INFLUÊNCIA DA APLICAÇÃO DE VINHAÇA SOBRE A POPULAÇÃO MICROBIANA DO SOLO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BENTO, Anderson Soares
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: CECILIANO, Eduardo da Silva, RIBEIRO, Rosa Maria, GASPAROTTO, Francielli
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4293
Resumo: Durante processo de beneficiamento da cana de açúcar transformando- a em açúcar ou etanol, é gerado grande quantidade de resíduos, um destes é a vinhaça a qual é gerada em proporção até mesmo maior do que os próprios produtos específicos desta cultura, fato que gera preocupação para as indústrias, devido a destinação deste resíduo ser problemática e o mesmo possuir elevada capacidade contaminante de reservas hídricas. A utilização da vinhaça na fertirrigação da cultura da cana- de- açúcar é uma das alternativas para a destinação deste agente poluidor, visto que o mesmo também possui alto valor fertilizante. Porém, pouco se conhece sobre como a aplicação da vinhaça interfere nas propriedades microbiológicas do solo. Assim, objetiva- se com este trabalho avaliar a influência da aplicação de vinhaça sobre a população microbiana do solo. Para isso serão avaliados cinco tratamentos: solo sem aplicação de vinhaça, solo com aplicação de 5, 10, 15 e 20 mm de lâmina de vinhaça. Serão coletadas amostras de cada tratamento antes da aplicação e a cada 15 dias após a aplicação da vinhaça durante um período de 120 dias para quantificação dos microrganismos do solo. Os dados obtidos em cada tratamento serão analisados em programa estatístico e as médias comparadas pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade. Espera- se com este trabalho poder concluir se a aplicação da vinhaça como adubo ao solo influência de forma benéfica ou maléfica os microrganismos do solo. Estes resultados possibilitaram dinamizar a utilização deste resíduo diminuindo seu impacto no ambiente.
id UNICESU -1_ab7c3de1983e90b3464470e6f44ca9c2
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/4293
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling INFLUÊNCIA DA APLICAÇÃO DE VINHAÇA SOBRE A POPULAÇÃO MICROBIANA DO SOLOResíduoFertirrigaçãoBiota do soloDurante processo de beneficiamento da cana de açúcar transformando- a em açúcar ou etanol, é gerado grande quantidade de resíduos, um destes é a vinhaça a qual é gerada em proporção até mesmo maior do que os próprios produtos específicos desta cultura, fato que gera preocupação para as indústrias, devido a destinação deste resíduo ser problemática e o mesmo possuir elevada capacidade contaminante de reservas hídricas. A utilização da vinhaça na fertirrigação da cultura da cana- de- açúcar é uma das alternativas para a destinação deste agente poluidor, visto que o mesmo também possui alto valor fertilizante. Porém, pouco se conhece sobre como a aplicação da vinhaça interfere nas propriedades microbiológicas do solo. Assim, objetiva- se com este trabalho avaliar a influência da aplicação de vinhaça sobre a população microbiana do solo. Para isso serão avaliados cinco tratamentos: solo sem aplicação de vinhaça, solo com aplicação de 5, 10, 15 e 20 mm de lâmina de vinhaça. Serão coletadas amostras de cada tratamento antes da aplicação e a cada 15 dias após a aplicação da vinhaça durante um período de 120 dias para quantificação dos microrganismos do solo. Os dados obtidos em cada tratamento serão analisados em programa estatístico e as médias comparadas pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade. Espera- se com este trabalho poder concluir se a aplicação da vinhaça como adubo ao solo influência de forma benéfica ou maléfica os microrganismos do solo. Estes resultados possibilitaram dinamizar a utilização deste resíduo diminuindo seu impacto no ambiente.UniCesumar2020-01-16T13:32:00Z2020-01-16T13:32:00Z2013-10-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-603-4http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4293otherBENTO, Anderson SoaresCECILIANO, Eduardo da SilvaRIBEIRO, Rosa MariaGASPAROTTO, Franciellireponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:05:40Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:05:56.563Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv INFLUÊNCIA DA APLICAÇÃO DE VINHAÇA SOBRE A POPULAÇÃO MICROBIANA DO SOLO
title INFLUÊNCIA DA APLICAÇÃO DE VINHAÇA SOBRE A POPULAÇÃO MICROBIANA DO SOLO
spellingShingle INFLUÊNCIA DA APLICAÇÃO DE VINHAÇA SOBRE A POPULAÇÃO MICROBIANA DO SOLO
BENTO, Anderson Soares
Resíduo
Fertirrigação
