O imaginário de leitura no ensino fundamental II: o que dizem os alunos?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kuchla, Ana Paula
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Fracasse, Luciana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Letras Raras
Texto Completo: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1840
Resumo: DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v3i1.292 Este trabalho objetiva analisar os sentidos atribuídos à leitura no discurso de alunos do 6º ano de um Colégio Estadual na cidade de Guarapuava-PR, em 2013. A fundamentação teórica utilizada é a Análise de Discurso de orientação francesa, a partir dos postulados de Michel Pêcheux e Eni Orlandi. Por meio de observações em sala de aula e de aplicação de questionários referentes ao ato de ler, a pesquisa torna-se relevante por apresentar possibilidades de análise sobre a linguagem, os sujeitos e a história, disseminando reflexões que provoquem outros olhares quanto ao imaginário de leitura que circula em sala de aula.
id UFCG-2_62221bcd09ca2fbb241045d86276b65a
oai_identifier_str oai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/1840
network_acronym_str UFCG-2
network_name_str Revista Letras Raras
repository_id_str
spelling O imaginário de leitura no ensino fundamental II: o que dizem os alunos?LeituraSujeitos alunosFormações imagináriasEfeitos de sentidoDOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v3i1.292 Este trabalho objetiva analisar os sentidos atribuídos à leitura no discurso de alunos do 6º ano de um Colégio Estadual na cidade de Guarapuava-PR, em 2013. A fundamentação teórica utilizada é a Análise de Discurso de orientação francesa, a partir dos postulados de Michel Pêcheux e Eni Orlandi. Por meio de observações em sala de aula e de aplicação de questionários referentes ao ato de ler, a pesquisa torna-se relevante por apresentar possibilidades de análise sobre a linguagem, os sujeitos e a história, disseminando reflexões que provoquem outros olhares quanto ao imaginário de leitura que circula em sala de aula.Editora Universitaria da UFCG2023-10-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1840Revista Letras Raras; Vol. 3 No. 1 (2014): Dossiê Análise do Discurso; 77-92Revista Letras Raras; Vol. 3 Núm. 1 (2014): Dossiê Análise do Discurso; 77-92Revista Letras Raras; Vol. 3 No 1 (2014): Dossiê Análise do Discurso; 77-92Revista Letras Raras; v. 3 n. 1 (2014): Dossiê Análise do Discurso; 77-922317-2347reponame:Revista Letras Rarasinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGporhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1840/1756© 2023 Revista Letras Rarashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessKuchla, Ana Paula Fracasse, Luciana 2024-01-04T23:48:36Zoai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/1840Revistahttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLRPUBhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/oai||letrasrarasufcg@gmail.com2317-23472317-2347opendoar:2024-01-04T23:48:36Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv O imaginário de leitura no ensino fundamental II: o que dizem os alunos?
title O imaginário de leitura no ensino fundamental II: o que dizem os alunos?
spellingShingle O imaginário de leitura no ensino fundamental II: o que dizem os alunos?
Kuchla, Ana Paula
Leitura
Sujeitos alunos
Formações imaginárias
Efeitos de sentido
title_short O imaginário de leitura no ensino fundamental II: o que dizem os alunos?
title_full O imaginário de leitura no ensino fundamental II: o que dizem os alunos?
title_fullStr O imaginário de leitura no ensino fundamental II: o que dizem os alunos?
title_full_unstemmed O imaginário de leitura no ensino fundamental II: o que dizem os alunos?
title_sort O imaginário de leitura no ensino fundamental II: o que dizem os alunos?
author Kuchla, Ana Paula
author_facet Kuchla, Ana Paula
Fracasse, Luciana
author_role author
author2 Fracasse, Luciana
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kuchla, Ana Paula
Fracasse, Luciana
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Sujeitos alunos
Formações imaginárias
Efeitos de sentido
topic Leitura
Sujeitos alunos
Formações imaginárias
Efeitos de sentido
description DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v3i1.292 Este trabalho objetiva analisar os sentidos atribuídos à leitura no discurso de alunos do 6º ano de um Colégio Estadual na cidade de Guarapuava-PR, em 2013. A fundamentação teórica utilizada é a Análise de Discurso de orientação francesa, a partir dos postulados de Michel Pêcheux e Eni Orlandi. Por meio de observações em sala de aula e de aplicação de questionários referentes ao ato de ler, a pesquisa torna-se relevante por apresentar possibilidades de análise sobre a linguagem, os sujeitos e a história, disseminando reflexões que provoquem outros olhares quanto ao imaginário de leitura que circula em sala de aula.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1840
url https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1840
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1840/1756
dc.rights.driver.fl_str_mv © 2023 Revista Letras Raras
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv © 2023 Revista Letras Raras
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitaria da UFCG
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitaria da UFCG
dc.source.none.fl_str_mv Revista Letras Raras; Vol. 3 No. 1 (2014): Dossiê Análise do Discurso; 77-92
Revista Letras Raras; Vol. 3 Núm. 1 (2014): Dossiê Análise do Discurso; 77-92
Revista Letras Raras; Vol. 3 No 1 (2014): Dossiê Análise do Discurso; 77-92
Revista Letras Raras; v. 3 n. 1 (2014): Dossiê Análise do Discurso; 77-92
2317-2347
reponame:Revista Letras Raras
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Revista Letras Raras
collection Revista Letras Raras
repository.name.fl_str_mv Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv ||letrasrarasufcg@gmail.com
_version_ 1799319785274605568