O PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO (PNLD) E A SUA EFETIVAÇÃO SEGUNDO PROFESSORES DO MUNICÍPIO DE SANTA HELENA-PR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neumann, Sofia
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Sofia, Kellys Regina Rodio, Strieder, Dulce Maria
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2466
Resumo: O presente trabalho apresenta uma reflexão a respeito do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), uma análise dos Livros Didáticos do Ensino Médio e os resultados de uma pesquisa com os coordenadores pedagógicos das dez escolas do município de Santa Helena-PR, sobre a distribuição e a qualidade do Livro Didático, distribuídos no Ensino Fundamental. A pesquisa, de viés qualitativo, teve por instrumento de coleta de dados um questionário de perguntas abertas. O principal objetivo era compreender o grau de satisfação destes profissionais em relação à qualidade do Livro Didático. As respostas obtidas foram organizadas em categorias e os resultados analisados com base em bibliografia especializada sobre a temática. Os resultados indicam de que há certa dificuldade por parte do programa na distribuição do Livro Didático às escolas municipais, pois na última distribuição ocorrida em 2012 a maioria dos educandários não recebeu os títulos escolhidos pelos professores. Além disso, muitos desses não abordam os conteúdos de acordo com o currículo utilizado pelas escolas e pouco contribuem para o trabalho docente em sala de aula. Essa questão vem incorrendo em prejuízos para o processo de ensino e aprendizagem, pois tal recurso pedagógico nem sempre vem atendendo aos objetivos a que se propõem.
id UNICESU -1_b382338a719f49ad395b260cc0a22337
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2466
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling O PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO (PNLD) E A SUA EFETIVAÇÃO SEGUNDO PROFESSORES DO MUNICÍPIO DE SANTA HELENA-PRPrograma Nacional do Livro DidáticoEnsino FundamentalLivro didáticoO presente trabalho apresenta uma reflexão a respeito do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), uma análise dos Livros Didáticos do Ensino Médio e os resultados de uma pesquisa com os coordenadores pedagógicos das dez escolas do município de Santa Helena-PR, sobre a distribuição e a qualidade do Livro Didático, distribuídos no Ensino Fundamental. A pesquisa, de viés qualitativo, teve por instrumento de coleta de dados um questionário de perguntas abertas. O principal objetivo era compreender o grau de satisfação destes profissionais em relação à qualidade do Livro Didático. As respostas obtidas foram organizadas em categorias e os resultados analisados com base em bibliografia especializada sobre a temática. Os resultados indicam de que há certa dificuldade por parte do programa na distribuição do Livro Didático às escolas municipais, pois na última distribuição ocorrida em 2012 a maioria dos educandários não recebeu os títulos escolhidos pelos professores. Além disso, muitos desses não abordam os conteúdos de acordo com o currículo utilizado pelas escolas e pouco contribuem para o trabalho docente em sala de aula. Essa questão vem incorrendo em prejuízos para o processo de ensino e aprendizagem, pois tal recurso pedagógico nem sempre vem atendendo aos objetivos a que se propõem.Unicesumar2019-09-13T12:43:30Z2019-09-13T12:43:30Z2015-11-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-996-7http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2466otherNeumann, SofiaSofia, Kellys Regina RodioStrieder, Dulce Mariareponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:52:11Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:52:18.843Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv O PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO (PNLD) E A SUA EFETIVAÇÃO SEGUNDO PROFESSORES DO MUNICÍPIO DE SANTA HELENA-PR
title O PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO (PNLD) E A SUA EFETIVAÇÃO SEGUNDO PROFESSORES DO MUNICÍPIO DE SANTA HELENA-PR
spellingShingle O PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO (PNLD) E A SUA EFETIVAÇÃO SEGUNDO PROFESSORES DO MUNICÍPIO DE SANTA HELENA-PR
Neumann, Sofia
Programa Nacional do Livro Didático
Ensino Fundamental
