PBL E A FORMAÇÃO EM MEDICINA: UMA ESTRATÉGIA DE ENSINO E AUTONOMIA DE APRENDIZAGEM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3809 |
Resumo: | O Ministério da Educação juntamente com o Ministério da Saúde, em contexto brasileiro, propuseram mudanças nas Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de Medicina com o intuito de diplomar médicos mais críticos, reflexivos, humanistas e responsáveis pela sua própria aprendizagem. Tais mudanças repercutem no desenvolvimento de práticas pedagógicas que envolvam processos ativos de aprendizagem na formação do futuro médico. Sendo assim, as metodologias ativas surgem para auxiliar estas alterações propostas em vinculação ao processo de ensino e de aprendizagem do futuro médico. Neste propósito o presente projeto de pesquisa tem como temática o Problem Based Learning (PBL), por tal método ser utilizado no curso de Medicina da Unicesumar, e busca entender como ele funciona na prática, evidenciando as suas vantagens e desvantagens a partir da percepção dos estudantes e tutores sobre o PBL. Para tal objetivo de pesquisa, será elaborado e validado um Instrumento de Avaliação do PBL composto de dois diferentes questionários – um para os estudantes e outro para os tutores –, fundamentado na literatura acerca do método do PBL. A aplicação dos questionários será feita para estudantes das turmas do segundo ao quinto ano e para tutores de cada turma. Os resultados obtidos serão analisados quantitativamente no interim de validação do Instrumento de Avaliação do PBL. Espera- se, com esta pesquisa, construir um Instrumento de Avaliação do PBL válido e aplicável para que as universidades possam utiliza- lo e aperfeiçoar o processo de ensino e de aprendizagem dos futuros médicos do país. |
id |
UNICESU -1_9d645d40c1fceeaa0dc5dc12458322ec |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3809 |
network_acronym_str |
UNICESU -1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
spelling |
PBL E A FORMAÇÃO EM MEDICINA: UMA ESTRATÉGIA DE ENSINO E AUTONOMIA DE APRENDIZAGEMEducação SuperiorInstrumento de avaliaçãoMetodologia ativaO Ministério da Educação juntamente com o Ministério da Saúde, em contexto brasileiro, propuseram mudanças nas Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de Medicina com o intuito de diplomar médicos mais críticos, reflexivos, humanistas e responsáveis pela sua própria aprendizagem. Tais mudanças repercutem no desenvolvimento de práticas pedagógicas que envolvam processos ativos de aprendizagem na formação do futuro médico. Sendo assim, as metodologias ativas surgem para auxiliar estas alterações propostas em vinculação ao processo de ensino e de aprendizagem do futuro médico. Neste propósito o presente projeto de pesquisa tem como temática o Problem Based Learning (PBL), por tal método ser utilizado no curso de Medicina da Unicesumar, e busca entender como ele funciona na prática, evidenciando as suas vantagens e desvantagens a partir da percepção dos estudantes e tutores sobre o PBL. Para tal objetivo de pesquisa, será elaborado e validado um Instrumento de Avaliação do PBL composto de dois diferentes questionários – um para os estudantes e outro para os tutores –, fundamentado na literatura acerca do método do PBL. A aplicação dos questionários será feita para estudantes das turmas do segundo ao quinto ano e para tutores de cada turma. Os resultados obtidos serão analisados quantitativamente no interim de validação do Instrumento de Avaliação do PBL. Espera- se, com esta pesquisa, construir um Instrumento de Avaliação do PBL válido e aplicável para que as universidades possam utiliza- lo e aperfeiçoar o processo de ensino e de aprendizagem dos futuros médicos do país.UniCesumar2020-01-06T13:23:28Z2020-01-06T13:23:28Z2019-10-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1960-5http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3809otherMIRANDA, Gabrielle BonilhaSANTOS, Sandy StaqueciniFORNO, Letícia Fleig DalBERNUCCI, Marcelo Picininreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:53:01Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:53:08.093Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
PBL E A FORMAÇÃO EM MEDICINA: UMA ESTRATÉGIA DE ENSINO E AUTONOMIA DE APRENDIZAGEM |
title |
PBL E A FORMAÇÃO EM MEDICINA: UMA ESTRATÉGIA DE ENSINO E AUTONOMIA DE APRENDIZAGEM |
spellingShingle |
PBL E A FORMAÇÃO EM MEDICINA: UMA ESTRATÉGIA DE ENSINO E AUTONOMIA DE APRENDIZAGEM MIRANDA, Gabrielle Bonilha Educação Superior Instrumento de avaliação Metodologia ativa |
title_short |
PBL E A FORMAÇÃO EM MEDICINA: UMA ESTRATÉGIA DE ENSINO E AUTONOMIA DE APRENDIZAGEM |
title_full |
PBL E A FORMAÇÃO EM MEDICINA: UMA ESTRATÉGIA DE ENSINO E AUTONOMIA DE APRENDIZAGEM |
title_fullStr |
PBL E A FORMAÇÃO EM MEDICINA: UMA ESTRATÉGIA DE ENSINO E AUTONOMIA DE APRENDIZAGEM |
title_full_unstemmed |
