PROJETO “LER E PENSAR (GAZETA DO POVO NAS ESCOLAS)”: UM ESTUDO DE CASO COMPARATIVO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6924 |
Resumo: | Este estudo teve por objetivo analisar o projeto “Ler e Pensar (Gazeta do Povo nas escolas)” promovido pelo Instituto Rede Paranaense de Comunicação, desenvolvido nas escolas públicas do ensino fundamental de primeira a quarta série, da Região Metropolitana de Curitiba, no Paraná (Brasil), desde 2003, identificando, a partir do estudo de caso comparativo, se o uso do jornal diário (impresso) na sala de aula contribui com as áreas do conhecimento; desenvolve a leitura crítica, bem como o hábito e o gosto pela leitura; democratização da informação. Utilizou-se a pesquisa de campo (abordagens qualitativa e quantitativa) visando a conhecer a opinião e participação dos sujeitos (docentes e gestores) no Projeto “Ler e Pensar (Gazeta do Povo nas escolas)” e na utilização do jornal Gazeta do Povo na sala de aula, mediante entrevista e questionário entre duas escolas: uma localizada no município da Fazenda Rio Grande e a outra em Balsa Nova. Os resultados foram apresentados em forma de gráfico e demonstram que o jornal pode ser utilizado como recurso pedagógico, na medida em que contribui com as áreas do conhecimento e desenvolve inúmeras habilidades cognitivas, inclusive produção de jornais escolares. |
id |
UNICESU -1_b71c008aa6687463cfdc35570c1ed8ef |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6924 |
network_acronym_str |
UNICESU -1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
PROJETO “LER E PENSAR (GAZETA DO POVO NAS ESCOLAS)”: UM ESTUDO DE CASO COMPARATIVO: Jornal como recurso pedagógicoPedagogia do jornal impressoProjeto “Ler e Pensar (Gazeta do Povo nas escolas)”Este estudo teve por objetivo analisar o projeto “Ler e Pensar (Gazeta do Povo nas escolas)” promovido pelo Instituto Rede Paranaense de Comunicação, desenvolvido nas escolas públicas do ensino fundamental de primeira a quarta série, da Região Metropolitana de Curitiba, no Paraná (Brasil), desde 2003, identificando, a partir do estudo de caso comparativo, se o uso do jornal diário (impresso) na sala de aula contribui com as áreas do conhecimento; desenvolve a leitura crítica, bem como o hábito e o gosto pela leitura; democratização da informação. Utilizou-se a pesquisa de campo (abordagens qualitativa e quantitativa) visando a conhecer a opinião e participação dos sujeitos (docentes e gestores) no Projeto “Ler e Pensar (Gazeta do Povo nas escolas)” e na utilização do jornal Gazeta do Povo na sala de aula, mediante entrevista e questionário entre duas escolas: uma localizada no município da Fazenda Rio Grande e a outra em Balsa Nova. Os resultados foram apresentados em forma de gráfico e demonstram que o jornal pode ser utilizado como recurso pedagógico, na medida em que contribui com as áreas do conhecimento e desenvolve inúmeras habilidades cognitivas, inclusive produção de jornais escolares.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-01-28T19:20:54Z2007-10-232021-01-28T19:20:54Z2007-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf9788561091002http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6924porASSUMPÇÃO, Zeneida Alves deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2021-01-29T06:02:02ZRepositório InstitucionalPRI |
dc.title.none.fl_str_mv |
PROJETO “LER E PENSAR (GAZETA DO POVO NAS ESCOLAS)”: UM ESTUDO DE CASO COMPARATIVO |
title |
PROJETO “LER E PENSAR (GAZETA DO POVO NAS ESCOLAS)”: UM ESTUDO DE CASO COMPARATIVO |
spellingShingle |
PROJETO “LER E PENSAR (GAZETA DO POVO NAS ESCOLAS)”: UM ESTUDO DE CASO COMPARATIVO ASSUMPÇÃO, Zeneida Alves de : Jornal como recurso pedagógico Pedagogia do jornal impresso Projeto “Ler e Pensar (Gazeta do Povo nas escolas)” |
title_short |
PROJETO “LER E PENSAR (GAZETA DO POVO NAS ESCOLAS)”: UM ESTUDO DE CASO COMPARATIVO |
title_full |
PROJETO “LER E PENSAR (GAZETA DO POVO NAS ESCOLAS)”: UM ESTUDO DE CASO COMPARATIVO |
title_fullStr |
PROJETO “LER E PENSAR (GAZETA DO POVO NAS ESCOLAS)”: UM ESTUDO DE CASO COMPARATIVO |
title_full_unstemmed |
PROJETO “LER E PENSAR (GAZETA DO POVO NAS ESCOLAS)”: UM ESTUDO DE CASO COMPARATIVO |
title_sort |
PROJETO “LER E PENSAR (GAZETA DO POVO NAS ESCOLAS)”: UM ESTUDO DE CASO COMPARATIVO |
author |
ASSUMPÇÃO, Zeneida Alves de |
author_facet |
ASSUMPÇÃO, Zeneida Alves de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ASSUMPÇÃO, Zeneida Alves de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
: Jornal como recurso pedagógico Pedagogia do jornal impresso Projeto “Ler e Pensar (Gazeta do Povo nas escolas)” |
topic |
: Jornal como recurso pedagógico Pedagogia do jornal impresso Projeto “Ler e Pensar (Gazeta do Povo nas escolas)” |
description |
Este estudo teve por objetivo analisar o projeto “Ler e Pensar (Gazeta do Povo nas escolas)” promovido pelo Instituto Rede Paranaense de Comunicação, desenvolvido nas escolas públicas do ensino fundamental de primeira a quarta série, da Região Metropolitana de Curitiba, no Paraná (Brasil), desde 2003, identificando, a partir do estudo de caso comparativo, se o uso do jornal diário (impresso) na sala de aula contribui com as áreas do conhecimento; desenvolve a leitura crítica, bem como o hábito e o gosto pela leitura; democratização da informação. Utilizou-se a pesquisa de campo (abordagens qualitativa e quantitativa) visando a conhecer a opinião e participação dos sujeitos (docentes e gestores) no Projeto “Ler e Pensar (Gazeta do Povo nas escolas)” e na utilização do jornal Gazeta do Povo na sala de aula, mediante entrevista e questionário entre duas escolas: uma localizada no município da Fazenda Rio Grande e a outra em Balsa Nova. Os resultados foram apresentados em forma de gráfico e demonstram que o jornal pode ser utilizado como recurso pedagógico, na medida em que contribui com as áreas do conhecimento e desenvolve inúmeras habilidades cognitivas, inclusive produção de jornais escolares. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-10-23 2007-10-23 2021-01-28T19:20:54Z 2021-01-28T19:20:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
9788561091002 http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6924 |
identifier_str_mv |
9788561091002 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6924 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1747771943744962560 |