O imaginário de leitura no ensino fundamental II: o que dizem os alunos?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Letras Raras |
Texto Completo: | https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1840 |
Resumo: | DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v3i1.292 Este trabalho objetiva analisar os sentidos atribuídos à leitura no discurso de alunos do 6º ano de um Colégio Estadual na cidade de Guarapuava-PR, em 2013. A fundamentação teórica utilizada é a Análise de Discurso de orientação francesa, a partir dos postulados de Michel Pêcheux e Eni Orlandi. Por meio de observações em sala de aula e de aplicação de questionários referentes ao ato de ler, a pesquisa torna-se relevante por apresentar possibilidades de análise sobre a linguagem, os sujeitos e a história, disseminando reflexões que provoquem outros olhares quanto ao imaginário de leitura que circula em sala de aula. |
id |
UFCG-2_62221bcd09ca2fbb241045d86276b65a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/1840 |
network_acronym_str |
UFCG-2 |
network_name_str |
Revista Letras Raras |
repository_id_str |
|
spelling |
O imaginário de leitura no ensino fundamental II: o que dizem os alunos?LeituraSujeitos alunosFormações imagináriasEfeitos de sentidoDOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v3i1.292 Este trabalho objetiva analisar os sentidos atribuídos à leitura no discurso de alunos do 6º ano de um Colégio Estadual na cidade de Guarapuava-PR, em 2013. A fundamentação teórica utilizada é a Análise de Discurso de orientação francesa, a partir dos postulados de Michel Pêcheux e Eni Orlandi. Por meio de observações em sala de aula e de aplicação de questionários referentes ao ato de ler, a pesquisa torna-se relevante por apresentar possibilidades de análise sobre a linguagem, os sujeitos e a história, disseminando reflexões que provoquem outros olhares quanto ao imaginário de leitura que circula em sala de aula.Editora Universitaria da UFCG2023-10-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1840Revista Letras Raras; Vol. 3 No. 1 (2014): Dossiê Análise do Discurso; 77-92Revista Letras Raras; Vol. 3 Núm. 1 (2014): Dossiê Análise do Discurso; 77-92Revista Letras Raras; Vol. 3 No 1 (2014): Dossiê Análise do Discurso; 77-92Revista Letras Raras; v. 3 n. 1 (2014): Dossiê Análise do Discurso; 77-922317-2347reponame:Revista Letras Rarasinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGporhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1840/1756© 2023 Revista Letras Rarashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessKuchla, Ana Paula Fracasse, Luciana 2024-01-04T23:48:36Zoai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/1840Revistahttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLRPUBhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/oai||letrasrarasufcg@gmail.com2317-23472317-2347opendoar:2024-01-04T23:48:36Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O imaginário de leitura no ensino fundamental II: o que dizem os alunos? |
title |
O imaginário de leitura no ensino fundamental II: o que dizem os alunos? |
spellingShingle |
O imaginário de leitura no ensino fundamental II: o que dizem os alunos? Kuchla, Ana Paula Leitura Sujeitos alunos Formações imaginárias Efeitos de sentido |
title_short |
O imaginário de leitura no ensino fundamental II: o que dizem os alunos? |
title_full |
O imaginário de leitura no ensino fundamental II: o que dizem os alunos? |
title_fullStr |
O imaginário de leitura no ensino fundamental II: o que dizem os alunos? |
title_full_unstemmed |
O imaginário de leitura no ensino fundamental II: o que dizem os alunos? |
title_sort |
O imaginário de leitura no ensino fundamental II: o que dizem os alunos? |
author |
Kuchla, Ana Paula |
author_facet |
Kuchla, Ana Paula Fracasse, Luciana |
author_role |
author |
author2 |
Fracasse, Luciana |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kuchla, Ana Paula Fracasse, Luciana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura Sujeitos alunos Formações imaginárias Efeitos de sentido |
topic |
Leitura Sujeitos alunos Formações imaginárias Efeitos de sentido |
description |
DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v3i1.292 Este trabalho objetiva analisar os sentidos atribuídos à leitura no discurso de alunos do 6º ano de um Colégio Estadual na cidade de Guarapuava-PR, em 2013. A fundamentação teórica utilizada é a Análise de Discurso de orientação francesa, a partir dos postulados de Michel Pêcheux e Eni Orlandi. Por meio de observações em sala de aula e de aplicação de questionários referentes ao ato de ler, a pesquisa torna-se relevante por apresentar possibilidades de análise sobre a linguagem, os sujeitos e a história, disseminando reflexões que provoquem outros olhares quanto ao imaginário de leitura que circula em sala de aula. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-10-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1840 |
url |
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1840 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1840/1756 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
© 2023 Revista Letras Raras https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
© 2023 Revista Letras Raras https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitaria da UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitaria da UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Letras Raras; Vol. 3 No. 1 (2014): Dossiê Análise do Discurso; 77-92 Revista Letras Raras; Vol. 3 Núm. 1 (2014): Dossiê Análise do Discurso; 77-92 Revista Letras Raras; Vol. 3 No 1 (2014): Dossiê Análise do Discurso; 77-92 Revista Letras Raras; v. 3 n. 1 (2014): Dossiê Análise do Discurso; 77-92 2317-2347 reponame:Revista Letras Raras instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Revista Letras Raras |
collection |
Revista Letras Raras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||letrasrarasufcg@gmail.com |
_version_ |
1799319785274605568 |