O CORPO DE UM GENERAL CIGANO: REFLEXÕES SOBRE RELAÇÕES IDENTITÁRIAS CULTURAIS CIGANAS NO CONTEXTO DAS ARTES CÊNICAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PINTO, Manon Toscano Lopes Silva
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: MENEZES, Elisabete, FERREIRA, Sônia Maria Moraes
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2575
Resumo: O presente artigo, de natureza bibliográfica, tem como foco o estudo interdisciplinar realizado no Colégio Militar de Salvador (CMS) sobre a cultura dos ciganos calons brasileiros no contexto das artes cênicas. Para delimitar o estudo, ficou circunscrita a pesquisa no que tange a evolução das práticas socioculturais em relação à dança. Tem como objetivo socializar a prática docente-discente com o discurso inter e transdisciplinar, bem como a utilização do psicodrama pedagógico para estruturar as oficinas de dança-teatro e, assim, possibilitar um estudo transversalizado sobre a presença cigana no desenvolvimento da cultura popular, promovendo a visibilidade desse povo tão injustamente excluído das pesquisas sobre a formação do povo brasileiro. A justificativa do trabalho vincula-se aos programas elaborados no Sistema Colégio Militar do Brasil (SCMB), ao qual o CMS está integrado como um dos doze estabelecimentos de ensino monitorados pela Divisão de Ensino Preparatório Assistencial (DEPA). Na estrutura que o referido órgão lançou, novos olhares para se repensar ‘saberes e fazeres’ inseridos na cultura brasileira se tornou prioridade, em virtude da reformulação sofrida pelo órgão maior que estabelece as normas legais para todas as instituições de ensino vinculadas ao Exército Brasileiro (EB) que é o Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEX). Ademais, tendo como princípio o Ensino por Competências, é exigido o desenvolvimento de trabalhos internos que ressaltem as vivências interculturais, a diversidade e pluralidade cultural. Tomando como base a necessidade de esclarecer os pontos obscuros relativos aos preconceitos étnicos e raciais, e, uma vez levado em consideração pelos discentes a necessidade de compartilhar estudos que ainda são escassos sobre comunidades que não estão devidamente esclarecidas sobre a importância e relevância social na composição da formação brasileira, os integrantes do grupo de dança resolveram estudar, com mais profundidade, as evidências de que algumas danças poderiam ou não estar vinculadas à cultura cigana. Tendo como base a hipótese sobre a formação brasileira no início da formação do povo brasileiro, nas colônias aqui formadas, os estudantes apresentaram um relatório sobre os dados obtidos. O resultado foi socializado através do discurso ‘O corpo de um general cigano’ e o musical ‘Sete vidas e um destino’.
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