PROPOSTA DE AVALIAÇÃO DO APRENDIZADO EM EDUCAÇÃO PERMANENTE EM ENFERMAGEM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ALMEIDA, Mariana de Ângelo
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: LUCA, Laís da Silva, TOURINO, Susana, MELO, Willian Augusto de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4816
Resumo: A Educação Permanente (EP) parte do pressuposto da aprendizagem significativa sendo contemplada nas ações do Ministério da Saúde através da portaria nº 198/GM/MS de 13 de fevereiro de 2004 a qual institui a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde como estratégia do Sistema Único de Saúde (SUS) para a formação e o desenvolvimento dos profissionais da saúde. Segundo diversos autores, os processos de capacitação do pessoal da saúde devem ser estruturados a partir da problematização do processo de trabalho, visando à transformação das práticas profissionais e a organização do trabalho, tomando como referência as necessidades de saúde das pessoas e das populações, da gestão setorial e o controle social em saúde.O processo de aprendizagem pode ser definido de forma sintética como o modo como os seres humanos adquirem novos conhecimentos, desenvolvem competências e mudam o comportamento. O ser humano nasce potencialmente inclinado a aprender, necessitando de estímulos externos e internos para o aprendizado. Contudo, a avaliação é parte integrante do processo ensino/aprendizagem e ganhou na atualidade espaço muito amplo nos processos de ensino. Requer preparo técnico e capacidade de observação dos profissionais envolvidos. Avaliar é uma atividade intrínseca e indissociável a qualquer tipo de ação que vise provocar mudanças. Neste sentido a avaliação é uma atividade constituinte da ação educativa, quer nos refiramos à avaliação do projeto educativo, avaliação do ensino ou avaliação da aprendizagem. Com o intuito de avaliar o aprendizado dos colaboradores de enfermagem relacionado às práticas de EP durante treinamento desenvolvido em um setor de clinica médica cirúrgica de um hospital privado do Noroeste do Paraná, pretende-se executar um estudo com objetivo de construir um instrumento de avaliação do aprendizado em EP. Será utilizado para este estudo um instrumento contendo questões relacionadas a feridas, técnicas de curativos, lavagem das mãos com finalidade de avaliar o aprendizado dos colaboradores de enfermagem antes e após a efetivação do treinamento. No momento anterior do treinamento, será distribuído um instrumento para avaliar o conhecimento prévio dos colaboradores de enfermagem. Após o treinamento executado, ou instrumento avaliativo será aplicado aos mesmos. Em ambos os testes não serão necessários a identificação dos colaboradores sendo preservado a identidade dos participantes e solicitado o preenchimento do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Para o treinamento serão utilizados recursos audiovisuais onde serão exibidos os conteúdos elaborados pelos pesquisadores. Ao término do treinamento os dados serão analisados quantitativamente por meio de tabelas e gráficos identificando a eficácia do treinamento, do aprendizado e da satisfação dos colaboradores de Enfermagem proposto para EP. Através deste trabalho será avaliado o conhecimento prévio e posterior dos colaboradores de enfermagem e quão eficaz será o treinamento para os colaboradores em relação à comparação das respostas que será feita ao final do treinamento.
