CONSUMO FOLIAR DE GENÓTIPOS DE MILHO DOCE POR LAGARTA - DO - CARTUCHO, Spodoptera frugiperda

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ALBUQUERQUE, Fernando Alves de
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: MULATI, Náyra Cristiane de Souza Crubelati, SANCHES, Rafael Egea, GARCIA, Amanda Pattaro, OLIVEIRA, Lidia de Souza Nunes, CASAGRANDE, Camila
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4272
Resumo: A utilização de genótipos resistentes é de suma importância para o manejo integrado de pragas e vem sendo muito valorizada em programas de melhoramento genético de plantas. A cultura do milho doce é bastante semelhante a do milho comum, principalmente em relação à ocorrência de pragas. Para ambas as culturas, a lagarta- do- cartucho, Spodoptera frugiperda (J.E.Smith, 1797) é a praga que ocasiona maiores prejuízos econômicos. Todavia, dados a respeito do impacto de pragas na cultura do milho doce são escassos, de maneira que se faz necessário o estudo de genótipos quanto a sua resistência. Com esse objetivo foram realizados experimentos em laboratório, a fim de avaliar a resistência de genótipos de milho doce (BR-400, Tuc Blanco Dulce, MG-162, Doce 1 e Doce Opaco) à lagarta do cartucho, S. frugiperda. Esses ensaios foram realizados em câmara climatizada, com temperatura, fotoperíodo e umidade relativa controladas (T°C 24±1, UR % 70 ±10, e fotoperíodo de 12 horas), delineamento inteiramente casualizado, com 30 repetições, sendo utilizado 1 lagarta por repetição. O genótipo BR- 400 apresentou a menor média de massa foliar ingerida e menor área foliar consumida, podendo apresentar características interessantes para futuros estudos de resistência à praga.
id UNICESU -1_b977e7843c32dbf06dd1285a9a17a2db
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/4272
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling CONSUMO FOLIAR DE GENÓTIPOS DE MILHO DOCE POR LAGARTA - DO - CARTUCHO, Spodoptera frugiperdaManejo integrado de pragasZea maysResistência de plantasA utilização de genótipos resistentes é de suma importância para o manejo integrado de pragas e vem sendo muito valorizada em programas de melhoramento genético de plantas. A cultura do milho doce é bastante semelhante a do milho comum, principalmente em relação à ocorrência de pragas. Para ambas as culturas, a lagarta- do- cartucho, Spodoptera frugiperda (J.E.Smith, 1797) é a praga que ocasiona maiores prejuízos econômicos. Todavia, dados a respeito do impacto de pragas na cultura do milho doce são escassos, de maneira que se faz necessário o estudo de genótipos quanto a sua resistência. Com esse objetivo foram realizados experimentos em laboratório, a fim de avaliar a resistência de genótipos de milho doce (BR-400, Tuc Blanco Dulce, MG-162, Doce 1 e Doce Opaco) à lagarta do cartucho, S. frugiperda. Esses ensaios foram realizados em câmara climatizada, com temperatura, fotoperíodo e umidade relativa controladas (T°C 24±1, UR % 70 ±10, e fotoperíodo de 12 horas), delineamento inteiramente casualizado, com 30 repetições, sendo utilizado 1 lagarta por repetição. O genótipo BR- 400 apresentou a menor média de massa foliar ingerida e menor área foliar consumida, podendo apresentar características interessantes para futuros estudos de resistência à praga.UniCesumar2020-01-16T11:31:42Z2020-01-16T11:31:42Z2013-10-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-603-4http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4272otherALBUQUERQUE, Fernando Alves deMULATI, Náyra Cristiane de Souza CrubelatiSANCHES, Rafael EgeaGARCIA, Amanda PattaroOLIVEIRA, Lidia de Souza NunesCASAGRANDE, Camilareponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:56:55Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:57:08.993Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv CONSUMO FOLIAR DE GENÓTIPOS DE MILHO DOCE POR LAGARTA - DO - CARTUCHO, Spodoptera frugiperda
title CONSUMO FOLIAR DE GENÓTIPOS DE MILHO DOCE POR LAGARTA - DO - CARTUCHO, Spodoptera frugiperda
spellingShingle CONSUMO FOLIAR DE GENÓTIPOS DE MILHO DOCE POR LAGARTA - DO - CARTUCHO, Spodoptera frugiperda
ALBUQUERQUE, Fernando Alves de
Manejo integrado de pragas
Zea mays
Resistência de plantas
