AVALIAÇÃO DA QUALIDADE FÍSICA DE UM LATOSSOLO VERMELHO DISTROFÉRRICO EM SISTEMA PLANTIO DIRETO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BETIOLI JUNIOR, Edner
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: MOREIRA, Wagner Henrique, COSTA, Marco Aurélio Teixeira, FRANCO, Hélio Henrique Soares, TORMENA, Cássio Antônio
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5906
Resumo: A compactação do solo é apontada como um dos principais entraves no sistema plantio direto (SPD). O intervalo hídrico ótimo (IHO) é um moderno indicador da compactação do solo por considerar os limites de potencial da água no solo, a aeração e a resistência do solo à penetração (RP) limitanes ao desenvolvimento das plantas. O objetivo deste estudo foi determinar o IHO e a densidade relativa (DR) em um Latossolo Vermelho distroférrico cultivado em SPD por 30 anos com rotação de culturas. O experimento foi conduzido no município de Maringá, PR. Foram obtidas 36 amostras indeformadas na camada de 0 - 10 cm, as quais foram utilizadas para determinar a curva de retenção de água no solo, a curva de resistência do solo à penetração e a densidade do solo (Ds). As amostras foram coletadas na linha, entrelinha e posição intermediária a linha e entrelinha de cultivo. A DR foi obtida pela razão entre a Ds e a densidade máxima obtida no ensaio de Proctor. Também foi calculada a densidade do solo crítica (Dsc), ou Ds em que o IHO=0. Os resultados indicam que a RP foi a variável que mais contribuiu para a redução do IHO com o aumento da Ds. O valor de Dsc foi de 1,31 Mg m-3, equivalente a DR de 86%. Cerca de 6% das amostras apresentaram Ds acima da Dsc, indicando boa qualidade física do solo da área cultivada em sistema plantio direto.
id UNICESU -1_b8478e1a3cd779dfaf5f794ac0b438a7
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/5906
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling AVALIAÇÃO DA QUALIDADE FÍSICA DE UM LATOSSOLO VERMELHO DISTROFÉRRICO EM SISTEMA PLANTIO DIRETODensidade do soloEnsaio de proctorQualidade física do soloA compactação do solo é apontada como um dos principais entraves no sistema plantio direto (SPD). O intervalo hídrico ótimo (IHO) é um moderno indicador da compactação do solo por considerar os limites de potencial da água no solo, a aeração e a resistência do solo à penetração (RP) limitanes ao desenvolvimento das plantas. O objetivo deste estudo foi determinar o IHO e a densidade relativa (DR) em um Latossolo Vermelho distroférrico cultivado em SPD por 30 anos com rotação de culturas. O experimento foi conduzido no município de Maringá, PR. Foram obtidas 36 amostras indeformadas na camada de 0 - 10 cm, as quais foram utilizadas para determinar a curva de retenção de água no solo, a curva de resistência do solo à penetração e a densidade do solo (Ds). As amostras foram coletadas na linha, entrelinha e posição intermediária a linha e entrelinha de cultivo. A DR foi obtida pela razão entre a Ds e a densidade máxima obtida no ensaio de Proctor. Também foi calculada a densidade do solo crítica (Dsc), ou Ds em que o IHO=0. Os resultados indicam que a RP foi a variável que mais contribuiu para a redução do IHO com o aumento da Ds. O valor de Dsc foi de 1,31 Mg m-3, equivalente a DR de 86%. Cerca de 6% das amostras apresentaram Ds acima da Dsc, indicando boa qualidade física do solo da área cultivada em sistema plantio direto.UniCesumar2020-06-01T17:14:23Z2020-06-01T17:14:23Z2011-10-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-055-1http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5906otherBETIOLI JUNIOR, EdnerMOREIRA, Wagner HenriqueCOSTA, Marco Aurélio TeixeiraFRANCO, Hélio Henrique SoaresTORMENA, Cássio Antônioreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:09:47Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:10:04.811Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv AVALIAÇÃO DA QUALIDADE FÍSICA DE UM LATOSSOLO VERMELHO DISTROFÉRRICO EM SISTEMA PLANTIO DIRETO
title AVALIAÇÃO DA QUALIDADE FÍSICA DE UM LATOSSOLO VERMELHO DISTROFÉRRICO EM SISTEMA PLANTIO DIRETO
spellingShingle AVALIAÇÃO DA QUALIDADE FÍSICA DE UM LATOSSOLO VERMELHO DISTROFÉRRICO EM SISTEMA PLANTIO DIRETO
BETIOLI JUNIOR, Edner
Densidade do solo
Ensaio de proctor
Qualidade física do solo
