ESTRATÉGIAS DE LEITURA UTILIZADAS POR ALUNOS DELICENCIATURA DE ÁREAS DISTINTAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GIMENES, Diesse Garcia
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: PULLIN, Elsa Maria Mendes Pessoa
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4995
Resumo: A maioria das atividades que ocorre no ensino superior exige dos alunos habilidades, nem sempre aprendidas na escolaridade anterior. Nesse nível de ensino queixas são comuns,entre alunos e professores, quanto às condições para a produção de leituras de estudo, especialmente de textos acadêmicos. O presente trabalho, de natureza exploratória, objetivou investigar as estratégias de leitura utilizadas por alunos matriculados em dois cursos de licenciatura de uma instituição pública.Os alunos participantes (N=104) encontravam-se matriculados no primeiro e no último ano dos cursos de Biologia (n=59) e Matemática(n=45). A opção por selecionar alunos de licenciatura deve-se à importância de que estes, como futuros professores, terão entre suas responsabilidades a formação de novos leitores.Para a coleta de dados foi utilizada a Escala de Estratégias de Leitura, traduzida e adaptada por Kopke Filho e informado que ao responderem deveriam ter por foco a leitura dos textos prescritos nas disciplinas de seu curso. Comparações tendo por foco as séries e áreas do curso foram realizadas. De modo geral, os resultados indicam que alunos do último ano do curso informam utilizar com mais frequência estratégias de leitura que favorecem uma leitura mais apropriada dos textos prescritos. A importância e a necessidade dos professores de ensino superior se preocuparem em ensinar os alunos a lerem os textos que prescrevem são ressaltadas.
id UNICESU -1_a4aca06c20e903d6d6b47fa6adab633d
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/4995
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling ESTRATÉGIAS DE LEITURA UTILIZADAS POR ALUNOS DELICENCIATURA DE ÁREAS DISTINTASEnsino superiorEstratégias de leituraFormação de professoresLeituraA maioria das atividades que ocorre no ensino superior exige dos alunos habilidades, nem sempre aprendidas na escolaridade anterior. Nesse nível de ensino queixas são comuns,entre alunos e professores, quanto às condições para a produção de leituras de estudo, especialmente de textos acadêmicos. O presente trabalho, de natureza exploratória, objetivou investigar as estratégias de leitura utilizadas por alunos matriculados em dois cursos de licenciatura de uma instituição pública.Os alunos participantes (N=104) encontravam-se matriculados no primeiro e no último ano dos cursos de Biologia (n=59) e Matemática(n=45). A opção por selecionar alunos de licenciatura deve-se à importância de que estes, como futuros professores, terão entre suas responsabilidades a formação de novos leitores.Para a coleta de dados foi utilizada a Escala de Estratégias de Leitura, traduzida e adaptada por Kopke Filho e informado que ao responderem deveriam ter por foco a leitura dos textos prescritos nas disciplinas de seu curso. Comparações tendo por foco as séries e áreas do curso foram realizadas. De modo geral, os resultados indicam que alunos do último ano do curso informam utilizar com mais frequência estratégias de leitura que favorecem uma leitura mais apropriada dos textos prescritos. A importância e a necessidade dos professores de ensino superior se preocuparem em ensinar os alunos a lerem os textos que prescrevem são ressaltadas.UniCesumar2020-02-13T14:45:18Z2020-02-13T14:45:18Z2011-10-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-603-4http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4995otherGIMENES, Diesse GarciaPULLIN, Elsa Maria Mendes Pessoareponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:04:49Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:05:01.329Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv ESTRATÉGIAS DE LEITURA UTILIZADAS POR ALUNOS DELICENCIATURA DE ÁREAS DISTINTAS
title ESTRATÉGIAS DE LEITURA UTILIZADAS POR ALUNOS DELICENCIATURA DE ÁREAS DISTINTAS
spellingShingle ESTRATÉGIAS DE LEITURA UTILIZADAS POR ALUNOS DELICENCIATURA DE ÁREAS DISTINTAS
GIMENES, Diesse Garcia
Ensino superior
Estratégias de leitura
