APROVEITAMENTO DE RESÍDUOS COMO BIOSSORVENTES NA REMOÇÃO DE CHUMBO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares, Fernanda de Oliveira
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Pinto, Laura Adriane de Moraes, Meira, Ana Paula, Honorio, Jacqueline Ferandin, Berto, Paulo Odone Reginato, Canciam, César Augusto
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2460
Resumo: O descarte inadequado de resíduos, causa a contaminação dos solos e dos corpos hídricos (superficiais e subterrâneos), gerando grandes impactos econômicos, sociais e ambientais, assim, técnicas de recuperação de águas tem se tornando comum nos dias atuais. Deste modo, este trabalho teve por objetivo avaliar o aproveitamento de resíduos de cascas de coco e da banana como biossorventes na remoção do chumbo. Além disso, a influência do tempo de contato no processo de remoção foi avaliada. Como resultado, ambos adsorventes mostraram grande potencial para a remoção de chumbo, podendo ser verificado através do elevado percentual de remoção obtido, sendo estes de 83,3 para a casca de coco e de 80,5 para a casca de banana. O tempo de contato requerido para que o equilíbrio fosse atingido foi de 60 e de 180 minutos para o coco e a banana, respectivamente. De acordo com os estudos cinéticos, ambos biossorventes testados seguem cinética de reação de pseudo-segunda ordem.
id UNICESU -1_b2430d44335e500e5bd11299f8b29e2a
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2460
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling APROVEITAMENTO DE RESÍDUOS COMO BIOSSORVENTES NA REMOÇÃO DE CHUMBOBiossorçãoCasca de cocoCasca de bananaChumboO descarte inadequado de resíduos, causa a contaminação dos solos e dos corpos hídricos (superficiais e subterrâneos), gerando grandes impactos econômicos, sociais e ambientais, assim, técnicas de recuperação de águas tem se tornando comum nos dias atuais. Deste modo, este trabalho teve por objetivo avaliar o aproveitamento de resíduos de cascas de coco e da banana como biossorventes na remoção do chumbo. Além disso, a influência do tempo de contato no processo de remoção foi avaliada. Como resultado, ambos adsorventes mostraram grande potencial para a remoção de chumbo, podendo ser verificado através do elevado percentual de remoção obtido, sendo estes de 83,3 para a casca de coco e de 80,5 para a casca de banana. O tempo de contato requerido para que o equilíbrio fosse atingido foi de 60 e de 180 minutos para o coco e a banana, respectivamente. De acordo com os estudos cinéticos, ambos biossorventes testados seguem cinética de reação de pseudo-segunda ordem.Unicesumar2019-09-13T12:12:10Z2019-09-13T12:12:10Z2015-11-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-996-7http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2460otherTavares, Fernanda de OliveiraPinto, Laura Adriane de MoraesMeira, Ana PaulaHonorio, Jacqueline FerandinBerto, Paulo Odone ReginatoCanciam, César Augustoreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:03:27Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:03:46.2Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv APROVEITAMENTO DE RESÍDUOS COMO BIOSSORVENTES NA REMOÇÃO DE CHUMBO
title APROVEITAMENTO DE RESÍDUOS COMO BIOSSORVENTES NA REMOÇÃO DE CHUMBO
spellingShingle APROVEITAMENTO DE RESÍDUOS COMO BIOSSORVENTES NA REMOÇÃO DE CHUMBO
Tavares, Fernanda de Oliveira
Biossorção
Casca de coco
Casca de banana
Chumbo
title_short APROVEITAMENTO DE RESÍDUOS COMO BIOSSORVENTES NA REMOÇÃO DE CHUMBO
title_full APROVEITAMENTO DE RESÍDUOS COMO BIOSSORVENTES NA REMOÇÃO DE CHUMBO
title_fullStr APROVEITAMENTO DE RESÍDUOS COMO BIOSSORVENTES NA REMOÇÃO DE CHUMBO
title_full_unstemmed APROVEITAMENTO DE RESÍDUOS COMO BIOSSORVENTES NA REMOÇÃO DE CHUMBO
title_sort APROVEITAMENTO DE RESÍDUOS COMO BIOSSORVENTES NA REMOÇÃO DE CHUMBO
author Tavares, Fernanda de Oliveira
author_facet Tavares, Fernanda de Oliveira
Pinto, Laura Adriane de Moraes
Meira, Ana Paula
Honorio, Jacqueline Ferandin
Berto, Paulo Odone Reginato
Canciam, César Augusto
author_role author
author2 Pinto, Laura Adriane de Moraes
Meira, Ana Paula
Honorio, Jacqueline Ferandin
Berto, Paulo Odone Reginato
Canciam, César Augusto
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tavares, Fernanda de Oliveira
Pinto, Laura Adriane de Moraes
Meira, Ana Paula
Honorio, Jacqueline Ferandin
Berto, Paulo Odone Reginato
Canciam, César Augusto
dc.subject.por.fl_str_mv Biossorção
Casca de coco
Casca de banana
Chumbo
topic Biossorção
Casca de coco
Casca de banana
Chumbo
dc.description.none.fl_txt_mv O descarte inadequado de resíduos, causa a contaminação dos solos e dos corpos hídricos (superficiais e subterrâneos), gerando grandes impactos econômicos, sociais e ambientais, assim, técnicas de recuperação de águas tem se tornando comum nos dias atuais. Deste modo, este trabalho teve por objetivo avaliar o aproveitamento de resíduos de cascas de coco e da banana como biossorventes na remoção do chumbo. Além disso, a influência do tempo de contato no processo de remoção foi avaliada. Como resultado, ambos adsorventes mostraram grande potencial para a remoção de chumbo, podendo ser verificado através do elevado percentual de remoção obtido, sendo estes de 83,3 para a casca de coco e de 80,5 para a casca de banana. O tempo de contato requerido para que o equilíbrio fosse atingido foi de 60 e de 180 minutos para o coco e a banana, respectivamente. De acordo com os estudos cinéticos, ambos biossorventes testados seguem cinética de reação de pseudo-segunda ordem.
description O descarte inadequado de resíduos, causa a contaminação dos solos e dos corpos hídricos (superficiais e subterrâneos), gerando grandes impactos econômicos, sociais e ambientais, assim, técnicas de recuperação de águas tem se tornando comum nos dias atuais. Deste modo, este trabalho teve por objetivo avaliar o aproveitamento de resíduos de cascas de coco e da banana como biossorventes na remoção do chumbo. Além disso, a influência do tempo de contato no processo de remoção foi avaliada. Como resultado, ambos adsorventes mostraram grande potencial para a remoção de chumbo, podendo ser verificado através do elevado percentual de remoção obtido, sendo estes de 83,3 para a casca de coco e de 80,5 para a casca de banana. O tempo de contato requerido para que o equilíbrio fosse atingido foi de 60 e de 180 minutos para o coco e a banana, respectivamente. De acordo com os estudos cinéticos, ambos biossorventes testados seguem cinética de reação de pseudo-segunda ordem.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-03
2019-09-13T12:12:10Z
2019-09-13T12:12:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-996-7
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2460
identifier_str_mv 978-85-8084-996-7
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2460
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948623642689536