DIVULGAÇÃO CIENTIFICA: UM VÍDEO DE ANIMAÇÃO PARA APRESENTAR A INTERNET DAS COISAS SOCIAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MARTINS, Hygor Vinícius Pereira
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: GORAIEB, Rafael, OBERLEITNER, Vinicius, LUCENA, Tiago Franklin Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1305
Resumo: O artigo descreve os resultados parciais de um projeto de inovação tecnológica, de caráter experimental e transdisciplinar com base nos campos de Internet das Coisas e Computação Pervasiva explicados aqui na forma de um vídeo para divulgação científica cujo objetivo foi o desenvolvimento de um sistema eletrônico composto por um sensor de temperatura LM35, ESP8266 The Thing (Sparkfun), pushbutton e uma bateria LiPo (lítio). O sensor foi instalado na tampa de uma garrafa térmica, de modo que pudesse se conectar à internet com o auxílio da placa ESP8266 The Thing, e através da API (Interface entre Aplicativo e Programa) thingspeak, ter acesso a uma interface de comunicação com redes sociais online (Twitter), convidando os amigos a virem tomar café em sua casa quando um líquido quente fosse inserido dentro do recipiente. Tendo pontos de intersecção nas áreas de Arte, Ciência e Tecnologia, o produto final foi desenvolvido para grupos de usuários idosos, que vivem sozinhos e necessitam de socialização. Diante da complexidade do processo e ineditismo da proposta de uma Internet das Coisas com foco para interação social, um vídeo de animação foi criado e este artigo documenta essa criação.
id UNICESU -1_a2d5523ee015157099ae713e3188e71c
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1305
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling DIVULGAÇÃO CIENTIFICA: UM VÍDEO DE ANIMAÇÃO PARA APRESENTAR A INTERNET DAS COISAS SOCIALCulturaGarrafa TérmicaInclusão DigitalSociabilidadeO artigo descreve os resultados parciais de um projeto de inovação tecnológica, de caráter experimental e transdisciplinar com base nos campos de Internet das Coisas e Computação Pervasiva explicados aqui na forma de um vídeo para divulgação científica cujo objetivo foi o desenvolvimento de um sistema eletrônico composto por um sensor de temperatura LM35, ESP8266 The Thing (Sparkfun), pushbutton e uma bateria LiPo (lítio). O sensor foi instalado na tampa de uma garrafa térmica, de modo que pudesse se conectar à internet com o auxílio da placa ESP8266 The Thing, e através da API (Interface entre Aplicativo e Programa) thingspeak, ter acesso a uma interface de comunicação com redes sociais online (Twitter), convidando os amigos a virem tomar café em sua casa quando um líquido quente fosse inserido dentro do recipiente. Tendo pontos de intersecção nas áreas de Arte, Ciência e Tecnologia, o produto final foi desenvolvido para grupos de usuários idosos, que vivem sozinhos e necessitam de socialização. Diante da complexidade do processo e ineditismo da proposta de uma Internet das Coisas com foco para interação social, um vídeo de animação foi criado e este artigo documenta essa criação.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-08-12T11:35:40Z2019-08-12T11:35:40Z2017-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-0773-22594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1305porMARTINS, Hygor Vinícius PereiraGORAIEB, RafaelOBERLEITNER, ViniciusLUCENA, Tiago Franklin Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T19:19:27ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv DIVULGAÇÃO CIENTIFICA: UM VÍDEO DE ANIMAÇÃO PARA APRESENTAR A INTERNET DAS COISAS SOCIAL
title DIVULGAÇÃO CIENTIFICA: UM VÍDEO DE ANIMAÇÃO PARA APRESENTAR A INTERNET DAS COISAS SOCIAL
spellingShingle DIVULGAÇÃO CIENTIFICA: UM VÍDEO DE ANIMAÇÃO PARA APRESENTAR A INTERNET DAS COISAS SOCIAL
MARTINS, Hygor Vinícius Pereira
Cultura
Garrafa Térmica
Inclusão Digital
Sociabilidade
title_short DIVULGAÇÃO CIENTIFICA: UM VÍDEO DE ANIMAÇÃO PARA APRESENTAR A INTERNET DAS COISAS SOCIAL
title_full DIVULGAÇÃO CIENTIFICA: UM VÍDEO DE ANIMAÇÃO PARA APRESENTAR A INTERNET DAS COISAS SOCIAL
title_fullStr DIVULGAÇÃO CIENTIFICA: UM VÍDEO DE ANIMAÇÃO PARA APRESENTAR A INTERNET DAS COISAS SOCIAL
title_full_unstemmed DIVULGAÇÃO CIENTIFICA: UM VÍDEO DE ANIMAÇÃO PARA APRESENTAR A INTERNET DAS COISAS SOCIAL
title_sort DIVULGAÇÃO CIENTIFICA: UM VÍDEO DE ANIMAÇÃO PARA APRESENTAR A INTERNET DAS COISAS SOCIAL
author MARTINS, Hygor Vinícius Pereira
author_facet MARTINS, Hygor Vinícius Pereira
GORAIEB, Rafael
OBERLEITNER, Vinicius
LUCENA, Tiago Franklin Rodrigues
author_role author
author2 GORAIEB, Rafael
OBERLEITNER, Vinicius
LUCENA, Tiago Franklin Rodrigues
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv MARTINS, Hygor Vinícius Pereira
GORAIEB, Rafael
OBERLEITNER, Vinicius
LUCENA, Tiago Franklin Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura
Garrafa Térmica
Inclusão Digital
Sociabilidade
topic Cultura
Garrafa Térmica
Inclusão Digital
Sociabilidade
description O artigo descreve os resultados parciais de um projeto de inovação tecnológica, de caráter experimental e transdisciplinar com base nos campos de Internet das Coisas e Computação Pervasiva explicados aqui na forma de um vídeo para divulgação científica cujo objetivo foi o desenvolvimento de um sistema eletrônico composto por um sensor de temperatura LM35, ESP8266 The Thing (Sparkfun), pushbutton e uma bateria LiPo (lítio). O sensor foi instalado na tampa de uma garrafa térmica, de modo que pudesse se conectar à internet com o auxílio da placa ESP8266 The Thing, e através da API (Interface entre Aplicativo e Programa) thingspeak, ter acesso a uma interface de comunicação com redes sociais online (Twitter), convidando os amigos a virem tomar café em sua casa quando um líquido quente fosse inserido dentro do recipiente. Tendo pontos de intersecção nas áreas de Arte, Ciência e Tecnologia, o produto final foi desenvolvido para grupos de usuários idosos, que vivem sozinhos e necessitam de socialização. Diante da complexidade do processo e ineditismo da proposta de uma Internet das Coisas com foco para interação social, um vídeo de animação foi criado e este artigo documenta essa criação.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-24
2019-08-12T11:35:40Z
2019-08-12T11:35:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1305
identifier_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1305
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771959994744832