REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES E ALUNOS SOBRE A PESQUISA ESCOLAR: A LEITURA CRÍTICA, A ESCRITA AUTÔNOMA E A FORMAÇÃO DO CONHECIMENTO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: STEFANO, Leizy Regina Fracasso
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7283
Resumo: O presente trabalho depreende, a partir da voz de professores e alunos, as representações de ambos sobre a pesquisa escolar e sua influência na formação do cidadão, fomentando as discussões sobre a formação de conhecimento e o desenvolvimento da autonomia. Visa, especificamente, verificar se as representações imaginárias sobre a pesquisa refletem-se nas atividades de leitura, reflexão e escrita. Procura, por fim, explicitar os elementos constitutivos de uma pesquisa: a motivação, a busca do tema, o questionamento, a investigação e a descoberta. Partindo da concepção de pesquisa como forma de construção de conhecimento, o trabalho, de cunho qualitativo-interpretativo, com aporte teórico na Lingüística Aplicada, fundamenta-se em diversos autores da área da Educação, uma vez que focaliza a metodologia de pesquisa. A pesquisa focaliza quatro escolas públicas e privadas de Maringá, PR, sendo duas delas integradas a Instituições de Ensino Superior. O corpus constitui-se de dezessete questionários dirigidos a professores de Língua Portuguesa e 395 questionários respondidos por alunos de 5. ª a 8. ª séries do ensino fundamental, dentre os quais 137 são separados por amostragem. A análise enfatiza a utilização da biblioteca escolar, os hábitos de leitura docente e discente, e as concepções de professores e alunos sobre o ato de pesquisar em si mesmo, ou seja, a freqüência, os conteúdos tratados, a organização, os resultados, a avaliação e o conseqüente proveito dessa atividade. Conclui-se que, de acordo com as concepções da maioria dos professores e alunos de todas as escolas analisadas, a pesquisa é uma atividade interessante e criativa, que possibilita a fixação de conteúdos e a aquisição de conhecimentos e traz vantagens para a formação cultural.
id UNICESU -1_b430dcedbd4822363275c7e191d4aefb
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/7283
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES E ALUNOS SOBRE A PESQUISA ESCOLAR: A LEITURA CRÍTICA, A ESCRITA AUTÔNOMA E A FORMAÇÃO DO CONHECIMENTORepresentações imaginárias daConstrução do conhecimentoLeitura e produção escrita autO presente trabalho depreende, a partir da voz de professores e alunos, as representações de ambos sobre a pesquisa escolar e sua influência na formação do cidadão, fomentando as discussões sobre a formação de conhecimento e o desenvolvimento da autonomia. Visa, especificamente, verificar se as representações imaginárias sobre a pesquisa refletem-se nas atividades de leitura, reflexão e escrita. Procura, por fim, explicitar os elementos constitutivos de uma pesquisa: a motivação, a busca do tema, o questionamento, a investigação e a descoberta. Partindo da concepção de pesquisa como forma de construção de conhecimento, o trabalho, de cunho qualitativo-interpretativo, com aporte teórico na Lingüística Aplicada, fundamenta-se em diversos autores da área da Educação, uma vez que focaliza a metodologia de pesquisa. A pesquisa focaliza quatro escolas públicas e privadas de Maringá, PR, sendo duas delas integradas a Instituições de Ensino Superior. O corpus constitui-se de dezessete questionários dirigidos a professores de Língua Portuguesa e 395 questionários respondidos por alunos de 5. ª a 8. ª séries do ensino fundamental, dentre os quais 137 são separados por amostragem. A análise enfatiza a utilização da biblioteca escolar, os hábitos de leitura docente e discente, e as concepções de professores e alunos sobre o ato de pesquisar em si mesmo, ou seja, a freqüência, os conteúdos tratados, a organização, os resultados, a avaliação e o conseqüente proveito dessa atividade. Conclui-se que, de acordo com as concepções da maioria dos professores e alunos de todas as escolas analisadas, a pesquisa é uma atividade interessante e criativa, que possibilita a fixação de conteúdos e a aquisição de conhecimentos e traz vantagens para a formação cultural.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-02-05T19:37:18Z2005-10-192021-02-05T19:37:18Z2005-10-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfPresencialhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7283porSTEFANO, Leizy Regina Fracassoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2021-02-06T06:01:55ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES E ALUNOS SOBRE A PESQUISA ESCOLAR: A LEITURA CRÍTICA, A ESCRITA AUTÔNOMA E A FORMAÇÃO DO CONHECIMENTO
title REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES E ALUNOS SOBRE A PESQUISA ESCOLAR: A LEITURA CRÍTICA, A ESCRITA AUTÔNOMA E A FORMAÇÃO DO CONHECIMENTO
spellingShingle REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES E ALUNOS SOBRE A PESQUISA ESCOLAR: A LEITURA CRÍTICA, A ESCRITA AUTÔNOMA E A FORMAÇÃO DO CONHECIMENTO
STEFANO, Leizy Regina Fracasso
Representações imaginárias da
Construção do conhecimento
Leitura e produção escrita aut
title_short REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES E ALUNOS SOBRE A PESQUISA ESCOLAR: A LEITURA CRÍTICA, A ESCRITA AUTÔNOMA E A FORMAÇÃO DO CONHECIMENTO
title_full REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES E ALUNOS SOBRE A PESQUISA ESCOLAR: A LEITURA CRÍTICA, A ESCRITA AUTÔNOMA E A FORMAÇÃO DO CONHECIMENTO
title_fullStr REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES E ALUNOS SOBRE A PESQUISA ESCOLAR: A LEITURA CRÍTICA, A ESCRITA AUTÔNOMA E A FORMAÇÃO DO CONHECIMENTO
title_full_unstemmed REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES E ALUNOS SOBRE A PESQUISA ESCOLAR: A LEITURA CRÍTICA, A ESCRITA AUTÔNOMA E A FORMAÇÃO DO CONHECIMENTO
title_sort REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES E ALUNOS SOBRE A PESQUISA ESCOLAR: A LEITURA CRÍTICA, A ESCRITA AUTÔNOMA E A FORMAÇÃO DO CONHECIMENTO
author STEFANO, Leizy Regina Fracasso
author_facet STEFANO, Leizy Regina Fracasso
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv STEFANO, Leizy Regina Fracasso
dc.subject.por.fl_str_mv Representações imaginárias da
Construção do conhecimento
Leitura e produção escrita aut
topic Representações imaginárias da
Construção do conhecimento
Leitura e produção escrita aut
description O presente trabalho depreende, a partir da voz de professores e alunos, as representações de ambos sobre a pesquisa escolar e sua influência na formação do cidadão, fomentando as discussões sobre a formação de conhecimento e o desenvolvimento da autonomia. Visa, especificamente, verificar se as representações imaginárias sobre a pesquisa refletem-se nas atividades de leitura, reflexão e escrita. Procura, por fim, explicitar os elementos constitutivos de uma pesquisa: a motivação, a busca do tema, o questionamento, a investigação e a descoberta. Partindo da concepção de pesquisa como forma de construção de conhecimento, o trabalho, de cunho qualitativo-interpretativo, com aporte teórico na Lingüística Aplicada, fundamenta-se em diversos autores da área da Educação, uma vez que focaliza a metodologia de pesquisa. A pesquisa focaliza quatro escolas públicas e privadas de Maringá, PR, sendo duas delas integradas a Instituições de Ensino Superior. O corpus constitui-se de dezessete questionários dirigidos a professores de Língua Portuguesa e 395 questionários respondidos por alunos de 5. ª a 8. ª séries do ensino fundamental, dentre os quais 137 são separados por amostragem. A análise enfatiza a utilização da biblioteca escolar, os hábitos de leitura docente e discente, e as concepções de professores e alunos sobre o ato de pesquisar em si mesmo, ou seja, a freqüência, os conteúdos tratados, a organização, os resultados, a avaliação e o conseqüente proveito dessa atividade. Conclui-se que, de acordo com as concepções da maioria dos professores e alunos de todas as escolas analisadas, a pesquisa é uma atividade interessante e criativa, que possibilita a fixação de conteúdos e a aquisição de conhecimentos e traz vantagens para a formação cultural.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-10-19
2005-10-19
2021-02-05T19:37:18Z
2021-02-05T19:37:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Presencial
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7283
identifier_str_mv Presencial
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7283
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771954999328768