ANÁLISE DO ESTUDO COM MISTURA DE CONCRETO ASFÁLTICO DENSO COM RESÍDUOS DE VIDRO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SGOBERO, Jéssica Bellanda
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: ALVES, Paulo Renato de Castro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2850
Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo qualificar a adição de agregados finos de vidro reciclável ao asfalto como medida sustentável em substituição da areia comumente utilizada no Brasil, estabelecendo a faixa C como camada de rolamento. A ideia inicial de propor uma camada drenante foi substituída por uma camada densa de betume (modificado por polímero RET) considerando os altos gastos com a manutenção e limpeza dos poros que seriam injetados na região já que é visível a poluição de areias, terras e outros resíduos nos eixos viários locais bem como visando a facilidade de adequação deste projeto em uma possível futura utilização dos dados já que o tipo de mistura mais comum na região é mistura betuminosa usinada a quente (CBUQ) de granulometria densa dentro da faixa C. A partir desta premissa houve a necessidade de estabelecer uma pesquisa para que fosse realizado um projeto com as porcentagens viáveis e possíveis do vidro no asfalto. Para isso estabeleceu-se como base metodológica o Ensaio Marshall (DNER - ME 043) bem como a Norma para pavimentação de concreto asfáltico com asfalto polímero (DNER-ES 385/99) que já é utilizado em larga escala no Brasil e de grande aceitação na aprovação de projetos asfálticos. Para o desenvolvimento desta pesquisa foram realizados todos os testes requeridos no qual obtiveram resultados de: fluência, tração na compressão diametral, estabilidade, densidade aparente, volume de vazios (vv), volume de agregado mineral (vam), Relação de betumes e vazios (Rbv), equivalente de areia e t eor ótimo de betume. A coleta dos agregados se deu na pedreira Ijuhy na cidade de Itambé, por ser considerada de melhor qualidade mineral; já a coleta do pó de vidro se deu na Cooperativa de Maringá chamada Coopervidros na qual o material foi peneirado previamente para que se coletassem apenas os agregados passantes na peneira 4,75 milímetros. Os ensaios foram realizados no laboratório da empresa Conterpave, onde os dados obtidos a partir da adição das partículas de vidro como agregado miúdo foram tratados e comparados aos resultados tradicionais obtidos com a areia. Com a obtenção de resultados dentro da normatização brasileira e totalmente qualificados para a inserção deste novo material proposto iniciou-se então a especulação do potencial de recolhimento do vidro na cidade de Maringá, pois sabe-se que todo o vidro recolhido na cidade e região não tem destinação local, mas são levados a São Paulo para que lá seja processado e volte ao ciclo de produção, considerando os gastos com combustível e a poluição atmosférica que é causada no transporte destes até o destino final.
id UNICESU -1_9cb7f54f4975675c60b933bd6cdf2829
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2850
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling ANÁLISE DO ESTUDO COM MISTURA DE CONCRETO ASFÁLTICO DENSO COM RESÍDUOS DE VIDROEnsaio marshallPartículas de vidroSubstituiçãoSustentabilidadeVidro recicladoA presente pesquisa tem por objetivo qualificar a adição de agregados finos de vidro reciclável ao asfalto como medida sustentável em substituição da areia comumente utilizada no Brasil, estabelecendo a faixa C como camada de rolamento. A ideia inicial de propor uma camada drenante foi substituída por uma camada densa de betume (modificado por polímero RET) considerando os altos gastos com a manutenção e limpeza dos poros que seriam injetados na região já que é visível a poluição de areias, terras e outros resíduos nos eixos viários locais bem como visando a facilidade de adequação deste projeto em uma possível futura utilização dos dados já que o tipo de mistura mais comum na região é mistura betuminosa usinada a quente (CBUQ) de granulometria densa dentro da faixa C. A partir desta premissa houve a necessidade de estabelecer uma pesquisa para que fosse realizado um projeto com as porcentagens viáveis e possíveis do vidro no asfalto. Para isso estabeleceu-se como base metodológica o Ensaio Marshall (DNER - ME 043) bem como a Norma para pavimentação de concreto asfáltico com asfalto polímero (DNER-ES 385/99) que já é utilizado em larga escala no Brasil e de grande aceitação na aprovação de projetos asfálticos. Para o desenvolvimento desta pesquisa foram realizados todos os testes requeridos no qual obtiveram resultados de: fluência, tração na compressão diametral, estabilidade, densidade aparente, volume de vazios (vv), volume de agregado mineral (vam), Relação de betumes e vazios (Rbv), equivalente de areia e t eor ótimo de betume. A coleta dos agregados se deu na pedreira Ijuhy na cidade de Itambé, por ser considerada de melhor qualidade mineral; já a coleta do pó de vidro se deu na Cooperativa de Maringá chamada Coopervidros na qual o material foi peneirado previamente para que se coletassem apenas os agregados passantes na peneira 4,75 milímetros. Os ensaios foram realizados no laboratório da empresa Conterpave, onde os dados obtidos a partir da adição das partículas de vidro como agregado miúdo foram tratados e comparados aos resultados tradicionais obtidos com a areia. Com a obtenção de resultados dentro da normatização brasileira e totalmente qualificados para a inserção deste novo material proposto iniciou-se então a especulação do potencial de recolhimento do vidro na cidade de Maringá, pois sabe-se que todo o vidro recolhido na cidade e região não tem destinação local, mas são levados a São Paulo para que lá seja processado e volte ao ciclo de produção, considerando os gastos com combustível e a poluição atmosférica que é causada no transporte destes até o destino final.