Livro didático
title_short O PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO (PNLD) E A SUA EFETIVAÇÃO SEGUNDO PROFESSORES DO MUNICÍPIO DE SANTA HELENA-PR
title_full O PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO (PNLD) E A SUA EFETIVAÇÃO SEGUNDO PROFESSORES DO MUNICÍPIO DE SANTA HELENA-PR
title_fullStr O PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO (PNLD) E A SUA EFETIVAÇÃO SEGUNDO PROFESSORES DO MUNICÍPIO DE SANTA HELENA-PR
title_full_unstemmed O PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO (PNLD) E A SUA EFETIVAÇÃO SEGUNDO PROFESSORES DO MUNICÍPIO DE SANTA HELENA-PR
title_sort O PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO (PNLD) E A SUA EFETIVAÇÃO SEGUNDO PROFESSORES DO MUNICÍPIO DE SANTA HELENA-PR
author Neumann, Sofia
author_facet Neumann, Sofia
Sofia, Kellys Regina Rodio
Strieder, Dulce Maria
author_role author
author2 Sofia, Kellys Regina Rodio
Strieder, Dulce Maria
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Neumann, Sofia
Sofia, Kellys Regina Rodio
Strieder, Dulce Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Programa Nacional do Livro Didático
Ensino Fundamental
Livro didático
topic Programa Nacional do Livro Didático
Ensino Fundamental
Livro didático
dc.description.none.fl_txt_mv O presente trabalho apresenta uma reflexão a respeito do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), uma análise dos Livros Didáticos do Ensino Médio e os resultados de uma pesquisa com os coordenadores pedagógicos das dez escolas do município de Santa Helena-PR, sobre a distribuição e a qualidade do Livro Didático, distribuídos no Ensino Fundamental. A pesquisa, de viés qualitativo, teve por instrumento de coleta de dados um questionário de perguntas abertas. O principal objetivo era compreender o grau de satisfação destes profissionais em relação à qualidade do Livro Didático. As respostas obtidas foram organizadas em categorias e os resultados analisados com base em bibliografia especializada sobre a temática. Os resultados indicam de que há certa dificuldade por parte do programa na distribuição do Livro Didático às escolas municipais, pois na última distribuição ocorrida em 2012 a maioria dos educandários não recebeu os títulos escolhidos pelos professores. Além disso, muitos desses não abordam os conteúdos de acordo com o currículo utilizado pelas escolas e pouco contribuem para o trabalho docente em sala de aula. Essa questão vem incorrendo em prejuízos para o processo de ensino e aprendizagem, pois tal recurso pedagógico nem sempre vem atendendo aos objetivos a que se propõem.
description O presente trabalho apresenta uma reflexão a respeito do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), uma análise dos Livros Didáticos do Ensino Médio e os resultados de uma pesquisa com os coordenadores pedagógicos das dez escolas do município de Santa Helena-PR, sobre a distribuição e a qualidade do Livro Didático, distribuídos no Ensino Fundamental. A pesquisa, de viés qualitativo, teve por instrumento de coleta de dados um questionário de perguntas abertas. O principal objetivo era compreender o grau de satisfação destes profissionais em relação à qualidade do Livro Didático. As respostas obtidas foram organizadas em categorias e os resultados analisados com base em bibliografia especializada sobre a temática. Os resultados indicam de que há certa dificuldade por parte do programa na distribuição do Livro Didático às escolas municipais, pois na última distribuição ocorrida em 2012 a maioria dos educandários não recebeu os títulos escolhidos pelos professores. Além disso, muitos desses não abordam os conteúdos de acordo com o currículo utilizado pelas escolas e pouco contribuem para o trabalho docente em sala de aula. Essa questão vem incorrendo em prejuízos para o processo de ensino e aprendizagem, pois tal recurso pedagógico nem sempre vem atendendo aos objetivos a que se propõem.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-03
2019-09-13T12:43:30Z
2019-09-13T12:43:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-996-7
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2466
identifier_str_mv 978-85-8084-996-7
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/2466
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948581375639552