title_short AVALIAÇÃO DA QUALIDADE FÍSICA DE UM LATOSSOLO VERMELHO DISTROFÉRRICO EM SISTEMA PLANTIO DIRETO
title_full AVALIAÇÃO DA QUALIDADE FÍSICA DE UM LATOSSOLO VERMELHO DISTROFÉRRICO EM SISTEMA PLANTIO DIRETO
title_fullStr AVALIAÇÃO DA QUALIDADE FÍSICA DE UM LATOSSOLO VERMELHO DISTROFÉRRICO EM SISTEMA PLANTIO DIRETO
title_full_unstemmed AVALIAÇÃO DA QUALIDADE FÍSICA DE UM LATOSSOLO VERMELHO DISTROFÉRRICO EM SISTEMA PLANTIO DIRETO
title_sort AVALIAÇÃO DA QUALIDADE FÍSICA DE UM LATOSSOLO VERMELHO DISTROFÉRRICO EM SISTEMA PLANTIO DIRETO
author BETIOLI JUNIOR, Edner
author_facet BETIOLI JUNIOR, Edner
MOREIRA, Wagner Henrique
COSTA, Marco Aurélio Teixeira
FRANCO, Hélio Henrique Soares
TORMENA, Cássio Antônio
author_role author
author2 MOREIRA, Wagner Henrique
COSTA, Marco Aurélio Teixeira
FRANCO, Hélio Henrique Soares
TORMENA, Cássio Antônio
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv BETIOLI JUNIOR, Edner
MOREIRA, Wagner Henrique
COSTA, Marco Aurélio Teixeira
FRANCO, Hélio Henrique Soares
TORMENA, Cássio Antônio
dc.subject.por.fl_str_mv Densidade do solo
Ensaio de proctor
Qualidade física do solo
topic Densidade do solo
Ensaio de proctor
Qualidade física do solo
dc.description.none.fl_txt_mv A compactação do solo é apontada como um dos principais entraves no sistema plantio direto (SPD). O intervalo hídrico ótimo (IHO) é um moderno indicador da compactação do solo por considerar os limites de potencial da água no solo, a aeração e a resistência do solo à penetração (RP) limitanes ao desenvolvimento das plantas. O objetivo deste estudo foi determinar o IHO e a densidade relativa (DR) em um Latossolo Vermelho distroférrico cultivado em SPD por 30 anos com rotação de culturas. O experimento foi conduzido no município de Maringá, PR. Foram obtidas 36 amostras indeformadas na camada de 0 - 10 cm, as quais foram utilizadas para determinar a curva de retenção de água no solo, a curva de resistência do solo à penetração e a densidade do solo (Ds). As amostras foram coletadas na linha, entrelinha e posição intermediária a linha e entrelinha de cultivo. A DR foi obtida pela razão entre a Ds e a densidade máxima obtida no ensaio de Proctor. Também foi calculada a densidade do solo crítica (Dsc), ou Ds em que o IHO=0. Os resultados indicam que a RP foi a variável que mais contribuiu para a redução do IHO com o aumento da Ds. O valor de Dsc foi de 1,31 Mg m-3, equivalente a DR de 86%. Cerca de 6% das amostras apresentaram Ds acima da Dsc, indicando boa qualidade física do solo da área cultivada em sistema plantio direto.
description A compactação do solo é apontada como um dos principais entraves no sistema plantio direto (SPD). O intervalo hídrico ótimo (IHO) é um moderno indicador da compactação do solo por considerar os limites de potencial da água no solo, a aeração e a resistência do solo à penetração (RP) limitanes ao desenvolvimento das plantas. O objetivo deste estudo foi determinar o IHO e a densidade relativa (DR) em um Latossolo Vermelho distroférrico cultivado em SPD por 30 anos com rotação de culturas. O experimento foi conduzido no município de Maringá, PR. Foram obtidas 36 amostras indeformadas na camada de 0 - 10 cm, as quais foram utilizadas para determinar a curva de retenção de água no solo, a curva de resistência do solo à penetração e a densidade do solo (Ds). As amostras foram coletadas na linha, entrelinha e posição intermediária a linha e entrelinha de cultivo. A DR foi obtida pela razão entre a Ds e a densidade máxima obtida no ensaio de Proctor. Também foi calculada a densidade do solo crítica (Dsc), ou Ds em que o IHO=0. Os resultados indicam que a RP foi a variável que mais contribuiu para a redução do IHO com o aumento da Ds. O valor de Dsc foi de 1,31 Mg m-3, equivalente a DR de 86%. Cerca de 6% das amostras apresentaram Ds acima da Dsc, indicando boa qualidade física do solo da área cultivada em sistema plantio direto.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-25
2020-06-01T17:14:23Z
2020-06-01T17:14:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-055-1
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5906
identifier_str_mv 978-85-8084-055-1
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5906
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948639287443456