Formação de professores
Leitura
title_short ESTRATÉGIAS DE LEITURA UTILIZADAS POR ALUNOS DELICENCIATURA DE ÁREAS DISTINTAS
title_full ESTRATÉGIAS DE LEITURA UTILIZADAS POR ALUNOS DELICENCIATURA DE ÁREAS DISTINTAS
title_fullStr ESTRATÉGIAS DE LEITURA UTILIZADAS POR ALUNOS DELICENCIATURA DE ÁREAS DISTINTAS
title_full_unstemmed ESTRATÉGIAS DE LEITURA UTILIZADAS POR ALUNOS DELICENCIATURA DE ÁREAS DISTINTAS
title_sort ESTRATÉGIAS DE LEITURA UTILIZADAS POR ALUNOS DELICENCIATURA DE ÁREAS DISTINTAS
author GIMENES, Diesse Garcia
author_facet GIMENES, Diesse Garcia
PULLIN, Elsa Maria Mendes Pessoa
author_role author
author2 PULLIN, Elsa Maria Mendes Pessoa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv GIMENES, Diesse Garcia
PULLIN, Elsa Maria Mendes Pessoa
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino superior
Estratégias de leitura
Formação de professores
Leitura
topic Ensino superior
Estratégias de leitura
Formação de professores
Leitura
dc.description.none.fl_txt_mv A maioria das atividades que ocorre no ensino superior exige dos alunos habilidades, nem sempre aprendidas na escolaridade anterior. Nesse nível de ensino queixas são comuns,entre alunos e professores, quanto às condições para a produção de leituras de estudo, especialmente de textos acadêmicos. O presente trabalho, de natureza exploratória, objetivou investigar as estratégias de leitura utilizadas por alunos matriculados em dois cursos de licenciatura de uma instituição pública.Os alunos participantes (N=104) encontravam-se matriculados no primeiro e no último ano dos cursos de Biologia (n=59) e Matemática(n=45). A opção por selecionar alunos de licenciatura deve-se à importância de que estes, como futuros professores, terão entre suas responsabilidades a formação de novos leitores.Para a coleta de dados foi utilizada a Escala de Estratégias de Leitura, traduzida e adaptada por Kopke Filho e informado que ao responderem deveriam ter por foco a leitura dos textos prescritos nas disciplinas de seu curso. Comparações tendo por foco as séries e áreas do curso foram realizadas. De modo geral, os resultados indicam que alunos do último ano do curso informam utilizar com mais frequência estratégias de leitura que favorecem uma leitura mais apropriada dos textos prescritos. A importância e a necessidade dos professores de ensino superior se preocuparem em ensinar os alunos a lerem os textos que prescrevem são ressaltadas.
description A maioria das atividades que ocorre no ensino superior exige dos alunos habilidades, nem sempre aprendidas na escolaridade anterior. Nesse nível de ensino queixas são comuns,entre alunos e professores, quanto às condições para a produção de leituras de estudo, especialmente de textos acadêmicos. O presente trabalho, de natureza exploratória, objetivou investigar as estratégias de leitura utilizadas por alunos matriculados em dois cursos de licenciatura de uma instituição pública.Os alunos participantes (N=104) encontravam-se matriculados no primeiro e no último ano dos cursos de Biologia (n=59) e Matemática(n=45). A opção por selecionar alunos de licenciatura deve-se à importância de que estes, como futuros professores, terão entre suas responsabilidades a formação de novos leitores.Para a coleta de dados foi utilizada a Escala de Estratégias de Leitura, traduzida e adaptada por Kopke Filho e informado que ao responderem deveriam ter por foco a leitura dos textos prescritos nas disciplinas de seu curso. Comparações tendo por foco as séries e áreas do curso foram realizadas. De modo geral, os resultados indicam que alunos do último ano do curso informam utilizar com mais frequência estratégias de leitura que favorecem uma leitura mais apropriada dos textos prescritos. A importância e a necessidade dos professores de ensino superior se preocuparem em ensinar os alunos a lerem os textos que prescrevem são ressaltadas.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-25
2020-02-13T14:45:18Z
2020-02-13T14:45:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-603-4
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4995
identifier_str_mv 978-85-8084-603-4
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4995
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948627133399040