O PROCESSO DE ENSINO DE CIÊNCIAS E FÍSICA NAS ESCOLAS INDÍGENAS DO ESTADO DE RORAIMA: UMA REALIDADE EM CONSTRUÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NASCIMENTO, Caroline Gomes Coelho
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: ARAÚJO, Roberto Câmara de, TRUQUETE, Melanie Kaline
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1600
Resumo: O presente trabalho é um recorte de uma pesquisa direcionada ao Ensino da Física e das Ciências, pautada no levantamento de dados sobre as ferramentas didática-pedagógicas utilizadas nas comunidades Indígenas do Estado de Roraima, realizado a partir da aplicação de questionários semi-quantitativos para os professores indígenas, com formação inicial de magistério, que lecionam em suas comunidade e são acadêmicos do Curso de Licenciatura Intercultural com habilitação em Comunicação e Artes do Instituto Insikiran de Formação Superior Indígena da Universidade Federal de Roraima/UFRR. Nosso enfoque parte das relações que podem ser estabelecidas entre o Ensino das Ciências e a valorização os saberes indígenas no processo de construção do conhecimento, bem como as condições atuais de suporte estrutural e pedagógico nessas escolas. Possibilitando assim, conhecer e proporcionar meios para atender a diversidade de saberes aliados com a preservação cultural das comunidades, de modo específico, diferenciado e intercultural. Os resultados obtidos apresentam um mapeamento desta atuação em 22 escolas indígenas distribuídas em 08 municípios do Estado.
id UNICESU -1_b3cb34489f79623c613a76ffe7c1ca03
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1600
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling O PROCESSO DE ENSINO DE CIÊNCIAS E FÍSICA NAS ESCOLAS INDÍGENAS DO ESTADO DE RORAIMA: UMA REALIDADE EM CONSTRUÇÃOEducação IndígenaEnsino da FísicaDocênciaO presente trabalho é um recorte de uma pesquisa direcionada ao Ensino da Física e das Ciências, pautada no levantamento de dados sobre as ferramentas didática-pedagógicas utilizadas nas comunidades Indígenas do Estado de Roraima, realizado a partir da aplicação de questionários semi-quantitativos para os professores indígenas, com formação inicial de magistério, que lecionam em suas comunidade e são acadêmicos do Curso de Licenciatura Intercultural com habilitação em Comunicação e Artes do Instituto Insikiran de Formação Superior Indígena da Universidade Federal de Roraima/UFRR. Nosso enfoque parte das relações que podem ser estabelecidas entre o Ensino das Ciências e a valorização os saberes indígenas no processo de construção do conhecimento, bem como as condições atuais de suporte estrutural e pedagógico nessas escolas. Possibilitando assim, conhecer e proporcionar meios para atender a diversidade de saberes aliados com a preservação cultural das comunidades, de modo específico, diferenciado e intercultural. Os resultados obtidos apresentam um mapeamento desta atuação em 22 escolas indígenas distribuídas em 08 municípios do Estado.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-08-14T13:36:45Z2019-08-14T13:36:45Z2017-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-0773-22594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1600porNASCIMENTO, Caroline Gomes CoelhoARAÚJO, Roberto Câmara deTRUQUETE, Melanie Kalineinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T19:27:07ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv O PROCESSO DE ENSINO DE CIÊNCIAS E FÍSICA NAS ESCOLAS INDÍGENAS DO ESTADO DE RORAIMA: UMA REALIDADE EM CONSTRUÇÃO
title O PROCESSO DE ENSINO DE CIÊNCIAS E FÍSICA NAS ESCOLAS INDÍGENAS DO ESTADO DE RORAIMA: UMA REALIDADE EM CONSTRUÇÃO
spellingShingle O PROCESSO DE ENSINO DE CIÊNCIAS E FÍSICA NAS ESCOLAS INDÍGENAS DO ESTADO DE RORAIMA: UMA REALIDADE EM CONSTRUÇÃO
NASCIMENTO, Caroline Gomes Coelho
Educação Indígena
Ensino da Física
Docência
title_short O PROCESSO DE ENSINO DE CIÊNCIAS E FÍSICA NAS ESCOLAS INDÍGENAS DO ESTADO DE RORAIMA: UMA REALIDADE EM CONSTRUÇÃO
title_full O PROCESSO DE ENSINO DE CIÊNCIAS E FÍSICA NAS ESCOLAS INDÍGENAS DO ESTADO DE RORAIMA: UMA REALIDADE EM CONSTRUÇÃO
title_fullStr O PROCESSO DE ENSINO DE CIÊNCIAS E FÍSICA NAS ESCOLAS INDÍGENAS DO ESTADO DE RORAIMA: UMA REALIDADE EM CONSTRUÇÃO
title_full_unstemmed O PROCESSO DE ENSINO DE CIÊNCIAS E FÍSICA NAS ESCOLAS INDÍGENAS DO ESTADO DE RORAIMA: UMA REALIDADE EM CONSTRUÇÃO
title_sort O PROCESSO DE ENSINO DE CIÊNCIAS E FÍSICA NAS ESCOLAS INDÍGENAS DO ESTADO DE RORAIMA: UMA REALIDADE EM CONSTRUÇÃO
author NASCIMENTO, Caroline Gomes Coelho
author_facet NASCIMENTO, Caroline Gomes Coelho
ARAÚJO, Roberto Câmara de
TRUQUETE, Melanie Kaline
author_role author
author2 ARAÚJO, Roberto Câmara de
TRUQUETE, Melanie Kaline
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv NASCIMENTO, Caroline Gomes Coelho
ARAÚJO, Roberto Câmara de
TRUQUETE, Melanie Kaline
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Indígena
Ensino da Física
Docência
topic Educação Indígena
Ensino da Física
Docência
description O presente trabalho é um recorte de uma pesquisa direcionada ao Ensino da Física e das Ciências, pautada no levantamento de dados sobre as ferramentas didática-pedagógicas utilizadas nas comunidades Indígenas do Estado de Roraima, realizado a partir da aplicação de questionários semi-quantitativos para os professores indígenas, com formação inicial de magistério, que lecionam em suas comunidade e são acadêmicos do Curso de Licenciatura Intercultural com habilitação em Comunicação e Artes do Instituto Insikiran de Formação Superior Indígena da Universidade Federal de Roraima/UFRR. Nosso enfoque parte das relações que podem ser estabelecidas entre o Ensino das Ciências e a valorização os saberes indígenas no processo de construção do conhecimento, bem como as condições atuais de suporte estrutural e pedagógico nessas escolas. Possibilitando assim, conhecer e proporcionar meios para atender a diversidade de saberes aliados com a preservação cultural das comunidades, de modo específico, diferenciado e intercultural. Os resultados obtidos apresentam um mapeamento desta atuação em 22 escolas indígenas distribuídas em 08 municípios do Estado.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-24
2019-08-14T13:36:45Z
2019-08-14T13:36:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1600
identifier_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1600
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771929949896704