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-11-18T18:41:45Z2019-11-18T18:41:45Z2015-11-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-996-7http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2850porSGOBERO, Jéssica BellandaALVES, Paulo Renato de Castroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T19:51:08ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv ANÁLISE DO ESTUDO COM MISTURA DE CONCRETO ASFÁLTICO DENSO COM RESÍDUOS DE VIDRO
title ANÁLISE DO ESTUDO COM MISTURA DE CONCRETO ASFÁLTICO DENSO COM RESÍDUOS DE VIDRO
spellingShingle ANÁLISE DO ESTUDO COM MISTURA DE CONCRETO ASFÁLTICO DENSO COM RESÍDUOS DE VIDRO
SGOBERO, Jéssica Bellanda
Ensaio marshall
Partículas de vidro
Substituição
Sustentabilidade
Vidro reciclado
title_short ANÁLISE DO ESTUDO COM MISTURA DE CONCRETO ASFÁLTICO DENSO COM RESÍDUOS DE VIDRO
title_full ANÁLISE DO ESTUDO COM MISTURA DE CONCRETO ASFÁLTICO DENSO COM RESÍDUOS DE VIDRO
title_fullStr ANÁLISE DO ESTUDO COM MISTURA DE CONCRETO ASFÁLTICO DENSO COM RESÍDUOS DE VIDRO
title_full_unstemmed ANÁLISE DO ESTUDO COM MISTURA DE CONCRETO ASFÁLTICO DENSO COM RESÍDUOS DE VIDRO
title_sort ANÁLISE DO ESTUDO COM MISTURA DE CONCRETO ASFÁLTICO DENSO COM RESÍDUOS DE VIDRO
author SGOBERO, Jéssica Bellanda
author_facet SGOBERO, Jéssica Bellanda
ALVES, Paulo Renato de Castro
author_role author
author2 ALVES, Paulo Renato de Castro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SGOBERO, Jéssica Bellanda
ALVES, Paulo Renato de Castro
dc.subject.por.fl_str_mv Ensaio marshall
Partículas de vidro
Substituição
Sustentabilidade
Vidro reciclado
topic Ensaio marshall
Partículas de vidro
Substituição
Sustentabilidade
Vidro reciclado
description A presente pesquisa tem por objetivo qualificar a adição de agregados finos de vidro reciclável ao asfalto como medida sustentável em substituição da areia comumente utilizada no Brasil, estabelecendo a faixa C como camada de rolamento. A ideia inicial de propor uma camada drenante foi substituída por uma camada densa de betume (modificado por polímero RET) considerando os altos gastos com a manutenção e limpeza dos poros que seriam injetados na região já que é visível a poluição de areias, terras e outros resíduos nos eixos viários locais bem como visando a facilidade de adequação deste projeto em uma possível futura utilização dos dados já que o tipo de mistura mais comum na região é mistura betuminosa usinada a quente (CBUQ) de granulometria densa dentro da faixa C. A partir desta premissa houve a necessidade de estabelecer uma pesquisa para que fosse realizado um projeto com as porcentagens viáveis e possíveis do vidro no asfalto. Para isso estabeleceu-se como base metodológica o Ensaio Marshall (DNER - ME 043) bem como a Norma para pavimentação de concreto asfáltico com asfalto polímero (DNER-ES 385/99) que já é utilizado em larga escala no Brasil e de grande aceitação na aprovação de projetos asfálticos. Para o desenvolvimento desta pesquisa foram realizados todos os testes requeridos no qual obtiveram resultados de: fluência, tração na compressão diametral, estabilidade, densidade aparente, volume de vazios (vv), volume de agregado mineral (vam), Relação de betumes e vazios (Rbv), equivalente de areia e t eor ótimo de betume. A coleta dos agregados se deu na pedreira Ijuhy na cidade de Itambé, por ser considerada de melhor qualidade mineral; já a coleta do pó de vidro se deu na Cooperativa de Maringá chamada Coopervidros na qual o material foi peneirado previamente para que se coletassem apenas os agregados passantes na peneira 4,75 milímetros. Os ensaios foram realizados no laboratório da empresa Conterpave, onde os dados obtidos a partir da adição das partículas de vidro como agregado miúdo foram tratados e comparados aos resultados tradicionais obtidos com a areia. Com a obtenção de resultados dentro da normatização brasileira e totalmente qualificados para a inserção deste novo material proposto iniciou-se então a especulação do potencial de recolhimento do vidro na cidade de Maringá, pois sabe-se que todo o vidro recolhido na cidade e região não tem destinação local, mas são levados a São Paulo para que lá seja processado e volte ao ciclo de produção, considerando os gastos com combustível e a poluição atmosférica que é causada no transporte destes até o destino final.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-04
2019-11-18T18:41:45Z
2019-11-18T18:41:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-996-7
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2850
identifier_str_mv 978-85-8084-996-7
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2850
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771950270251008