PBL E A FORMAÇÃO EM MEDICINA: UMA ESTRATÉGIA DE ENSINO E AUTONOMIA DE APRENDIZAGEM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MIRANDA, Gabrielle Bonilha
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: SANTOS, Sandy Staquecini, FORNO, Letícia Fleig Dal, BERNUCCI, Marcelo Picinin
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3809
Resumo: O Ministério da Educação juntamente com o Ministério da Saúde, em contexto brasileiro, propuseram mudanças nas Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de Medicina com o intuito de diplomar médicos mais críticos, reflexivos, humanistas e responsáveis pela sua própria aprendizagem. Tais mudanças repercutem no desenvolvimento de práticas pedagógicas que envolvam processos ativos de aprendizagem na formação do futuro médico. Sendo assim, as metodologias ativas surgem para auxiliar estas alterações propostas em vinculação ao processo de ensino e de aprendizagem do futuro médico. Neste propósito o presente projeto de pesquisa tem como temática o Problem Based Learning (PBL), por tal método ser utilizado no curso de Medicina da Unicesumar, e busca entender como ele funciona na prática, evidenciando as suas vantagens e desvantagens a partir da percepção dos estudantes e tutores sobre o PBL. Para tal objetivo de pesquisa, será elaborado e validado um Instrumento de Avaliação do PBL composto de dois diferentes questionários – um para os estudantes e outro para os tutores –, fundamentado na literatura acerca do método do PBL. A aplicação dos questionários será feita para estudantes das turmas do segundo ao quinto ano e para tutores de cada turma. Os resultados obtidos serão analisados quantitativamente no interim de validação do Instrumento de Avaliação do PBL. Espera- se, com esta pesquisa, construir um Instrumento de Avaliação do PBL válido e aplicável para que as universidades possam utiliza- lo e aperfeiçoar o processo de ensino e de aprendizagem dos futuros médicos do país.
id UNICESU -1_9d645d40c1fceeaa0dc5dc12458322ec
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3809
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling PBL E A FORMAÇÃO EM MEDICINA: UMA ESTRATÉGIA DE ENSINO E AUTONOMIA DE APRENDIZAGEMEducação SuperiorInstrumento de avaliaçãoMetodologia ativaO Ministério da Educação juntamente com o Ministério da Saúde, em contexto brasileiro, propuseram mudanças nas Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de Medicina com o intuito de diplomar médicos mais críticos, reflexivos, humanistas e responsáveis pela sua própria aprendizagem. Tais mudanças repercutem no desenvolvimento de práticas pedagógicas que envolvam processos ativos de aprendizagem na formação do futuro médico. Sendo assim, as metodologias ativas surgem para auxiliar estas alterações propostas em vinculação ao processo de ensino e de aprendizagem do futuro médico. Neste propósito o presente projeto de pesquisa tem como temática o Problem Based Learning (PBL), por tal método ser utilizado no curso de Medicina da Unicesumar, e busca entender como ele funciona na prática, evidenciando as suas vantagens e desvantagens a partir da percepção dos estudantes e tutores sobre o PBL. Para tal objetivo de pesquisa, será elaborado e validado um Instrumento de Avaliação do PBL composto de dois diferentes questionários – um para os estudantes e outro para os tutores –, fundamentado na literatura acerca do método do PBL. A aplicação dos questionários será feita para estudantes das turmas do segundo ao quinto ano e para tutores de cada turma. Os resultados obtidos serão analisados quantitativamente no interim de validação do Instrumento de Avaliação do PBL. Espera- se, com esta pesquisa, construir um Instrumento de Avaliação do PBL válido e aplicável para que as universidades possam utiliza- lo e aperfeiçoar o processo de ensino e de aprendizagem dos futuros médicos do país.UniCesumar2020-01-06T13:23:28Z2020-01-06T13:23:28Z2019-10-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1960-5http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3809otherMIRANDA, Gabrielle BonilhaSANTOS, Sandy StaqueciniFORNO, Letícia Fleig DalBERNUCCI, Marcelo Picininreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:53:01Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:53:08.093Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv PBL E A FORMAÇÃO EM MEDICINA: UMA ESTRATÉGIA DE ENSINO E AUTONOMIA DE APRENDIZAGEM
title PBL E A FORMAÇÃO EM MEDICINA: UMA ESTRATÉGIA DE ENSINO E AUTONOMIA DE APRENDIZAGEM
spellingShingle PBL E A FORMAÇÃO EM MEDICINA: UMA ESTRATÉGIA DE ENSINO E AUTONOMIA DE APRENDIZAGEM
MIRANDA, Gabrielle Bonilha
Educação Superior
Instrumento de avaliação
Metodologia ativa
