PROJETO “LER E PENSAR (GAZETA DO POVO NAS ESCOLAS)”: UM ESTUDO DE CASO COMPARATIVO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ASSUMPÇÃO, Zeneida Alves de
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6924
Resumo: Este estudo teve por objetivo analisar o projeto “Ler e Pensar (Gazeta do Povo nas escolas)” promovido pelo Instituto Rede Paranaense de Comunicação, desenvolvido nas escolas públicas do ensino fundamental de primeira a quarta série, da Região Metropolitana de Curitiba, no Paraná (Brasil), desde 2003, identificando, a partir do estudo de caso comparativo, se o uso do jornal diário (impresso) na sala de aula contribui com as áreas do conhecimento; desenvolve a leitura crítica, bem como o hábito e o gosto pela leitura; democratização da informação. Utilizou-se a pesquisa de campo (abordagens qualitativa e quantitativa) visando a conhecer a opinião e participação dos sujeitos (docentes e gestores) no Projeto “Ler e Pensar (Gazeta do Povo nas escolas)” e na utilização do jornal Gazeta do Povo na sala de aula, mediante entrevista e questionário entre duas escolas: uma localizada no município da Fazenda Rio Grande e a outra em Balsa Nova. Os resultados foram apresentados em forma de gráfico e demonstram que o jornal pode ser utilizado como recurso pedagógico, na medida em que contribui com as áreas do conhecimento e desenvolve inúmeras habilidades cognitivas, inclusive produção de jornais escolares.
id UNICESU -1_b71c008aa6687463cfdc35570c1ed8ef
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6924
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling PROJETO “LER E PENSAR (GAZETA DO POVO NAS ESCOLAS)”: UM ESTUDO DE CASO COMPARATIVO: Jornal como recurso pedagógicoPedagogia do jornal impressoProjeto “Ler e Pensar (Gazeta do Povo nas escolas)”Este estudo teve por objetivo analisar o projeto “Ler e Pensar (Gazeta do Povo nas escolas)” promovido pelo Instituto Rede Paranaense de Comunicação, desenvolvido nas escolas públicas do ensino fundamental de primeira a quarta série, da Região Metropolitana de Curitiba, no Paraná (Brasil), desde 2003, identificando, a partir do estudo de caso comparativo, se o uso do jornal diário (impresso) na sala de aula contribui com as áreas do conhecimento; desenvolve a leitura crítica, bem como o hábito e o gosto pela leitura; democratização da informação. Utilizou-se a pesquisa de campo (abordagens qualitativa e quantitativa) visando a conhecer a opinião e participação dos sujeitos (docentes e gestores) no Projeto “Ler e Pensar (Gazeta do Povo nas escolas)” e na utilização do jornal Gazeta do Povo na sala de aula, mediante entrevista e questionário entre duas escolas: uma localizada no município da Fazenda Rio Grande e a outra em Balsa Nova. Os resultados foram apresentados em forma de gráfico e demonstram que o jornal pode ser utilizado como recurso pedagógico, na medida em que contribui com as áreas do conhecimento e desenvolve inúmeras habilidades cognitivas, inclusive produção de jornais escolares.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-01-28T19:20:54Z2007-10-232021-01-28T19:20:54Z2007-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf9788561091002http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6924porASSUMPÇÃO, Zeneida Alves deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2021-01-29T06:02:02ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv PROJETO “LER E PENSAR (GAZETA DO POVO NAS ESCOLAS)”: UM ESTUDO DE CASO COMPARATIVO
title PROJETO “LER E PENSAR (GAZETA DO POVO NAS ESCOLAS)”: UM ESTUDO DE CASO COMPARATIVO
spellingShingle PROJETO “LER E PENSAR (GAZETA DO POVO NAS ESCOLAS)”: UM ESTUDO DE CASO COMPARATIVO
ASSUMPÇÃO, Zeneida Alves de
: Jornal como recurso pedagógico
Pedagogia do jornal impresso
Projeto “Ler e Pensar (Gazeta do Povo nas escolas)”
title_short PROJETO “LER E PENSAR (GAZETA DO POVO NAS ESCOLAS)”: UM ESTUDO DE CASO COMPARATIVO
title_full PROJETO “LER E PENSAR (GAZETA DO POVO NAS ESCOLAS)”: UM ESTUDO DE CASO COMPARATIVO
title_fullStr PROJETO “LER E PENSAR (GAZETA DO POVO NAS ESCOLAS)”: UM ESTUDO DE CASO COMPARATIVO
title_full_unstemmed PROJETO “LER E PENSAR (GAZETA DO POVO NAS ESCOLAS)”: UM ESTUDO DE CASO COMPARATIVO
title_sort PROJETO “LER E PENSAR (GAZETA DO POVO NAS ESCOLAS)”: UM ESTUDO DE CASO COMPARATIVO
author ASSUMPÇÃO, Zeneida Alves de
author_facet ASSUMPÇÃO, Zeneida Alves de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv ASSUMPÇÃO, Zeneida Alves de
dc.subject.por.fl_str_mv : Jornal como recurso pedagógico
Pedagogia do jornal impresso
Projeto “Ler e Pensar (Gazeta do Povo nas escolas)”
topic : Jornal como recurso pedagógico
Pedagogia do jornal impresso
Projeto “Ler e Pensar (Gazeta do Povo nas escolas)”
description Este estudo teve por objetivo analisar o projeto “Ler e Pensar (Gazeta do Povo nas escolas)” promovido pelo Instituto Rede Paranaense de Comunicação, desenvolvido nas escolas públicas do ensino fundamental de primeira a quarta série, da Região Metropolitana de Curitiba, no Paraná (Brasil), desde 2003, identificando, a partir do estudo de caso comparativo, se o uso do jornal diário (impresso) na sala de aula contribui com as áreas do conhecimento; desenvolve a leitura crítica, bem como o hábito e o gosto pela leitura; democratização da informação. Utilizou-se a pesquisa de campo (abordagens qualitativa e quantitativa) visando a conhecer a opinião e participação dos sujeitos (docentes e gestores) no Projeto “Ler e Pensar (Gazeta do Povo nas escolas)” e na utilização do jornal Gazeta do Povo na sala de aula, mediante entrevista e questionário entre duas escolas: uma localizada no município da Fazenda Rio Grande e a outra em Balsa Nova. Os resultados foram apresentados em forma de gráfico e demonstram que o jornal pode ser utilizado como recurso pedagógico, na medida em que contribui com as áreas do conhecimento e desenvolve inúmeras habilidades cognitivas, inclusive produção de jornais escolares.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-10-23
2007-10-23
2021-01-28T19:20:54Z
2021-01-28T19:20:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 9788561091002
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6924
identifier_str_mv 9788561091002
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6924
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771943744962560