Biota do solo
title_short INFLUÊNCIA DA APLICAÇÃO DE VINHAÇA SOBRE A POPULAÇÃO MICROBIANA DO SOLO
title_full INFLUÊNCIA DA APLICAÇÃO DE VINHAÇA SOBRE A POPULAÇÃO MICROBIANA DO SOLO
title_fullStr INFLUÊNCIA DA APLICAÇÃO DE VINHAÇA SOBRE A POPULAÇÃO MICROBIANA DO SOLO
title_full_unstemmed INFLUÊNCIA DA APLICAÇÃO DE VINHAÇA SOBRE A POPULAÇÃO MICROBIANA DO SOLO
title_sort INFLUÊNCIA DA APLICAÇÃO DE VINHAÇA SOBRE A POPULAÇÃO MICROBIANA DO SOLO
author BENTO, Anderson Soares
author_facet BENTO, Anderson Soares
CECILIANO, Eduardo da Silva
RIBEIRO, Rosa Maria
GASPAROTTO, Francielli
author_role author
author2 CECILIANO, Eduardo da Silva
RIBEIRO, Rosa Maria
GASPAROTTO, Francielli
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv BENTO, Anderson Soares
CECILIANO, Eduardo da Silva
RIBEIRO, Rosa Maria
GASPAROTTO, Francielli
dc.subject.por.fl_str_mv Resíduo
Fertirrigação
Biota do solo
topic Resíduo
Fertirrigação
Biota do solo
dc.description.none.fl_txt_mv Durante processo de beneficiamento da cana de açúcar transformando- a em açúcar ou etanol, é gerado grande quantidade de resíduos, um destes é a vinhaça a qual é gerada em proporção até mesmo maior do que os próprios produtos específicos desta cultura, fato que gera preocupação para as indústrias, devido a destinação deste resíduo ser problemática e o mesmo possuir elevada capacidade contaminante de reservas hídricas. A utilização da vinhaça na fertirrigação da cultura da cana- de- açúcar é uma das alternativas para a destinação deste agente poluidor, visto que o mesmo também possui alto valor fertilizante. Porém, pouco se conhece sobre como a aplicação da vinhaça interfere nas propriedades microbiológicas do solo. Assim, objetiva- se com este trabalho avaliar a influência da aplicação de vinhaça sobre a população microbiana do solo. Para isso serão avaliados cinco tratamentos: solo sem aplicação de vinhaça, solo com aplicação de 5, 10, 15 e 20 mm de lâmina de vinhaça. Serão coletadas amostras de cada tratamento antes da aplicação e a cada 15 dias após a aplicação da vinhaça durante um período de 120 dias para quantificação dos microrganismos do solo. Os dados obtidos em cada tratamento serão analisados em programa estatístico e as médias comparadas pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade. Espera- se com este trabalho poder concluir se a aplicação da vinhaça como adubo ao solo influência de forma benéfica ou maléfica os microrganismos do solo. Estes resultados possibilitaram dinamizar a utilização deste resíduo diminuindo seu impacto no ambiente.
description Durante processo de beneficiamento da cana de açúcar transformando- a em açúcar ou etanol, é gerado grande quantidade de resíduos, um destes é a vinhaça a qual é gerada em proporção até mesmo maior do que os próprios produtos específicos desta cultura, fato que gera preocupação para as indústrias, devido a destinação deste resíduo ser problemática e o mesmo possuir elevada capacidade contaminante de reservas hídricas. A utilização da vinhaça na fertirrigação da cultura da cana- de- açúcar é uma das alternativas para a destinação deste agente poluidor, visto que o mesmo também possui alto valor fertilizante. Porém, pouco se conhece sobre como a aplicação da vinhaça interfere nas propriedades microbiológicas do solo. Assim, objetiva- se com este trabalho avaliar a influência da aplicação de vinhaça sobre a população microbiana do solo. Para isso serão avaliados cinco tratamentos: solo sem aplicação de vinhaça, solo com aplicação de 5, 10, 15 e 20 mm de lâmina de vinhaça. Serão coletadas amostras de cada tratamento antes da aplicação e a cada 15 dias após a aplicação da vinhaça durante um período de 120 dias para quantificação dos microrganismos do solo. Os dados obtidos em cada tratamento serão analisados em programa estatístico e as médias comparadas pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade. Espera- se com este trabalho poder concluir se a aplicação da vinhaça como adubo ao solo influência de forma benéfica ou maléfica os microrganismos do solo. Estes resultados possibilitaram dinamizar a utilização deste resíduo diminuindo seu impacto no ambiente.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-22
2020-01-16T13:32:00Z
2020-01-16T13:32:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-603-4
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4293
identifier_str_mv 978-85-8084-603-4
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4293
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948628967358464