, na execução e no monitoramento dos desempenhos de processos. Cada vez mais as empresas buscam por ferramentas e técnicas de suporte gerencial para o alcance de diferenciais competitivos. Nesta linha, pretende-se neste trabalho destacar algumas das ferramentas da qualidade total, sendo elas, a técnica de coleta de dados, o diagrama de Pareto, o diagrama de causa e efeito, o sistema de gerenciamento de processos (PDCA) e o levantamento de plano de ação, usadas no gerenciamento de processos, que quando implantadas de forma orientada, contribuem para o controle de processos e proporcionam ganhos no setor operacional do sistema de qualidade adotado. A pesquisa consistiu em uma revisão de literatura em fontes importantes de gestão de sistemas de qualidade no Brasil e no mundo, gerando um material com informações básicas para o auxílio de gestores e administradores de processos com princípios de melhoria contínua.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-25
2020-04-28T13:01:14Z
2020-04-28T13:01:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-055-1
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5706
identifier_str_mv 978-85-8084-055-1
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5706
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813098723694084096