EDUCAÇÃO EM SAÚDE: ABORDANDO PRIMERIOS SOCORROS PARA ESCOLARES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, Paula Vidal Ortiz
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: SIMARDI, Larissa Pereira, FERREIRA, Fabiana Martins, LABEGALLINI, Célia Maria Gomes, MINCOFF, Raquel Cristina Luis
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2974
Resumo: As situações de emergência necessitam de avaliação da vítima e atendimento eficaz e imediato, para que reduza as chances de sequelas e aumente a sobrevida, para isso é necessário a formação de toda a sociedade para o atendimento de emergência. É importante o conhecimento e esclarecimento para que o atendimento da vítima seja feito corretamente, pois as principais causas de morte fora dos hospitais é a falta de atendimento e o socorro inadequado. Dessa forma, o presente estudo tem como objetivo realizar atividade educativa com alunos do 2° ano do ensino médio sobre noções básicas de primeiros socorros. Trata-se de uma pesquisa exploratória, de abordagem quantitativa, delineada através da pesquisa-ação, possuindo uma fase de pesquisa, efetivada por meio de um instrumento semiestruturado contendo questões sociodemográficas, de saúde e acerca do conhecimento emergenciais e uma fase de ação onde serão efetivadas as estratégias educativas. Espera-se que os participantes do estudo sejam capazes de realizar o atendimento emergencial básico, além de fornecer subsídios para novas pesquisas e contribuir com o desenvolvimento de ações educativas em saúde. O estudo respeitará todos os preceitos éticos da Resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde.
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