PERCEPÇÃO DO HANDICAP AUDITIVO EM IDOSOS COM A UTILIZAÇÃO DO QUESTIONÁRIO HHIE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PAULA, Karla Pereira de
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: RAMOS, Silvia Regina Barreto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6693
Resumo: A Presbiacusia diz respeito à perda auditiva associada ao envelhecimento, caracteriza-se por uma perda auditiva bilateral para as altas freqüências, diminuição na sensibilidade auditiva e redução na inteligibilidade de fala, comprometendo a comunicação do sujeito idoso, afetando sua qualidade de vida. Uma das maiores conseqüências decorrentes desta dificuldade na comunicação é o handicap auditivo, caracterizado por aspectos não auditivos que limitam o indivíduo no desempenho de seu papel na sociedade. O handicap auditivo pode ser observado antes e após a adaptação com AASI (Aparelho de Amplificação Sonora Individual) O handicap não poder ser avaliado somente por dados audiométricos, devido a isto, questionários de auto-avaliação estão sendo muito utilizados, visando aferir as reações psicossociais do idoso frente ao problema apresentado. Sendo assim, este trabalho tem por objetivo caracterizar a percepção de idosos em relação ao handicap auditivo, visando ressaltar a importância da orientação no momento da adaptação do AASI. O levantamento dos dados será realizado através de anamnese em 30 indivíduos idosos encaminhados à clínica-escola de Fonoaudiologia pelos Postos de Saúde ao setor de Saúde Auditiva para diagnóstico e adaptação do AASI em convênio com o SUS. Os critérios para exclusão dos sujeitos será estabelecido pelos pacientes que não apresentarem queixa auditiva, que apresentam alterações neurológicas e otites médias, e que se comunicam através de língua de sinais. Posteriormente será realizada a aplicação do questionário HHIE (Hearing Handicap Investigation for the Elderly) constituído de 25 questões objetivas com a finalidade de obter informações quanto aos aspectos sociais/situacionais e emocionais da perda auditiva na população alvo. Após a discussão dos dados, espera-se caracterizar a percepção dos idosos em relação ao handicap auditivo de acordo com as variáveis sexo, idade, grau e tipo de perda auditiva, ressaltando a importância da orientação fonoaudiológica no momento da adaptação do AASI.
id UNICESU -1_9d1c7d1c44862277bbdbbbd69a377e85
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6693
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling PERCEPÇÃO DO HANDICAP AUDITIVO EM IDOSOS COM A UTILIZAÇÃO DO QUESTIONÁRIO HHIEHandicap auditivoHHIEPresbiacusiaA Presbiacusia diz respeito à perda auditiva associada ao envelhecimento, caracteriza-se por uma perda auditiva bilateral para as altas freqüências, diminuição na sensibilidade auditiva e redução na inteligibilidade de fala, comprometendo a comunicação do sujeito idoso, afetando sua qualidade de vida. Uma das maiores conseqüências decorrentes desta dificuldade na comunicação é o handicap auditivo, caracterizado por aspectos não auditivos que limitam o indivíduo no desempenho de seu papel na sociedade. O handicap auditivo pode ser observado antes e após a adaptação com AASI (Aparelho de Amplificação Sonora Individual) O handicap não poder ser avaliado somente por dados audiométricos, devido a isto, questionários de auto-avaliação estão sendo muito utilizados, visando aferir as reações psicossociais do idoso frente ao problema apresentado. Sendo assim, este trabalho tem por objetivo caracterizar a percepção de idosos em relação ao handicap auditivo, visando ressaltar a importância da orientação no momento da adaptação do AASI. O levantamento dos dados será realizado através de anamnese em 30 indivíduos idosos encaminhados à clínica-escola de Fonoaudiologia pelos Postos de Saúde ao setor de Saúde Auditiva para diagnóstico e adaptação do AASI em convênio com o SUS. Os critérios para exclusão dos sujeitos será estabelecido pelos pacientes que não apresentarem queixa auditiva, que apresentam alterações neurológicas e otites médias, e que se comunicam através de língua de sinais. Posteriormente será realizada a aplicação do questionário HHIE (Hearing Handicap Investigation for the Elderly) constituído de 25 questões objetivas com a finalidade de obter informações quanto aos aspectos sociais/situacionais e emocionais da perda auditiva na população alvo. Após a discussão dos dados, espera-se caracterizar a percepção dos idosos em relação ao handicap auditivo de acordo com as variáveis sexo, idade, grau e tipo de perda auditiva, ressaltando a importância da orientação fonoaudiológica no momento da adaptação do AASI.