title_short CONSUMO FOLIAR DE GENÓTIPOS DE MILHO DOCE POR LAGARTA - DO - CARTUCHO, Spodoptera frugiperda
title_full CONSUMO FOLIAR DE GENÓTIPOS DE MILHO DOCE POR LAGARTA - DO - CARTUCHO, Spodoptera frugiperda
title_fullStr CONSUMO FOLIAR DE GENÓTIPOS DE MILHO DOCE POR LAGARTA - DO - CARTUCHO, Spodoptera frugiperda
title_full_unstemmed CONSUMO FOLIAR DE GENÓTIPOS DE MILHO DOCE POR LAGARTA - DO - CARTUCHO, Spodoptera frugiperda
title_sort CONSUMO FOLIAR DE GENÓTIPOS DE MILHO DOCE POR LAGARTA - DO - CARTUCHO, Spodoptera frugiperda
author ALBUQUERQUE, Fernando Alves de
author_facet ALBUQUERQUE, Fernando Alves de
MULATI, Náyra Cristiane de Souza Crubelati
SANCHES, Rafael Egea
GARCIA, Amanda Pattaro
OLIVEIRA, Lidia de Souza Nunes
CASAGRANDE, Camila
author_role author
author2 MULATI, Náyra Cristiane de Souza Crubelati
SANCHES, Rafael Egea
GARCIA, Amanda Pattaro
OLIVEIRA, Lidia de Souza Nunes
CASAGRANDE, Camila
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv ALBUQUERQUE, Fernando Alves de
MULATI, Náyra Cristiane de Souza Crubelati
SANCHES, Rafael Egea
GARCIA, Amanda Pattaro
OLIVEIRA, Lidia de Souza Nunes
CASAGRANDE, Camila
dc.subject.por.fl_str_mv Manejo integrado de pragas
Zea mays
Resistência de plantas
topic Manejo integrado de pragas
Zea mays
Resistência de plantas
dc.description.none.fl_txt_mv A utilização de genótipos resistentes é de suma importância para o manejo integrado de pragas e vem sendo muito valorizada em programas de melhoramento genético de plantas. A cultura do milho doce é bastante semelhante a do milho comum, principalmente em relação à ocorrência de pragas. Para ambas as culturas, a lagarta- do- cartucho, Spodoptera frugiperda (J.E.Smith, 1797) é a praga que ocasiona maiores prejuízos econômicos. Todavia, dados a respeito do impacto de pragas na cultura do milho doce são escassos, de maneira que se faz necessário o estudo de genótipos quanto a sua resistência. Com esse objetivo foram realizados experimentos em laboratório, a fim de avaliar a resistência de genótipos de milho doce (BR-400, Tuc Blanco Dulce, MG-162, Doce 1 e Doce Opaco) à lagarta do cartucho, S. frugiperda. Esses ensaios foram realizados em câmara climatizada, com temperatura, fotoperíodo e umidade relativa controladas (T°C 24±1, UR % 70 ±10, e fotoperíodo de 12 horas), delineamento inteiramente casualizado, com 30 repetições, sendo utilizado 1 lagarta por repetição. O genótipo BR- 400 apresentou a menor média de massa foliar ingerida e menor área foliar consumida, podendo apresentar características interessantes para futuros estudos de resistência à praga.
description A utilização de genótipos resistentes é de suma importância para o manejo integrado de pragas e vem sendo muito valorizada em programas de melhoramento genético de plantas. A cultura do milho doce é bastante semelhante a do milho comum, principalmente em relação à ocorrência de pragas. Para ambas as culturas, a lagarta- do- cartucho, Spodoptera frugiperda (J.E.Smith, 1797) é a praga que ocasiona maiores prejuízos econômicos. Todavia, dados a respeito do impacto de pragas na cultura do milho doce são escassos, de maneira que se faz necessário o estudo de genótipos quanto a sua resistência. Com esse objetivo foram realizados experimentos em laboratório, a fim de avaliar a resistência de genótipos de milho doce (BR-400, Tuc Blanco Dulce, MG-162, Doce 1 e Doce Opaco) à lagarta do cartucho, S. frugiperda. Esses ensaios foram realizados em câmara climatizada, com temperatura, fotoperíodo e umidade relativa controladas (T°C 24±1, UR % 70 ±10, e fotoperíodo de 12 horas), delineamento inteiramente casualizado, com 30 repetições, sendo utilizado 1 lagarta por repetição. O genótipo BR- 400 apresentou a menor média de massa foliar ingerida e menor área foliar consumida, podendo apresentar características interessantes para futuros estudos de resistência à praga.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-22
2020-01-16T11:31:42Z
2020-01-16T11:31:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-603-4
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4272
identifier_str_mv 978-85-8084-603-4
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4272
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948604069969920