O INFERNO E A SUA INSTITUIÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: COSTA, Daniel Lula
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4981
Resumo: Na Idade Média a ideia de Inferno foi muito divulgada pelo discurso religioso cristão. Entre o século XI e o século XV, este ambiente tornou-se homogêneo e adquiriu força na mentalidade da sociedade medieval. Por meio da distribuição de informações,diversos foram os meios nos quais o inferno foi representado e documentado. Tanto nas pinturas de Giotto, Bosch,Sandro Botticelli como nas narrativas medievais possuímos uma representação do Inferno instituído. Na Idade Média a obra literária que se destacou foi a Divina Comédia, escrita por Dante Alighieri no início do século XIV.A obra foi dividida em três partes: o Inferno, o Purgatório e o Paraíso. Aquela que mais nos interessa é a primeira:o Inferno.Dante divide este ambiente em nove círculos infernais diferenciados pelos pecados, punições e demônios. Nossa pesquisa visa estudar a instituição do Inferno Dantesco e de seus círculos.Como referencial teórico utilizaremos as ideias do sociólogo Peter Berger, por meio dos conceitos de exteriorização, objetivação e interiorização.
id UNICESU -1_b10d1173e3f44b5c659dd036bc7d35c6
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/4981
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling O INFERNO E A SUA INSTITUIÇÃOInstituiçãoInfernoMedievoNa Idade Média a ideia de Inferno foi muito divulgada pelo discurso religioso cristão. Entre o século XI e o século XV, este ambiente tornou-se homogêneo e adquiriu força na mentalidade da sociedade medieval. Por meio da distribuição de informações,diversos foram os meios nos quais o inferno foi representado e documentado. Tanto nas pinturas de Giotto, Bosch,Sandro Botticelli como nas narrativas medievais possuímos uma representação do Inferno instituído. Na Idade Média a obra literária que se destacou foi a Divina Comédia, escrita por Dante Alighieri no início do século XIV.A obra foi dividida em três partes: o Inferno, o Purgatório e o Paraíso. Aquela que mais nos interessa é a primeira:o Inferno.Dante divide este ambiente em nove círculos infernais diferenciados pelos pecados, punições e demônios. Nossa pesquisa visa estudar a instituição do Inferno Dantesco e de seus círculos.Como referencial teórico utilizaremos as ideias do sociólogo Peter Berger, por meio dos conceitos de exteriorização, objetivação e interiorização.UniCesumar2020-02-13T13:24:03Z2020-02-13T13:24:03Z2011-10-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-055-1http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4981otherCOSTA, Daniel Lulareponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:01:18Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:01:32.683Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv O INFERNO E A SUA INSTITUIÇÃO
title O INFERNO E A SUA INSTITUIÇÃO
spellingShingle O INFERNO E A SUA INSTITUIÇÃO
COSTA, Daniel Lula
Instituição
Inferno
Medievo
title_short O INFERNO E A SUA INSTITUIÇÃO
title_full O INFERNO E A SUA INSTITUIÇÃO
title_fullStr O INFERNO E A SUA INSTITUIÇÃO
title_full_unstemmed O INFERNO E A SUA INSTITUIÇÃO
title_sort O INFERNO E A SUA INSTITUIÇÃO
author COSTA, Daniel Lula
author_facet COSTA, Daniel Lula
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv COSTA, Daniel Lula
dc.subject.por.fl_str_mv Instituição
Inferno
Medievo
topic Instituição
Inferno
Medievo
dc.description.none.fl_txt_mv Na Idade Média a ideia de Inferno foi muito divulgada pelo discurso religioso cristão. Entre o século XI e o século XV, este ambiente tornou-se homogêneo e adquiriu força na mentalidade da sociedade medieval. Por meio da distribuição de informações,diversos foram os meios nos quais o inferno foi representado e documentado. Tanto nas pinturas de Giotto, Bosch,Sandro Botticelli como nas narrativas medievais possuímos uma representação do Inferno instituído. Na Idade Média a obra literária que se destacou foi a Divina Comédia, escrita por Dante Alighieri no início do século XIV.A obra foi dividida em três partes: o Inferno, o Purgatório e o Paraíso. Aquela que mais nos interessa é a primeira:o Inferno.Dante divide este ambiente em nove círculos infernais diferenciados pelos pecados, punições e demônios. Nossa pesquisa visa estudar a instituição do Inferno Dantesco e de seus círculos.Como referencial teórico utilizaremos as ideias do sociólogo Peter Berger, por meio dos conceitos de exteriorização, objetivação e interiorização.
description Na Idade Média a ideia de Inferno foi muito divulgada pelo discurso religioso cristão. Entre o século XI e o século XV, este ambiente tornou-se homogêneo e adquiriu força na mentalidade da sociedade medieval. Por meio da distribuição de informações,diversos foram os meios nos quais o inferno foi representado e documentado. Tanto nas pinturas de Giotto, Bosch,Sandro Botticelli como nas narrativas medievais possuímos uma representação do Inferno instituído. Na Idade Média a obra literária que se destacou foi a Divina Comédia, escrita por Dante Alighieri no início do século XIV.A obra foi dividida em três partes: o Inferno, o Purgatório e o Paraíso. Aquela que mais nos interessa é a primeira:o Inferno.Dante divide este ambiente em nove círculos infernais diferenciados pelos pecados, punições e demônios. Nossa pesquisa visa estudar a instituição do Inferno Dantesco e de seus círculos.Como referencial teórico utilizaremos as ideias do sociólogo Peter Berger, por meio dos conceitos de exteriorização, objetivação e interiorização.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-25
2020-02-13T13:24:03Z
2020-02-13T13:24:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-055-1
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4981
identifier_str_mv 978-85-8084-055-1
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4981
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948616845819904