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-01-25T12:12:25Z2007-10-232021-01-25T12:12:25Z2007-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf9788561091002http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6693porPAULA, Karla Pereira deRAMOS, Silvia Regina Barretoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2021-01-26T06:01:36ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv PERCEPÇÃO DO HANDICAP AUDITIVO EM IDOSOS COM A UTILIZAÇÃO DO QUESTIONÁRIO HHIE
title PERCEPÇÃO DO HANDICAP AUDITIVO EM IDOSOS COM A UTILIZAÇÃO DO QUESTIONÁRIO HHIE
spellingShingle PERCEPÇÃO DO HANDICAP AUDITIVO EM IDOSOS COM A UTILIZAÇÃO DO QUESTIONÁRIO HHIE
PAULA, Karla Pereira de
Handicap auditivo
HHIE
Presbiacusia
title_short PERCEPÇÃO DO HANDICAP AUDITIVO EM IDOSOS COM A UTILIZAÇÃO DO QUESTIONÁRIO HHIE
title_full PERCEPÇÃO DO HANDICAP AUDITIVO EM IDOSOS COM A UTILIZAÇÃO DO QUESTIONÁRIO HHIE
title_fullStr PERCEPÇÃO DO HANDICAP AUDITIVO EM IDOSOS COM A UTILIZAÇÃO DO QUESTIONÁRIO HHIE
title_full_unstemmed PERCEPÇÃO DO HANDICAP AUDITIVO EM IDOSOS COM A UTILIZAÇÃO DO QUESTIONÁRIO HHIE
title_sort PERCEPÇÃO DO HANDICAP AUDITIVO EM IDOSOS COM A UTILIZAÇÃO DO QUESTIONÁRIO HHIE
author PAULA, Karla Pereira de
author_facet PAULA, Karla Pereira de
RAMOS, Silvia Regina Barreto
author_role author
author2 RAMOS, Silvia Regina Barreto
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv PAULA, Karla Pereira de
RAMOS, Silvia Regina Barreto
dc.subject.por.fl_str_mv Handicap auditivo
HHIE
Presbiacusia
topic Handicap auditivo
HHIE
Presbiacusia
description A Presbiacusia diz respeito à perda auditiva associada ao envelhecimento, caracteriza-se por uma perda auditiva bilateral para as altas freqüências, diminuição na sensibilidade auditiva e redução na inteligibilidade de fala, comprometendo a comunicação do sujeito idoso, afetando sua qualidade de vida. Uma das maiores conseqüências decorrentes desta dificuldade na comunicação é o handicap auditivo, caracterizado por aspectos não auditivos que limitam o indivíduo no desempenho de seu papel na sociedade. O handicap auditivo pode ser observado antes e após a adaptação com AASI (Aparelho de Amplificação Sonora Individual) O handicap não poder ser avaliado somente por dados audiométricos, devido a isto, questionários de auto-avaliação estão sendo muito utilizados, visando aferir as reações psicossociais do idoso frente ao problema apresentado. Sendo assim, este trabalho tem por objetivo caracterizar a percepção de idosos em relação ao handicap auditivo, visando ressaltar a importância da orientação no momento da adaptação do AASI. O levantamento dos dados será realizado através de anamnese em 30 indivíduos idosos encaminhados à clínica-escola de Fonoaudiologia pelos Postos de Saúde ao setor de Saúde Auditiva para diagnóstico e adaptação do AASI em convênio com o SUS. Os critérios para exclusão dos sujeitos será estabelecido pelos pacientes que não apresentarem queixa auditiva, que apresentam alterações neurológicas e otites médias, e que se comunicam através de língua de sinais. Posteriormente será realizada a aplicação do questionário HHIE (Hearing Handicap Investigation for the Elderly) constituído de 25 questões objetivas com a finalidade de obter informações quanto aos aspectos sociais/situacionais e emocionais da perda auditiva na população alvo. Após a discussão dos dados, espera-se caracterizar a percepção dos idosos em relação ao handicap auditivo de acordo com as variáveis sexo, idade, grau e tipo de perda auditiva, ressaltando a importância da orientação fonoaudiológica no momento da adaptação do AASI.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-10-23
2007-10-23
2021-01-25T12:12:25Z
2021-01-25T12:12:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 9788561091002
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6693
identifier_str_mv 9788561091002
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6693
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771941532467200