EVOLUÇÃO DOS ACIDENTES DE TRÂNSITO COM VÍTIMAS FATAIS EM ADULTOS JOVENS NO NOROESTE PARANAENSE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MELO, Willian Augusto de
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: CARVALHO, Maria Dalva de Barros
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2393
Resumo: Os acidentes de transporte configuram-se em um grande problema de saúde pública devido ao forte impacto que causam no indivíduo e sua família, na sociedade além das consequências subsequentes como custos financeiros elevados e os anos potenciais anos de vidas perdidos de uma população majoritariamente jovem. Considerando que os indicadores de morbidade e de mortalidade por acidentes de trânsito representam a ponta do iceberg da violência que ocorre no tráfego das vias públicas e de suas impresumíveis consequências para a saúde pública, este estudo tem o objetivo de descrever a evolução dos acidentes de trânsito com vítimas fatais entre adultos jovens no município de Maringá-PR no período de 2005-2010. Trata-se de um estudo observacional, retrospectivo de corte transversal realizado com todas as vítimas fatais por acidente de transito no município de Maringá-PR no período de 1º de janeiro de 2005 a 31 de dezembro de 2012 com idade entre 18 a 29 anos. As informações foram coletadas a partir do Registro Geral Ocorrências (RGO), que é o instrumento que integra o sistema de informações do Corpo de Bombeiros e também dos registros provenientes do Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma de Emergência (SIATE) por meio do Relatório Assistencial do Socorrista (RAS). Foram identificadas como vítimas fatais por acidentes de trânsito aquelas definidas pelo grande grupo de causas externas Acidentes de Transporte [V01-V99]. Homens jovens de 18 a 29 anos prevaleceram significativamente nos casos fatais de acidente de trânsito principalmente aqueles com menor tempo de escolaridade. Ambos os sexos demonstram tendência crescente para mortalidade por acidente de trânsito especificamente a partir de 2008 essa ascendência foi mais significativa principalmente entre os homens mais jovens. Os achados do presente estudo servem não somente para nortear ou fomentar a elaboração de políticas públicas interinstitucionais e integradas, que visem ao enfrentamento dessa causa externas, mas também que instigue novos estudos para demonstrar o impacto socioeconômico e o impacto maior na saúde pública. Contribui para o potencial aumento desse agravo a precariedade da infraestrutura viária urbana, e de planejamento que pouco acompanharam, em seu desenvolvimento, as necessidades de tráfego contemporâneas.
id UNICESU -1_aed811cfadfd4ce7b10a5d7deffb5c94
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2393
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling EVOLUÇÃO DOS ACIDENTES DE TRÂNSITO COM VÍTIMAS FATAIS EM ADULTOS JOVENS NO NOROESTE PARANAENSEAcidentes de trânsitoMortalidadeAgravos externosEnfermagemOs acidentes de transporte configuram-se em um grande problema de saúde pública devido ao forte impacto que causam no indivíduo e sua família, na sociedade além das consequências subsequentes como custos financeiros elevados e os anos potenciais anos de vidas perdidos de uma população majoritariamente jovem. Considerando que os indicadores de morbidade e de mortalidade por acidentes de trânsito representam a ponta do iceberg da violência que ocorre no tráfego das vias públicas e de suas impresumíveis consequências para a saúde pública, este estudo tem o objetivo de descrever a evolução dos acidentes de trânsito com vítimas fatais entre adultos jovens no município de Maringá-PR no período de 2005-2010. Trata-se de um estudo observacional, retrospectivo de corte transversal realizado com todas as vítimas fatais por acidente de transito no município de Maringá-PR no período de 1º de janeiro de 2005 a 31 de dezembro de 2012 com idade entre 18 a 29 anos. As informações foram coletadas a partir do Registro Geral Ocorrências (RGO), que é o instrumento que integra o sistema de informações do Corpo de Bombeiros e também dos registros provenientes do Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma de Emergência (SIATE) por meio do Relatório Assistencial do Socorrista (RAS). Foram identificadas como vítimas fatais por acidentes de trânsito aquelas definidas pelo grande grupo de causas externas Acidentes de Transporte [V01-V99]. Homens jovens de 18 a 29 anos prevaleceram significativamente nos casos fatais de acidente de trânsito principalmente aqueles com menor tempo de escolaridade. Ambos os sexos demonstram tendência crescente para mortalidade por acidente de trânsito especificamente a partir de 2008 essa ascendência foi mais significativa principalmente entre os homens mais jovens. Os achados do presente estudo servem não somente para nortear ou fomentar a elaboração de políticas públicas interinstitucionais e integradas, que visem ao enfrentamento dessa causa externas, mas também que instigue novos estudos para demonstrar o impacto socioeconômico e o impacto maior na saúde pública. Contribui para o potencial aumento desse agravo a precariedade da infraestrutura viária urbana, e de planejamento que pouco acompanharam, em seu desenvolvimento, as necessidades de tráfego contemporâneas.