title_short PBL E A FORMAÇÃO EM MEDICINA: UMA ESTRATÉGIA DE ENSINO E AUTONOMIA DE APRENDIZAGEM
title_full PBL E A FORMAÇÃO EM MEDICINA: UMA ESTRATÉGIA DE ENSINO E AUTONOMIA DE APRENDIZAGEM
title_fullStr PBL E A FORMAÇÃO EM MEDICINA: UMA ESTRATÉGIA DE ENSINO E AUTONOMIA DE APRENDIZAGEM
title_full_unstemmed PBL E A FORMAÇÃO EM MEDICINA: UMA ESTRATÉGIA DE ENSINO E AUTONOMIA DE APRENDIZAGEM
title_sort PBL E A FORMAÇÃO EM MEDICINA: UMA ESTRATÉGIA DE ENSINO E AUTONOMIA DE APRENDIZAGEM
author MIRANDA, Gabrielle Bonilha
author_facet MIRANDA, Gabrielle Bonilha
SANTOS, Sandy Staquecini
FORNO, Letícia Fleig Dal
BERNUCCI, Marcelo Picinin
author_role author
author2 SANTOS, Sandy Staquecini
FORNO, Letícia Fleig Dal
BERNUCCI, Marcelo Picinin
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv MIRANDA, Gabrielle Bonilha
SANTOS, Sandy Staquecini
FORNO, Letícia Fleig Dal
BERNUCCI, Marcelo Picinin
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Superior
Instrumento de avaliação
Metodologia ativa
topic Educação Superior
Instrumento de avaliação
Metodologia ativa
dc.description.none.fl_txt_mv O Ministério da Educação juntamente com o Ministério da Saúde, em contexto brasileiro, propuseram mudanças nas Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de Medicina com o intuito de diplomar médicos mais críticos, reflexivos, humanistas e responsáveis pela sua própria aprendizagem. Tais mudanças repercutem no desenvolvimento de práticas pedagógicas que envolvam processos ativos de aprendizagem na formação do futuro médico. Sendo assim, as metodologias ativas surgem para auxiliar estas alterações propostas em vinculação ao processo de ensino e de aprendizagem do futuro médico. Neste propósito o presente projeto de pesquisa tem como temática o Problem Based Learning (PBL), por tal método ser utilizado no curso de Medicina da Unicesumar, e busca entender como ele funciona na prática, evidenciando as suas vantagens e desvantagens a partir da percepção dos estudantes e tutores sobre o PBL. Para tal objetivo de pesquisa, será elaborado e validado um Instrumento de Avaliação do PBL composto de dois diferentes questionários – um para os estudantes e outro para os tutores –, fundamentado na literatura acerca do método do PBL. A aplicação dos questionários será feita para estudantes das turmas do segundo ao quinto ano e para tutores de cada turma. Os resultados obtidos serão analisados quantitativamente no interim de validação do Instrumento de Avaliação do PBL. Espera- se, com esta pesquisa, construir um Instrumento de Avaliação do PBL válido e aplicável para que as universidades possam utiliza- lo e aperfeiçoar o processo de ensino e de aprendizagem dos futuros médicos do país.
description O Ministério da Educação juntamente com o Ministério da Saúde, em contexto brasileiro, propuseram mudanças nas Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de Medicina com o intuito de diplomar médicos mais críticos, reflexivos, humanistas e responsáveis pela sua própria aprendizagem. Tais mudanças repercutem no desenvolvimento de práticas pedagógicas que envolvam processos ativos de aprendizagem na formação do futuro médico. Sendo assim, as metodologias ativas surgem para auxiliar estas alterações propostas em vinculação ao processo de ensino e de aprendizagem do futuro médico. Neste propósito o presente projeto de pesquisa tem como temática o Problem Based Learning (PBL), por tal método ser utilizado no curso de Medicina da Unicesumar, e busca entender como ele funciona na prática, evidenciando as suas vantagens e desvantagens a partir da percepção dos estudantes e tutores sobre o PBL. Para tal objetivo de pesquisa, será elaborado e validado um Instrumento de Avaliação do PBL composto de dois diferentes questionários – um para os estudantes e outro para os tutores –, fundamentado na literatura acerca do método do PBL. A aplicação dos questionários será feita para estudantes das turmas do segundo ao quinto ano e para tutores de cada turma. Os resultados obtidos serão analisados quantitativamente no interim de validação do Instrumento de Avaliação do PBL. Espera- se, com esta pesquisa, construir um Instrumento de Avaliação do PBL válido e aplicável para que as universidades possam utiliza- lo e aperfeiçoar o processo de ensino e de aprendizagem dos futuros médicos do país.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-30
2020-01-06T13:23:28Z
2020-01-06T13:23:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-1960-5
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3809
identifier_str_mv 978-85-459-1960-5
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3809
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948585621323776