A PERCEPÇÃO DO PROFESSOR SOBRE O CONCEITO DE SEGURANÇA DO TRABALHO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CORREA, Daniel Souza de Oliveira
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: MACUCH, Regiane da Silva
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2780
Resumo: A atividade docente sofreu com o passar do tempo um desprestígio evidente e significativo. Embora isto seja extremamente negativo, refletindo de forma danosa na educação, o mais preocupante é o reflexo desse episódio na saúde do docente, objetivo deste estudo. Para que mudanças ocorram, entendemos ser primordial o conhecimento uma ferramenta poderosa para o autocuidado. Para distinguir a percepção do professor sobre a segurança do trabalho, entrevistamos 16 professoras de duas escolas no município de Sarandi –Paraná. As entrevistas seguiram um roteiro semi estruturado e para este artigo analisaram-se as respostas das docentes à pergunta: O que você estende por Segurança do Trabalho? Também se perguntou às professoras se as mesmas haviam tido em suas vidas profissionais, orientações a respeito do tema. Organizadas as repostas, e nas análises de conteúdo procurou-se compreender o raciocínio das professoras associado ao tema. Dentre todas as respostas, somente uma professora não soube responder; 3 versaram sobre problemas relacionados ao cotidiano escolar, sem associação direta ao conceito; e outras 12 professoras responderam de forma que foi possível encontrar palavras ou assimilações associadas ao tema. Assim, concluiu-se que, de maneira urgente, as docentes precisam de formação sobre o tema, pois dadas as características de sua profissão, na qual, são responsáveis pela formação de outrem, necessitam de maiores conhecimentos que possam beneficiar a si mesmas e a comunidade escolar como multiplicadoras de boas práticas em segurança do trabalho.
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