O PROCESSO DE ENSINO DE CIÊNCIAS E FÍSICA NAS ESCOLAS INDÍGENAS DO ESTADO DE RORAIMA: UMA REALIDADE EM CONSTRUÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1600 |
Resumo: | O presente trabalho é um recorte de uma pesquisa direcionada ao Ensino da Física e das Ciências, pautada no levantamento de dados sobre as ferramentas didática-pedagógicas utilizadas nas comunidades Indígenas do Estado de Roraima, realizado a partir da aplicação de questionários semi-quantitativos para os professores indígenas, com formação inicial de magistério, que lecionam em suas comunidade e são acadêmicos do Curso de Licenciatura Intercultural com habilitação em Comunicação e Artes do Instituto Insikiran de Formação Superior Indígena da Universidade Federal de Roraima/UFRR. Nosso enfoque parte das relações que podem ser estabelecidas entre o Ensino das Ciências e a valorização os saberes indígenas no processo de construção do conhecimento, bem como as condições atuais de suporte estrutural e pedagógico nessas escolas. Possibilitando assim, conhecer e proporcionar meios para atender a diversidade de saberes aliados com a preservação cultural das comunidades, de modo específico, diferenciado e intercultural. Os resultados obtidos apresentam um mapeamento desta atuação em 22 escolas indígenas distribuídas em 08 municípios do Estado. |
id |
UNICESU -1_b3cb34489f79623c613a76ffe7c1ca03 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1600 |
network_acronym_str |
UNICESU -1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
O PROCESSO DE ENSINO DE CIÊNCIAS E FÍSICA NAS ESCOLAS INDÍGENAS DO ESTADO DE RORAIMA: UMA REALIDADE EM CONSTRUÇÃOEducação IndígenaEnsino da FísicaDocênciaO presente trabalho é um recorte de uma pesquisa direcionada ao Ensino da Física e das Ciências, pautada no levantamento de dados sobre as ferramentas didática-pedagógicas utilizadas nas comunidades Indígenas do Estado de Roraima, realizado a partir da aplicação de questionários semi-quantitativos para os professores indígenas, com formação inicial de magistério, que lecionam em suas comunidade e são acadêmicos do Curso de Licenciatura Intercultural com habilitação em Comunicação e Artes do Instituto Insikiran de Formação Superior Indígena da Universidade Federal de Roraima/UFRR. Nosso enfoque parte das relações que podem ser estabelecidas entre o Ensino das Ciências e a valorização os saberes indígenas no processo de construção do conhecimento, bem como as condições atuais de suporte estrutural e pedagógico nessas escolas. Possibilitando assim, conhecer e proporcionar meios para atender a diversidade de saberes aliados com a preservação cultural das comunidades, de modo específico, diferenciado e intercultural. Os resultados obtidos apresentam um mapeamento desta atuação em 22 escolas indígenas distribuídas em 08 municípios do Estado.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-08-14T13:36:45Z2019-08-14T13:36:45Z2017-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-0773-22594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1600porNASCIMENTO, Caroline Gomes CoelhoARAÚJO, Roberto Câmara deTRUQUETE, Melanie Kalineinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T19:27:07ZRepositório InstitucionalPRI |
dc.title.none.fl_str_mv |
O PROCESSO DE ENSINO DE CIÊNCIAS E FÍSICA NAS ESCOLAS INDÍGENAS DO ESTADO DE RORAIMA: UMA REALIDADE EM CONSTRUÇÃO |
title |
O PROCESSO DE ENSINO DE CIÊNCIAS E FÍSICA NAS ESCOLAS INDÍGENAS DO ESTADO DE RORAIMA: UMA REALIDADE EM CONSTRUÇÃO |
spellingShingle |
O PROCESSO DE ENSINO DE CIÊNCIAS E FÍSICA NAS ESCOLAS INDÍGENAS DO ESTADO DE RORAIMA: UMA REALIDADE EM CONSTRUÇÃO NASCIMENTO, Caroline Gomes Coelho Educação Indígena Ensino da Física Docência |
title_short |
O PROCESSO DE ENSINO DE CIÊNCIAS E FÍSICA NAS ESCOLAS INDÍGENAS DO ESTADO DE RORAIMA: UMA REALIDADE EM CONSTRUÇÃO |
title_full |
O PROCESSO DE ENSINO DE CIÊNCIAS E FÍSICA NAS ESCOLAS INDÍGENAS DO ESTADO DE RORAIMA: UMA REALIDADE EM CONSTRUÇÃO |
title_fullStr |
O PROCESSO DE ENSINO DE CIÊNCIAS E FÍSICA NAS ESCOLAS INDÍGENAS DO ESTADO DE RORAIMA: UMA REALIDADE EM CONSTRUÇÃO |
title_full_unstemmed |
O PROCESSO DE ENSINO DE CIÊNCIAS E FÍSICA NAS ESCOLAS INDÍGENAS DO ESTADO DE RORAIMA: UMA REALIDADE EM CONSTRUÇÃO |
title_sort |
O PROCESSO DE ENSINO DE CIÊNCIAS E FÍSICA NAS ESCOLAS INDÍGENAS DO ESTADO DE RORAIMA: UMA REALIDADE EM CONSTRUÇÃO |
author |
NASCIMENTO, Caroline Gomes Coelho |
author_facet |
NASCIMENTO, Caroline Gomes Coelho ARAÚJO, Roberto Câmara de TRUQUETE, Melanie Kaline |
author_role |
author |
author2 |
ARAÚJO, Roberto Câmara de TRUQUETE, Melanie Kaline |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
NASCIMENTO, Caroline Gomes Coelho ARAÚJO, Roberto Câmara de TRUQUETE, Melanie Kaline |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Indígena Ensino da Física Docência |
topic |
Educação Indígena Ensino da Física Docência |
description |
O presente trabalho é um recorte de uma pesquisa direcionada ao Ensino da Física e das Ciências, pautada no levantamento de dados sobre as ferramentas didática-pedagógicas utilizadas nas comunidades Indígenas do Estado de Roraima, realizado a partir da aplicação de questionários semi-quantitativos para os professores indígenas, com formação inicial de magistério, que lecionam em suas comunidade e são acadêmicos do Curso de Licenciatura Intercultural com habilitação em Comunicação e Artes do Instituto Insikiran de Formação Superior Indígena da Universidade Federal de Roraima/UFRR. Nosso enfoque parte das relações que podem ser estabelecidas entre o Ensino das Ciências e a valorização os saberes indígenas no processo de construção do conhecimento, bem como as condições atuais de suporte estrutural e pedagógico nessas escolas. Possibilitando assim, conhecer e proporcionar meios para atender a diversidade de saberes aliados com a preservação cultural das comunidades, de modo específico, diferenciado e intercultural. Os resultados obtidos apresentam um mapeamento desta atuação em 22 escolas indígenas distribuídas em 08 municípios do Estado. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-10-24 2019-08-14T13:36:45Z 2019-08-14T13:36:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-459-0773-2 2594-4991 http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1600 |
identifier_str_mv |
978-85-459-0773-2 2594-4991 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1600 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1747771929949896704 |