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-09-11T19:19:45Z2019-09-11T19:19:45Z2015-11-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-996-7http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2393porMELO, Willian Augusto deCARVALHO, Maria Dalva de Barrosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T19:38:21ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv EVOLUÇÃO DOS ACIDENTES DE TRÂNSITO COM VÍTIMAS FATAIS EM ADULTOS JOVENS NO NOROESTE PARANAENSE
title EVOLUÇÃO DOS ACIDENTES DE TRÂNSITO COM VÍTIMAS FATAIS EM ADULTOS JOVENS NO NOROESTE PARANAENSE
spellingShingle EVOLUÇÃO DOS ACIDENTES DE TRÂNSITO COM VÍTIMAS FATAIS EM ADULTOS JOVENS NO NOROESTE PARANAENSE
MELO, Willian Augusto de
Acidentes de trânsito
Mortalidade
Agravos externos
Enfermagem
title_short EVOLUÇÃO DOS ACIDENTES DE TRÂNSITO COM VÍTIMAS FATAIS EM ADULTOS JOVENS NO NOROESTE PARANAENSE
title_full EVOLUÇÃO DOS ACIDENTES DE TRÂNSITO COM VÍTIMAS FATAIS EM ADULTOS JOVENS NO NOROESTE PARANAENSE
title_fullStr EVOLUÇÃO DOS ACIDENTES DE TRÂNSITO COM VÍTIMAS FATAIS EM ADULTOS JOVENS NO NOROESTE PARANAENSE
title_full_unstemmed EVOLUÇÃO DOS ACIDENTES DE TRÂNSITO COM VÍTIMAS FATAIS EM ADULTOS JOVENS NO NOROESTE PARANAENSE
title_sort EVOLUÇÃO DOS ACIDENTES DE TRÂNSITO COM VÍTIMAS FATAIS EM ADULTOS JOVENS NO NOROESTE PARANAENSE
author MELO, Willian Augusto de
author_facet MELO, Willian Augusto de
CARVALHO, Maria Dalva de Barros
author_role author
author2 CARVALHO, Maria Dalva de Barros
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv MELO, Willian Augusto de
CARVALHO, Maria Dalva de Barros
dc.subject.por.fl_str_mv Acidentes de trânsito
Mortalidade
Agravos externos
Enfermagem
topic Acidentes de trânsito
Mortalidade
Agravos externos
Enfermagem
description Os acidentes de transporte configuram-se em um grande problema de saúde pública devido ao forte impacto que causam no indivíduo e sua família, na sociedade além das consequências subsequentes como custos financeiros elevados e os anos potenciais anos de vidas perdidos de uma população majoritariamente jovem. Considerando que os indicadores de morbidade e de mortalidade por acidentes de trânsito representam a ponta do iceberg da violência que ocorre no tráfego das vias públicas e de suas impresumíveis consequências para a saúde pública, este estudo tem o objetivo de descrever a evolução dos acidentes de trânsito com vítimas fatais entre adultos jovens no município de Maringá-PR no período de 2005-2010. Trata-se de um estudo observacional, retrospectivo de corte transversal realizado com todas as vítimas fatais por acidente de transito no município de Maringá-PR no período de 1º de janeiro de 2005 a 31 de dezembro de 2012 com idade entre 18 a 29 anos. As informações foram coletadas a partir do Registro Geral Ocorrências (RGO), que é o instrumento que integra o sistema de informações do Corpo de Bombeiros e também dos registros provenientes do Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma de Emergência (SIATE) por meio do Relatório Assistencial do Socorrista (RAS). Foram identificadas como vítimas fatais por acidentes de trânsito aquelas definidas pelo grande grupo de causas externas Acidentes de Transporte [V01-V99]. Homens jovens de 18 a 29 anos prevaleceram significativamente nos casos fatais de acidente de trânsito principalmente aqueles com menor tempo de escolaridade. Ambos os sexos demonstram tendência crescente para mortalidade por acidente de trânsito especificamente a partir de 2008 essa ascendência foi mais significativa principalmente entre os homens mais jovens. Os achados do presente estudo servem não somente para nortear ou fomentar a elaboração de políticas públicas interinstitucionais e integradas, que visem ao enfrentamento dessa causa externas, mas também que instigue novos estudos para demonstrar o impacto socioeconômico e o impacto maior na saúde pública. Contribui para o potencial aumento desse agravo a precariedade da infraestrutura viária urbana, e de planejamento que pouco acompanharam, em seu desenvolvimento, as necessidades de tráfego contemporâneas.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-03
2019-09-11T19:19:45Z
2019-09-11T19:19:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-996-7
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2393
identifier_str_mv 978-85-8084-996-7
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2393
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771944700215297