id UNICESU -1_9c01bc220bb1841b85695ddf5f355340
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/4816
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling PROPOSTA DE AVALIAÇÃO DO APRENDIZADO EM EDUCAÇÃO PERMANENTE EM ENFERMAGEMEducação permanenteAvaliaçãoEnfermagemAprendizagemA Educação Permanente (EP) parte do pressuposto da aprendizagem significativa sendo contemplada nas ações do Ministério da Saúde através da portaria nº 198/GM/MS de 13 de fevereiro de 2004 a qual institui a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde como estratégia do Sistema Único de Saúde (SUS) para a formação e o desenvolvimento dos profissionais da saúde. Segundo diversos autores, os processos de capacitação do pessoal da saúde devem ser estruturados a partir da problematização do processo de trabalho, visando à transformação das práticas profissionais e a organização do trabalho, tomando como referência as necessidades de saúde das pessoas e das populações, da gestão setorial e o controle social em saúde.O processo de aprendizagem pode ser definido de forma sintética como o modo como os seres humanos adquirem novos conhecimentos, desenvolvem competências e mudam o comportamento. O ser humano nasce potencialmente inclinado a aprender, necessitando de estímulos externos e internos para o aprendizado. Contudo, a avaliação é parte integrante do processo ensino/aprendizagem e ganhou na atualidade espaço muito amplo nos processos de ensino. Requer preparo técnico e capacidade de observação dos profissionais envolvidos. Avaliar é uma atividade intrínseca e indissociável a qualquer tipo de ação que vise provocar mudanças. Neste sentido a avaliação é uma atividade constituinte da ação educativa, quer nos refiramos à avaliação do projeto educativo, avaliação do ensino ou avaliação da aprendizagem. Com o intuito de avaliar o aprendizado dos colaboradores de enfermagem relacionado às práticas de EP durante treinamento desenvolvido em um setor de clinica médica cirúrgica de um hospital privado do Noroeste do Paraná, pretende-se executar um estudo com objetivo de construir um instrumento de avaliação do aprendizado em EP. Será utilizado para este estudo um instrumento contendo questões relacionadas a feridas, técnicas de curativos, lavagem das mãos com finalidade de avaliar o aprendizado dos colaboradores de enfermagem antes e após a efetivação do treinamento. No momento anterior do treinamento, será distribuído um instrumento para avaliar o conhecimento prévio dos colaboradores de enfermagem. Após o treinamento executado, ou instrumento avaliativo será aplicado aos mesmos. Em ambos os testes não serão necessários a identificação dos colaboradores sendo preservado a identidade dos participantes e solicitado o preenchimento do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Para o treinamento serão utilizados recursos audiovisuais onde serão exibidos os conteúdos elaborados pelos pesquisadores. Ao término do treinamento os dados serão analisados quantitativamente por meio de tabelas e gráficos identificando a eficácia do treinamento, do aprendizado e da satisfação dos colaboradores de Enfermagem proposto para EP. Através deste trabalho será avaliado o conhecimento prévio e posterior dos colaboradores de enfermagem e quão eficaz será o treinamento para os colaboradores em relação à comparação das respostas que será feita ao final do treinamento.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2020-02-04T11:33:02Z2020-02-04T11:33:02Z2011-10-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-055-1http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4816porALMEIDA, Mariana de ÂngeloLUCA, Laís da SilvaTOURINO, SusanaMELO, Willian Augusto deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T20:37:46ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv PROPOSTA DE AVALIAÇÃO DO APRENDIZADO EM EDUCAÇÃO PERMANENTE EM ENFERMAGEM
title PROPOSTA DE AVALIAÇÃO DO APRENDIZADO EM EDUCAÇÃO PERMANENTE EM ENFERMAGEM
spellingShingle PROPOSTA DE AVALIAÇÃO DO APRENDIZADO EM EDUCAÇÃO PERMANENTE EM ENFERMAGEM
ALMEIDA, Mariana de Ângelo
Educação permanente
Avaliação
Enfermagem
Aprendizagem
title_short PROPOSTA DE AVALIAÇÃO DO APRENDIZADO EM EDUCAÇÃO PERMANENTE EM ENFERMAGEM
title_full PROPOSTA DE AVALIAÇÃO DO APRENDIZADO EM EDUCAÇÃO PERMANENTE EM ENFERMAGEM
