Formação de professores indígenas e quilombolas: desafios e perspectivas.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Geovani José
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/554
Resumo: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Estudos Latino-Americanos.
id UNIL_71a3a385852787af0a24c430cfe14e87
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/554
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling Formação de professores indígenas e quilombolas: desafios e perspectivas.Formação - docênciaProfessores indígenasDissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Estudos Latino-Americanos.A pesquisa buscou compreender Como precisa ser, no entendimento de professores indígenas e quilombolas, a formação oferecida para eles, mediante oficinas que permitiram o desenvolvimento de um processo de pesquisa e formação junto a professores indígenas e quilombolas de Pernambuco, Curaçá-BA e formadores da Secretaria Municipal de Educação de Curaçá-BA. Os procedimentos utilizados nas oficinas, mediante elementos da Pesquisa Coletiva, perspectivaram o levantamento de dados, a sistematização de saberes dos participantes da pesquisa, ou seja, uma objetivação de conhecimentos, visando subsidiar a construção de políticas públicas para a formação de professores indígenas e quilombolas. No processo, considerouse a necessidade de desenvolver práticas das instituições formadoras conforme às especificidades de coletivos docentes, os quais reivindicam uma formação diferenciada, que possibilite a participação coletiva e a transformação da realidade escolar de seus povos. O processo de pesquisa e formação, mediante oficinas, permitiu aos particiantes da pesquisa a troca de saberes, a construção de conhecimentos contextualizados e de um entendimento partilhado da realidade formativa, elementos que podem contribuir para reafirmação de suas identidades étnicas. A atividade realizada pelos professores nas oficinas é um processo que não se encerra em si mesmo, continua sendo uma possibilidade para os docentes transformarem sua formação.The research sought understand how need to be, in the indigenous and quilombos teachers understanding, the formation offered to them, by workshops that allowed the development of a research process and the formation with indigenous and quilombos teachers of Pernambuco, Curaçá-BA and formators of Municipal Education Secretary of Curaçá-BA. The procedures used in the workshops, trought the elements of Collective Research, aim at the data collection, the knowledge systematization of the research participants, that meas, a knowledge objectivation, aim at subzidize the constrution of publics policies for the indigenous and quilombos teachers formatio. In the process, it was considered the need of development practicies of formators institutions according the specifities of groups of teachers, that claim for a distinct formations, that allows the collective participation and the transformation of school reality of them people. The research process and formation, by workshops, allowed to the its participants the knowledge exchange, the construction of contextualized knowledge and of a shared knowledge of the formative reality, elements that may contribute to te reaffirmation of their ethnics identities. The activity carried out by teachers in the workshops is a process that doesn’t end up in itself.Prada, Luis Eduardo AlvaradoGonçalves, Geovani José2016-07-01T13:55:24Z2016-07-01T13:55:24Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfGONÇALVES, Geovani J. Formação de professores indígenas e quilombolas: desafios e perspectivas. 119 p. Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), 2016..https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/554porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-07T04:24:36Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/554Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-07T04:24:36Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação de professores indígenas e quilombolas: desafios e perspectivas.
title Formação de professores indígenas e quilombolas: desafios e perspectivas.
spellingShingle Formação de professores indígenas e quilombolas: desafios e perspectivas.
Gonçalves, Geovani José
Formação - docência
Professores indígenas
title_short Formação de professores indígenas e quilombolas: desafios e perspectivas.
title_full Formação de professores indígenas e quilombolas: desafios e perspectivas.
title_fullStr Formação de professores indígenas e quilombolas: desafios e perspectivas.
title_full_unstemmed Formação de professores indígenas e quilombolas: desafios e perspectivas.
title_sort Formação de professores indígenas e quilombolas: desafios e perspectivas.
author Gonçalves, Geovani José
author_facet Gonçalves, Geovani José
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Prada, Luis Eduardo Alvarado
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Geovani José
dc.subject.por.fl_str_mv Formação - docência
Professores indígenas
topic Formação - docência
Professores indígenas
description Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Estudos Latino-Americanos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-01T13:55:24Z
2016-07-01T13:55:24Z
2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GONÇALVES, Geovani J. Formação de professores indígenas e quilombolas: desafios e perspectivas. 119 p. Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), 2016..
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/554
identifier_str_mv GONÇALVES, Geovani J. Formação de professores indígenas e quilombolas: desafios e perspectivas. 119 p. Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), 2016..
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/554
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1816161888612909056