O CORPO DE UM GENERAL CIGANO: REFLEXÕES SOBRE RELAÇÕES IDENTITÁRIAS CULTURAIS CIGANAS NO CONTEXTO DAS ARTES CÊNICAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PINTO, Manon Toscano Lopes Silva
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: MENEZES, Elisabete, FERREIRA, Sônia Maria Moraes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2575
Resumo: O presente artigo, de natureza bibliográfica, tem como foco o estudo interdisciplinar realizado no Colégio Militar de Salvador (CMS) sobre a cultura dos ciganos calons brasileiros no contexto das artes cênicas. Para delimitar o estudo, ficou circunscrita a pesquisa no que tange a evolução das práticas socioculturais em relação à dança. Tem como objetivo socializar a prática docente-discente com o discurso inter e transdisciplinar, bem como a utilização do psicodrama pedagógico para estruturar as oficinas de dança-teatro e, assim, possibilitar um estudo transversalizado sobre a presença cigana no desenvolvimento da cultura popular, promovendo a visibilidade desse povo tão injustamente excluído das pesquisas sobre a formação do povo brasileiro. A justificativa do trabalho vincula-se aos programas elaborados no Sistema Colégio Militar do Brasil (SCMB), ao qual o CMS está integrado como um dos doze estabelecimentos de ensino monitorados pela Divisão de Ensino Preparatório Assistencial (DEPA). Na estrutura que o referido órgão lançou, novos olhares para se repensar ‘saberes e fazeres’ inseridos na cultura brasileira se tornou prioridade, em virtude da reformulação sofrida pelo órgão maior que estabelece as normas legais para todas as instituições de ensino vinculadas ao Exército Brasileiro (EB) que é o Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEX). Ademais, tendo como princípio o Ensino por Competências, é exigido o desenvolvimento de trabalhos internos que ressaltem as vivências interculturais, a diversidade e pluralidade cultural. Tomando como base a necessidade de esclarecer os pontos obscuros relativos aos preconceitos étnicos e raciais, e, uma vez levado em consideração pelos discentes a necessidade de compartilhar estudos que ainda são escassos sobre comunidades que não estão devidamente esclarecidas sobre a importância e relevância social na composição da formação brasileira, os integrantes do grupo de dança resolveram estudar, com mais profundidade, as evidências de que algumas danças poderiam ou não estar vinculadas à cultura cigana. Tendo como base a hipótese sobre a formação brasileira no início da formação do povo brasileiro, nas colônias aqui formadas, os estudantes apresentaram um relatório sobre os dados obtidos. O resultado foi socializado através do discurso ‘O corpo de um general cigano’ e o musical ‘Sete vidas e um destino’.
id UNICESU-1_03e0348c0076ea94d0ee5e473d4fe54d
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2575
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling O CORPO DE UM GENERAL CIGANO: REFLEXÕES SOBRE RELAÇÕES IDENTITÁRIAS CULTURAIS CIGANAS NO CONTEXTO DAS ARTES CÊNICASDança ciganaDança-teatroPluralidade culturalHistória socialTransdisciplinaridadeO presente artigo, de natureza bibliográfica, tem como foco o estudo interdisciplinar realizado no Colégio Militar de Salvador (CMS) sobre a cultura dos ciganos calons brasileiros no contexto das artes cênicas. Para delimitar o estudo, ficou circunscrita a pesquisa no que tange a evolução das práticas socioculturais em relação à dança. Tem como objetivo socializar a prática docente-discente com o discurso inter e transdisciplinar, bem como a utilização do psicodrama pedagógico para estruturar as oficinas de dança-teatro e, assim, possibilitar um estudo transversalizado sobre a presença cigana no desenvolvimento da cultura popular, promovendo a visibilidade desse povo tão injustamente excluído das pesquisas sobre a formação do povo brasileiro. A justificativa do trabalho vincula-se aos programas elaborados no Sistema Colégio Militar do Brasil (SCMB), ao qual o CMS está integrado como um dos doze estabelecimentos de ensino monitorados pela Divisão de Ensino Preparatório Assistencial (DEPA). Na estrutura que o referido órgão lançou, novos olhares para se repensar ‘saberes e fazeres’ inseridos na cultura brasileira se tornou prioridade, em virtude da reformulação sofrida pelo órgão maior que estabelece as normas legais para todas as instituições de ensino vinculadas ao Exército Brasileiro (EB) que é o Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEX). Ademais, tendo como princípio o Ensino por Competências, é exigido o desenvolvimento de trabalhos internos que ressaltem as vivências interculturais, a diversidade e pluralidade cultural. Tomando como base a necessidade de esclarecer os pontos obscuros relativos aos preconceitos étnicos e raciais, e, uma vez levado em consideração pelos discentes a necessidade de compartilhar estudos que ainda são escassos sobre comunidades que não estão devidamente esclarecidas sobre a importância e relevância social na composição da formação brasileira, os integrantes do grupo de dança resolveram estudar, com mais profundidade, as evidências de que algumas danças poderiam ou não estar vinculadas à cultura cigana. Tendo como base a hipótese sobre a formação brasileira no início da formação do povo brasileiro, nas colônias aqui formadas, os estudantes apresentaram um relatório sobre os dados obtidos. O resultado foi socializado através do discurso ‘O corpo de um general cigano’ e o musical ‘Sete vidas e um destino’.