PBL E A FORMAÇÃO EM MEDICINA: UMA ESTRATÉGIA DE ENSINO E AUTONOMIA DE APRENDIZAGEM |
title_sort |
PBL E A FORMAÇÃO EM MEDICINA: UMA ESTRATÉGIA DE ENSINO E AUTONOMIA DE APRENDIZAGEM |
author |
MIRANDA, Gabrielle Bonilha |
author_facet |
MIRANDA, Gabrielle Bonilha SANTOS, Sandy Staquecini FORNO, Letícia Fleig Dal BERNUCCI, Marcelo Picinin |
author_role |
author |
author2 |
SANTOS, Sandy Staquecini FORNO, Letícia Fleig Dal BERNUCCI, Marcelo Picinin |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MIRANDA, Gabrielle Bonilha SANTOS, Sandy Staquecini FORNO, Letícia Fleig Dal BERNUCCI, Marcelo Picinin |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Superior Instrumento de avaliação Metodologia ativa |
topic |
Educação Superior Instrumento de avaliação Metodologia ativa |
dc.description.none.fl_txt_mv |
O Ministério da Educação juntamente com o Ministério da Saúde, em contexto brasileiro, propuseram mudanças nas Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de Medicina com o intuito de diplomar médicos mais críticos, reflexivos, humanistas e responsáveis pela sua própria aprendizagem. Tais mudanças repercutem no desenvolvimento de práticas pedagógicas que envolvam processos ativos de aprendizagem na formação do futuro médico. Sendo assim, as metodologias ativas surgem para auxiliar estas alterações propostas em vinculação ao processo de ensino e de aprendizagem do futuro médico. Neste propósito o presente projeto de pesquisa tem como temática o Problem Based Learning (PBL), por tal método ser utilizado no curso de Medicina da Unicesumar, e busca entender como ele funciona na prática, evidenciando as suas vantagens e desvantagens a partir da percepção dos estudantes e tutores sobre o PBL. Para tal objetivo de pesquisa, será elaborado e validado um Instrumento de Avaliação do PBL composto de dois diferentes questionários – um para os estudantes e outro para os tutores –, fundamentado na literatura acerca do método do PBL. A aplicação dos questionários será feita para estudantes das turmas do segundo ao quinto ano e para tutores de cada turma. Os resultados obtidos serão analisados quantitativamente no interim de validação do Instrumento de Avaliação do PBL. Espera- se, com esta pesquisa, construir um Instrumento de Avaliação do PBL válido e aplicável para que as universidades possam utiliza- lo e aperfeiçoar o processo de ensino e de aprendizagem dos futuros médicos do país. |
description |
O Ministério da Educação juntamente com o Ministério da Saúde, em contexto brasileiro, propuseram mudanças nas Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de Medicina com o intuito de diplomar médicos mais críticos, reflexivos, humanistas e responsáveis pela sua própria aprendizagem. Tais mudanças repercutem no desenvolvimento de práticas pedagógicas que envolvam processos ativos de aprendizagem na formação do futuro médico. Sendo assim, as metodologias ativas surgem para auxiliar estas alterações propostas em vinculação ao processo de ensino e de aprendizagem do futuro médico. Neste propósito o presente projeto de pesquisa tem como temática o Problem Based Learning (PBL), por tal método ser utilizado no curso de Medicina da Unicesumar, e busca entender como ele funciona na prática, evidenciando as suas vantagens e desvantagens a partir da percepção dos estudantes e tutores sobre o PBL. Para tal objetivo de pesquisa, será elaborado e validado um Instrumento de Avaliação do PBL composto de dois diferentes questionários – um para os estudantes e outro para os tutores –, fundamentado na literatura acerca do método do PBL. A aplicação dos questionários será feita para estudantes das turmas do segundo ao quinto ano e para tutores de cada turma. Os resultados obtidos serão analisados quantitativamente no interim de validação do Instrumento de Avaliação do PBL. Espera- se, com esta pesquisa, construir um Instrumento de Avaliação do PBL válido e aplicável para que as universidades possam utiliza- lo e aperfeiçoar o processo de ensino e de aprendizagem dos futuros médicos do país. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-30 2020-01-06T13:23:28Z 2020-01-06T13:23:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
status_str |
publishedVersion |
format |
article |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-459-1960-5 http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3809 |
identifier_str_mv |
978-85-459-1960-5 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3809 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
other |
language_invalid_str_mv |
other |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UniCesumar |
publisher.none.fl_str_mv |
UniCesumar |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá instacron:UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá |
repository.mail.fl_str_mv |
joao.souza@unicesumar.edu.br |
_version_ |
1669948585621323776 |