AS PERSPECTIVAS TEÓRICAS DE LEITURA DA PROVA BRASIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CAVALCANTI, Rosilene da Silva de Moraes
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: MENEGASSI, Renilson José
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6198
Resumo: Por reconhecer a importância da leitura, o Ministério da Educação implantou a Prova Brasil, que é um instrumento utilizado para avaliar a situação de ensino e aprendizagem de leitura nas séries finais de ciclos das escolas públicas. Dessa forma, esta pesquisa investiga quais as perspectivas conceituais teóricas que subsidiam a Prova Brasil, aplicada à 4ª série do ensino fundamental, objetivando contribuir para os estudos sobre a formação do leitor na escola. A pesquisa, subsidiada pelas teorias sobre leitura desenvolvidas pela Linguística Aplicada, investigou os conceitos de leitura que estão presentes na Prova Brasil e quais aspectos conceituais básicos sobre leitura são utilizados na elaboração e composição das atividades. Para identificar esses aspectos, utilizaram-se como corpus de investigação a Prova Brasil e a Matriz de Referência de Língua Portuguesa que serve de base para a elaboração da avaliação. Com o levantamento desses aspectos teóricos, identificaram-se os seguintes quesitos: a) recorrência de informações implícitas; b) inferências; c) pista textual; d) relação textual entre muitos outros conceitos teóricos, que se mostram necessários ao trabalho com os alunos, no ensino de leitura, para a formação e o desenvolvimento de um leitor competente dentro dos parâmetros pretendidos pelo sistema escolar brasileiro. Assim, nesta comunicação, são apresentados os aspectos conceituais básicos de leitura, que subsidiam a Prova Brasil e que têm por finalidade a formação e o desenvolvimento do aluno-leitor competente.
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