title_fullStr PROPOSTA DE AVALIAÇÃO DO APRENDIZADO EM EDUCAÇÃO PERMANENTE EM ENFERMAGEM
title_full_unstemmed PROPOSTA DE AVALIAÇÃO DO APRENDIZADO EM EDUCAÇÃO PERMANENTE EM ENFERMAGEM
title_sort PROPOSTA DE AVALIAÇÃO DO APRENDIZADO EM EDUCAÇÃO PERMANENTE EM ENFERMAGEM
author ALMEIDA, Mariana de Ângelo
author_facet ALMEIDA, Mariana de Ângelo
LUCA, Laís da Silva
TOURINO, Susana
MELO, Willian Augusto de
author_role author
author2 LUCA, Laís da Silva
TOURINO, Susana
MELO, Willian Augusto de
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv ALMEIDA, Mariana de Ângelo
LUCA, Laís da Silva
TOURINO, Susana
MELO, Willian Augusto de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação permanente
Avaliação
Enfermagem
Aprendizagem
topic Educação permanente
Avaliação
Enfermagem
Aprendizagem
description A Educação Permanente (EP) parte do pressuposto da aprendizagem significativa sendo contemplada nas ações do Ministério da Saúde através da portaria nº 198/GM/MS de 13 de fevereiro de 2004 a qual institui a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde como estratégia do Sistema Único de Saúde (SUS) para a formação e o desenvolvimento dos profissionais da saúde. Segundo diversos autores, os processos de capacitação do pessoal da saúde devem ser estruturados a partir da problematização do processo de trabalho, visando à transformação das práticas profissionais e a organização do trabalho, tomando como referência as necessidades de saúde das pessoas e das populações, da gestão setorial e o controle social em saúde.O processo de aprendizagem pode ser definido de forma sintética como o modo como os seres humanos adquirem novos conhecimentos, desenvolvem competências e mudam o comportamento. O ser humano nasce potencialmente inclinado a aprender, necessitando de estímulos externos e internos para o aprendizado. Contudo, a avaliação é parte integrante do processo ensino/aprendizagem e ganhou na atualidade espaço muito amplo nos processos de ensino. Requer preparo técnico e capacidade de observação dos profissionais envolvidos. Avaliar é uma atividade intrínseca e indissociável a qualquer tipo de ação que vise provocar mudanças. Neste sentido a avaliação é uma atividade constituinte da ação educativa, quer nos refiramos à avaliação do projeto educativo, avaliação do ensino ou avaliação da aprendizagem. Com o intuito de avaliar o aprendizado dos colaboradores de enfermagem relacionado às práticas de EP durante treinamento desenvolvido em um setor de clinica médica cirúrgica de um hospital privado do Noroeste do Paraná, pretende-se executar um estudo com objetivo de construir um instrumento de avaliação do aprendizado em EP. Será utilizado para este estudo um instrumento contendo questões relacionadas a feridas, técnicas de curativos, lavagem das mãos com finalidade de avaliar o aprendizado dos colaboradores de enfermagem antes e após a efetivação do treinamento. No momento anterior do treinamento, será distribuído um instrumento para avaliar o conhecimento prévio dos colaboradores de enfermagem. Após o treinamento executado, ou instrumento avaliativo será aplicado aos mesmos. Em ambos os testes não serão necessários a identificação dos colaboradores sendo preservado a identidade dos participantes e solicitado o preenchimento do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Para o treinamento serão utilizados recursos audiovisuais onde serão exibidos os conteúdos elaborados pelos pesquisadores. Ao término do treinamento os dados serão analisados quantitativamente por meio de tabelas e gráficos identificando a eficácia do treinamento, do aprendizado e da satisfação dos colaboradores de Enfermagem proposto para EP. Através deste trabalho será avaliado o conhecimento prévio e posterior dos colaboradores de enfermagem e quão eficaz será o treinamento para os colaboradores em relação à comparação das respostas que será feita ao final do treinamento.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-22
2020-02-04T11:33:02Z
2020-02-04T11:33:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-055-1
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4816
identifier_str_mv 978-85-8084-055-1
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4816
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771952671490048