CONFLUÊNCIAS ENTRE ARTE, EDUCAÇÃO E GESTÃO DO CONHECIMENTO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1547 |
Resumo: | O presente estudo é um apanhado teórico referente a uma pesquisa que está em desenvolvimento no programa de mestrado em Gestão do Conhecimento nas Organizações da Unicesumar (PPGGCO). Os temas a serem relacionados são: arte, educação e gestão do conhecimento, onde as comunidades de prática, a arte como disciplina e a curadoria da aprendizagem são os objetos principais destes fenômenos, investigados sob a perspectiva educacional. O objetivo deste estudo constitui em compreender a relevância da arte-educação enquanto ferramenta de humanização do aluno, utilizando-se do ambiente de aprendizagem, entendido enquanto comunidade de prática, assimilando, também, o papel do professor como curador da aprendizagem, e como estes agentes relacionados podem colaborar para a formação de um aluno autônomo intelectualmente e com consciência cidadã e capacidade criativa potencialmente desenvolvidas. |
id |
UNICESU -1_b72e3439660dd9a2592a2992048ef34f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1547 |
network_acronym_str |
UNICESU -1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
spelling |
CONFLUÊNCIAS ENTRE ARTE, EDUCAÇÃO E GESTÃO DO CONHECIMENTOArte-EducaçãoComunidade de PráticaCuradoria da AprendizagemO presente estudo é um apanhado teórico referente a uma pesquisa que está em desenvolvimento no programa de mestrado em Gestão do Conhecimento nas Organizações da Unicesumar (PPGGCO). Os temas a serem relacionados são: arte, educação e gestão do conhecimento, onde as comunidades de prática, a arte como disciplina e a curadoria da aprendizagem são os objetos principais destes fenômenos, investigados sob a perspectiva educacional. O objetivo deste estudo constitui em compreender a relevância da arte-educação enquanto ferramenta de humanização do aluno, utilizando-se do ambiente de aprendizagem, entendido enquanto comunidade de prática, assimilando, também, o papel do professor como curador da aprendizagem, e como estes agentes relacionados podem colaborar para a formação de um aluno autônomo intelectualmente e com consciência cidadã e capacidade criativa potencialmente desenvolvidas.Unicesumar2019-08-13T20:10:47Z2019-08-13T20:10:47Z2017-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-0773-22594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1547otherColosio, Luana AlvesForno, Leticia Fleig DalPegino, Paulo Ferraresireponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:08:03Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:08:20.148Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
CONFLUÊNCIAS ENTRE ARTE, EDUCAÇÃO E GESTÃO DO CONHECIMENTO |
title |
CONFLUÊNCIAS ENTRE ARTE, EDUCAÇÃO E GESTÃO DO CONHECIMENTO |
spellingShingle |
CONFLUÊNCIAS ENTRE ARTE, EDUCAÇÃO E GESTÃO DO CONHECIMENTO Colosio, Luana Alves Arte-Educação Comunidade de Prática Curadoria da Aprendizagem |
title_short |
CONFLUÊNCIAS ENTRE ARTE, EDUCAÇÃO E GESTÃO DO CONHECIMENTO |
title_full |
CONFLUÊNCIAS ENTRE ARTE, EDUCAÇÃO E GESTÃO DO CONHECIMENTO |
title_fullStr |
CONFLUÊNCIAS ENTRE ARTE, EDUCAÇÃO E GESTÃO DO CONHECIMENTO |
title_full_unstemmed |
CONFLUÊNCIAS ENTRE ARTE, EDUCAÇÃO E GESTÃO DO CONHECIMENTO |
title_sort |
CONFLUÊNCIAS ENTRE ARTE, EDUCAÇÃO E GESTÃO DO CONHECIMENTO |
author |
Colosio, Luana Alves |
author_facet |
Colosio, Luana Alves Forno, Leticia Fleig Dal Pegino, Paulo Ferraresi |
author_role |
author |
author2 |
Forno, Leticia Fleig Dal Pegino, Paulo Ferraresi |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Colosio, Luana Alves Forno, Leticia Fleig Dal Pegino, Paulo Ferraresi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arte-Educação Comunidade de Prática Curadoria da Aprendizagem |
topic |
Arte-Educação Comunidade de Prática Curadoria da Aprendizagem |
dc.description.none.fl_txt_mv |
O presente estudo é um apanhado teórico referente a uma pesquisa que está em desenvolvimento no programa de mestrado em Gestão do Conhecimento nas Organizações da Unicesumar (PPGGCO). Os temas a serem relacionados são: arte, educação e gestão do conhecimento, onde as comunidades de prática, a arte como disciplina e a curadoria da aprendizagem são os objetos principais destes fenômenos, investigados sob a perspectiva educacional. O objetivo deste estudo constitui em compreender a relevância da arte-educação enquanto ferramenta de humanização do aluno, utilizando-se do ambiente de aprendizagem, entendido enquanto comunidade de prática, assimilando, também, o papel do professor como curador da aprendizagem, e como estes agentes relacionados podem colaborar para a formação de um aluno autônomo intelectualmente e com consciência cidadã e capacidade criativa potencialmente desenvolvidas. |
description |
O presente estudo é um apanhado teórico referente a uma pesquisa que está em desenvolvimento no programa de mestrado em Gestão do Conhecimento nas Organizações da Unicesumar (PPGGCO). Os temas a serem relacionados são: arte, educação e gestão do conhecimento, onde as comunidades de prática, a arte como disciplina e a curadoria da aprendizagem são os objetos principais destes fenômenos, investigados sob a perspectiva educacional. O objetivo deste estudo constitui em compreender a relevância da arte-educação enquanto ferramenta de humanização do aluno, utilizando-se do ambiente de aprendizagem, entendido enquanto comunidade de prática, assimilando, também, o papel do professor como curador da aprendizagem, e como estes agentes relacionados podem colaborar para a formação de um aluno autônomo intelectualmente e com consciência cidadã e capacidade criativa potencialmente desenvolvidas. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-10-24 2019-08-13T20:10:47Z 2019-08-13T20:10:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
status_str |
publishedVersion |
format |
article |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-459-0773-2 2594-4991 http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1547 |
identifier_str_mv |
978-85-459-0773-2 2594-4991 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1547 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
other |
language_invalid_str_mv |
other |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unicesumar |
publisher.none.fl_str_mv |
Unicesumar |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá instacron:UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá |
repository.mail.fl_str_mv |
joao.souza@unicesumar.edu.br |
_version_ |
1669948634369622016 |