A INFLUÊNCIA DA MÍDIA SOCIAL NA PROMOÇÃO DO ALEITAMENTO MATERNO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3593 |
Resumo: | O objetivo desse estudo foi identificar o conteúdo dos vídeos publicados no YouTubeBR sobre amamentação e analisar o seu impacto na divulgação de informação educativa de qualidade para usuários que buscam informações sobre aleitamento materno. Ao analisar o uso de tecnologia na divulgação da necessidade do aleitamento materno foi realizada pesquisa em vídeos postados no YouTubeBR no mês de junho de 2019. De 73 vídeos selecionados, 68 foram analisados e 62 foram considerados para análise. Deste total foram considerados as seguintes variáveis: número de visualizações, likes, deslikes, número de inscritos no canal divulgador do vídeo e a duração de cada vídeo. Verificou-se que O número de visualizações dos 62 vídeos foi em média 3.566,8±12.809,9, o número de Likes foi de 222,4±855,0 e de dislikes foi de 3,9±13,2. A maior parte dos vídeos não apresentou técnicas de amamentação, a maioria tratou sobre mitos e tabus. Somente em 35,5%tinha a presença de um profissional da saúde. Pouco mais da metade dos vídeos não apresentou informação científica. Conclui-se que A internet tem demonstrado ser uma importante ferramenta de busca por informações relacionadas a saúde porém mais estudos são necessários para avaliar o impacto do conteúdo compartilhado nos vídeos do YouTubeBR e de que forma podem influenciar na prática da amamentação. |
id |
UNICESU -1_98cfe963e305a34c238075ccdac4514f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3593 |
network_acronym_str |
UNICESU -1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
A INFLUÊNCIA DA MÍDIA SOCIAL NA PROMOÇÃO DO ALEITAMENTO MATERNOMídia socialAleitamento maternoPromoção da SaúdeO objetivo desse estudo foi identificar o conteúdo dos vídeos publicados no YouTubeBR sobre amamentação e analisar o seu impacto na divulgação de informação educativa de qualidade para usuários que buscam informações sobre aleitamento materno. Ao analisar o uso de tecnologia na divulgação da necessidade do aleitamento materno foi realizada pesquisa em vídeos postados no YouTubeBR no mês de junho de 2019. De 73 vídeos selecionados, 68 foram analisados e 62 foram considerados para análise. Deste total foram considerados as seguintes variáveis: número de visualizações, likes, deslikes, número de inscritos no canal divulgador do vídeo e a duração de cada vídeo. Verificou-se que O número de visualizações dos 62 vídeos foi em média 3.566,8±12.809,9, o número de Likes foi de 222,4±855,0 e de dislikes foi de 3,9±13,2. A maior parte dos vídeos não apresentou técnicas de amamentação, a maioria tratou sobre mitos e tabus. Somente em 35,5%tinha a presença de um profissional da saúde. Pouco mais da metade dos vídeos não apresentou informação científica. Conclui-se que A internet tem demonstrado ser uma importante ferramenta de busca por informações relacionadas a saúde porém mais estudos são necessários para avaliar o impacto do conteúdo compartilhado nos vídeos do YouTubeBR e de que forma podem influenciar na prática da amamentação.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-12-12T15:05:54Z2019-12-12T15:05:54Z2019-10-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1960-52594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3593porMAIER, Alessandra Maria Rocha RodriguesMOURA, Lucimara Garcia BaenaNISHIDA, Fernanda ShizueMASSUDA, Ely MitieGARCIA, Lucas Françainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T20:18:34ZRepositório InstitucionalPRI |
dc.title.none.fl_str_mv |
A INFLUÊNCIA DA MÍDIA SOCIAL NA PROMOÇÃO DO ALEITAMENTO MATERNO |
title |
A INFLUÊNCIA DA MÍDIA SOCIAL NA PROMOÇÃO DO ALEITAMENTO MATERNO |
spellingShingle |
A INFLUÊNCIA DA MÍDIA SOCIAL NA PROMOÇÃO DO ALEITAMENTO MATERNO MAIER, Alessandra Maria Rocha Rodrigues Mídia social Aleitamento materno Promoção da Saúde |
title_short |
A INFLUÊNCIA DA MÍDIA SOCIAL NA PROMOÇÃO DO ALEITAMENTO MATERNO |
title_full |
A INFLUÊNCIA DA MÍDIA SOCIAL NA PROMOÇÃO DO ALEITAMENTO MATERNO |
title_fullStr |
A INFLUÊNCIA DA MÍDIA SOCIAL NA PROMOÇÃO DO ALEITAMENTO MATERNO |
title_full_unstemmed |
A INFLUÊNCIA DA MÍDIA SOCIAL NA PROMOÇÃO DO ALEITAMENTO MATERNO |
title_sort |
A INFLUÊNCIA DA MÍDIA SOCIAL NA PROMOÇÃO DO ALEITAMENTO MATERNO |
author |
MAIER, Alessandra Maria Rocha Rodrigues |
author_facet |
MAIER, Alessandra Maria Rocha Rodrigues MOURA, Lucimara Garcia Baena NISHIDA, Fernanda Shizue MASSUDA, Ely Mitie GARCIA, Lucas França |
author_role |
author |
author2 |
MOURA, Lucimara Garcia Baena NISHIDA, Fernanda Shizue MASSUDA, Ely Mitie GARCIA, Lucas França |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MAIER, Alessandra Maria Rocha Rodrigues MOURA, Lucimara Garcia Baena NISHIDA, Fernanda Shizue MASSUDA, Ely Mitie GARCIA, Lucas França |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mídia social Aleitamento materno Promoção da Saúde |
topic |
Mídia social Aleitamento materno Promoção da Saúde |
description |
O objetivo desse estudo foi identificar o conteúdo dos vídeos publicados no YouTubeBR sobre amamentação e analisar o seu impacto na divulgação de informação educativa de qualidade para usuários que buscam informações sobre aleitamento materno. Ao analisar o uso de tecnologia na divulgação da necessidade do aleitamento materno foi realizada pesquisa em vídeos postados no YouTubeBR no mês de junho de 2019. De 73 vídeos selecionados, 68 foram analisados e 62 foram considerados para análise. Deste total foram considerados as seguintes variáveis: número de visualizações, likes, deslikes, número de inscritos no canal divulgador do vídeo e a duração de cada vídeo. Verificou-se que O número de visualizações dos 62 vídeos foi em média 3.566,8±12.809,9, o número de Likes foi de 222,4±855,0 e de dislikes foi de 3,9±13,2. A maior parte dos vídeos não apresentou técnicas de amamentação, a maioria tratou sobre mitos e tabus. Somente em 35,5%tinha a presença de um profissional da saúde. Pouco mais da metade dos vídeos não apresentou informação científica. Conclui-se que A internet tem demonstrado ser uma importante ferramenta de busca por informações relacionadas a saúde porém mais estudos são necessários para avaliar o impacto do conteúdo compartilhado nos vídeos do YouTubeBR e de que forma podem influenciar na prática da amamentação. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-12T15:05:54Z 2019-12-12T15:05:54Z 2019-10-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-459-1960-5 2594-4991 http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3593 |
identifier_str_mv |
978-85-459-1960-5 2594-4991 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3593 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1747771939445800960 |