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-11-07T13:31:16Z2019-11-07T13:31:16Z2015-11-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-996-7http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2575porPINTO, Manon Toscano Lopes SilvaMENEZES, ElisabeteFERREIRA, Sônia Maria Moraesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T19:44:35Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2575Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2020-08-03T19:44:35Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv O CORPO DE UM GENERAL CIGANO: REFLEXÕES SOBRE RELAÇÕES IDENTITÁRIAS CULTURAIS CIGANAS NO CONTEXTO DAS ARTES CÊNICAS
title O CORPO DE UM GENERAL CIGANO: REFLEXÕES SOBRE RELAÇÕES IDENTITÁRIAS CULTURAIS CIGANAS NO CONTEXTO DAS ARTES CÊNICAS
spellingShingle O CORPO DE UM GENERAL CIGANO: REFLEXÕES SOBRE RELAÇÕES IDENTITÁRIAS CULTURAIS CIGANAS NO CONTEXTO DAS ARTES CÊNICAS
PINTO, Manon Toscano Lopes Silva
Dança cigana
Dança-teatro
Pluralidade cultural
História social
Transdisciplinaridade
title_short O CORPO DE UM GENERAL CIGANO: REFLEXÕES SOBRE RELAÇÕES IDENTITÁRIAS CULTURAIS CIGANAS NO CONTEXTO DAS ARTES CÊNICAS
title_full O CORPO DE UM GENERAL CIGANO: REFLEXÕES SOBRE RELAÇÕES IDENTITÁRIAS CULTURAIS CIGANAS NO CONTEXTO DAS ARTES CÊNICAS
title_fullStr O CORPO DE UM GENERAL CIGANO: REFLEXÕES SOBRE RELAÇÕES IDENTITÁRIAS CULTURAIS CIGANAS NO CONTEXTO DAS ARTES CÊNICAS
title_full_unstemmed O CORPO DE UM GENERAL CIGANO: REFLEXÕES SOBRE RELAÇÕES IDENTITÁRIAS CULTURAIS CIGANAS NO CONTEXTO DAS ARTES CÊNICAS
title_sort O CORPO DE UM GENERAL CIGANO: REFLEXÕES SOBRE RELAÇÕES IDENTITÁRIAS CULTURAIS CIGANAS NO CONTEXTO DAS ARTES CÊNICAS
author PINTO, Manon Toscano Lopes Silva
author_facet PINTO, Manon Toscano Lopes Silva
MENEZES, Elisabete
FERREIRA, Sônia Maria Moraes
author_role author
author2 MENEZES, Elisabete
FERREIRA, Sônia Maria Moraes
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv PINTO, Manon Toscano Lopes Silva
MENEZES, Elisabete
FERREIRA, Sônia Maria Moraes
dc.subject.por.fl_str_mv Dança cigana
Dança-teatro
Pluralidade cultural
História social
Transdisciplinaridade
topic Dança cigana
Dança-teatro
Pluralidade cultural
História social
Transdisciplinaridade
description O presente artigo, de natureza bibliográfica, tem como foco o estudo interdisciplinar realizado no Colégio Militar de Salvador (CMS) sobre a cultura dos ciganos calons brasileiros no contexto das artes cênicas. Para delimitar o estudo, ficou circunscrita a pesquisa no que tange a evolução das práticas socioculturais em relação à dança. Tem como objetivo socializar a prática docente-discente com o discurso inter e transdisciplinar, bem como a utilização do psicodrama pedagógico para estruturar as oficinas de dança-teatro e, assim, possibilitar um estudo transversalizado sobre a presença cigana no desenvolvimento da cultura popular, promovendo a visibilidade desse povo tão injustamente excluído das pesquisas sobre a formação do povo brasileiro. A justificativa do trabalho vincula-se aos programas elaborados no Sistema Colégio Militar do Brasil (SCMB), ao qual o CMS está integrado como um dos doze estabelecimentos de ensino monitorados pela Divisão de Ensino Preparatório Assistencial (DEPA). Na estrutura que o referido órgão lançou, novos olhares para se repensar ‘saberes e fazeres’ inseridos na cultura brasileira se tornou prioridade, em virtude da reformulação sofrida pelo órgão maior que estabelece as normas legais para todas as instituições de ensino vinculadas ao Exército Brasileiro (EB) que é o Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEX). Ademais, tendo como princípio o Ensino por Competências, é exigido o desenvolvimento de trabalhos internos que ressaltem as vivências interculturais, a diversidade e pluralidade cultural. Tomando como base a necessidade de esclarecer os pontos obscuros relativos aos preconceitos étnicos e raciais, e, uma vez levado em consideração pelos discentes a necessidade de compartilhar estudos que ainda são escassos sobre comunidades que não estão devidamente esclarecidas sobre a importância e relevância social na composição da formação brasileira, os integrantes do grupo de dança resolveram estudar, com mais profundidade, as evidências de que algumas danças poderiam ou não estar vinculadas à cultura cigana. Tendo como base a hipótese sobre a formação brasileira no início da formação do povo brasileiro, nas colônias aqui formadas, os estudantes apresentaram um relatório sobre os dados obtidos. O resultado foi socializado através do discurso ‘O corpo de um general cigano’ e o musical ‘Sete vidas e um destino’.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-04
2019-11-07T13:31:16Z
2019-11-07T13:31:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-996-7
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2575
identifier_str_mv 978-85-8084-996-7
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2575
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805309679433154560