METODOLOGIA PARA AVALIAR OS CURSOS TÉCNICOS DA REDE FEDERAL, COM ENFOQUE NA SUSTENTABILIDADE E COM CONEXÃO AOS INDICADORES DA SETEC/MEC
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3301 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo desenvolver uma metodologia com o uso de um instrumento de avaliação, com ponto de vista da sustentabilidade e conexão com os indicadores da SETEC/MEC para os cursos técnicos. O ensino técnico federal no país começou em 1909, no governo de Nilo Peçanha, com o objetivo de habilitar os filhos dos desfavorecidos de fortuna com o indispensável preparo técnico e intelectual, a fim de que desenvolvessem hábitos de trabalho útil, que os afastaria da ociosidade ignorante e da escola do vício e do crime. E, na década de 1940, também foi de suma importância para a educação profissional brasileira, com o surgimento do Sistema S.A importância social do ensino profissional não diminuiu, ao contrário, nos dias de hoje para o mundo do trabalho se tornou fundamental, atualmente incluiu- se neste contexto a tecnologia, deixando a educação profissional de ser artesã,manual e transformando o modelo de ensinar com a introdução de tecnologias e a automação das escolas. O perfil do estudante também mudou, necessitando de uma base sólida de conhecimentos tecnológicos sem perder a essência das escolas de artífices a fim de avançar e se juntar às novas formas de agregar as empresas e acompanhar o desenvolvimento tecnológico. Nesse contexto, a metodologia para avaliar os cursos técnicos apoiará na evolução das instituições a fim de acompanhar e melhorar o desenvolvimento. Existe uma diferença entre o que a gestão faz e o que é percebido pelas pessoas que estão no dia a dia, fazendo o Ensino acontecer. |
id |
UNICESU -1_ba9070a497a6aa082e516f25782c7c99 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3301 |
network_acronym_str |
UNICESU -1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
spelling |
METODOLOGIA PARA AVALIAR OS CURSOS TÉCNICOS DA REDE FEDERAL, COM ENFOQUE NA SUSTENTABILIDADE E COM CONEXÃO AOS INDICADORES DA SETEC/MECMetodologia de avaliaçãoSustentabilidadeEnsino técnicoO presente artigo tem como objetivo desenvolver uma metodologia com o uso de um instrumento de avaliação, com ponto de vista da sustentabilidade e conexão com os indicadores da SETEC/MEC para os cursos técnicos. O ensino técnico federal no país começou em 1909, no governo de Nilo Peçanha, com o objetivo de habilitar os filhos dos desfavorecidos de fortuna com o indispensável preparo técnico e intelectual, a fim de que desenvolvessem hábitos de trabalho útil, que os afastaria da ociosidade ignorante e da escola do vício e do crime. E, na década de 1940, também foi de suma importância para a educação profissional brasileira, com o surgimento do Sistema S.A importância social do ensino profissional não diminuiu, ao contrário, nos dias de hoje para o mundo do trabalho se tornou fundamental, atualmente incluiu- se neste contexto a tecnologia, deixando a educação profissional de ser artesã,manual e transformando o modelo de ensinar com a introdução de tecnologias e a automação das escolas. O perfil do estudante também mudou, necessitando de uma base sólida de conhecimentos tecnológicos sem perder a essência das escolas de artífices a fim de avançar e se juntar às novas formas de agregar as empresas e acompanhar o desenvolvimento tecnológico. Nesse contexto, a metodologia para avaliar os cursos técnicos apoiará na evolução das instituições a fim de acompanhar e melhorar o desenvolvimento. Existe uma diferença entre o que a gestão faz e o que é percebido pelas pessoas que estão no dia a dia, fazendo o Ensino acontecer.UniCesumar2019-12-04T20:52:54Z2019-12-04T20:52:54Z2019-10-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1960-52594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3301otherCASSIANO, Elaine Borges MonteiroABREU, Urbano Gomes Pinto deAGUIAR, Wander Matos dereponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:06:59Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:07:18.599Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
METODOLOGIA PARA AVALIAR OS CURSOS TÉCNICOS DA REDE FEDERAL, COM ENFOQUE NA SUSTENTABILIDADE E COM CONEXÃO AOS INDICADORES DA SETEC/MEC |
title |
METODOLOGIA PARA AVALIAR OS CURSOS TÉCNICOS DA REDE FEDERAL, COM ENFOQUE NA SUSTENTABILIDADE E COM CONEXÃO AOS INDICADORES DA SETEC/MEC |
spellingShingle |
METODOLOGIA PARA AVALIAR OS CURSOS TÉCNICOS DA REDE FEDERAL, COM ENFOQUE NA SUSTENTABILIDADE E COM CONEXÃO AOS INDICADORES DA SETEC/MEC CASSIANO, Elaine Borges Monteiro Metodologia de avaliação Sustentabilidade Ensino técnico |
title_short |
METODOLOGIA PARA AVALIAR OS CURSOS TÉCNICOS DA REDE FEDERAL, COM ENFOQUE NA SUSTENTABILIDADE E COM CONEXÃO AOS INDICADORES DA SETEC/MEC |
title_full |
METODOLOGIA PARA AVALIAR OS CURSOS TÉCNICOS DA REDE FEDERAL, COM ENFOQUE NA SUSTENTABILIDADE E COM CONEXÃO AOS INDICADORES DA SETEC/MEC |
title_fullStr |
METODOLOGIA PARA AVALIAR OS CURSOS TÉCNICOS DA REDE FEDERAL, COM ENFOQUE NA SUSTENTABILIDADE E COM CONEXÃO AOS INDICADORES DA SETEC/MEC |
title_full_unstemmed |
METODOLOGIA PARA AVALIAR OS CURSOS TÉCNICOS DA REDE FEDERAL, COM ENFOQUE NA SUSTENTABILIDADE E COM CONEXÃO AOS INDICADORES DA SETEC/MEC |
title_sort |
METODOLOGIA PARA AVALIAR OS CURSOS TÉCNICOS DA REDE FEDERAL, COM ENFOQUE NA SUSTENTABILIDADE E COM CONEXÃO AOS INDICADORES DA SETEC/MEC |
author |
CASSIANO, Elaine Borges Monteiro |
author_facet |
CASSIANO, Elaine Borges Monteiro ABREU, Urbano Gomes Pinto de AGUIAR, Wander Matos de |
author_role |
author |
author2 |
ABREU, Urbano Gomes Pinto de AGUIAR, Wander Matos de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
CASSIANO, Elaine Borges Monteiro ABREU, Urbano Gomes Pinto de AGUIAR, Wander Matos de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Metodologia de avaliação Sustentabilidade Ensino técnico |
topic |
Metodologia de avaliação Sustentabilidade Ensino técnico |
dc.description.none.fl_txt_mv |
O presente artigo tem como objetivo desenvolver uma metodologia com o uso de um instrumento de avaliação, com ponto de vista da sustentabilidade e conexão com os indicadores da SETEC/MEC para os cursos técnicos. O ensino técnico federal no país começou em 1909, no governo de Nilo Peçanha, com o objetivo de habilitar os filhos dos desfavorecidos de fortuna com o indispensável preparo técnico e intelectual, a fim de que desenvolvessem hábitos de trabalho útil, que os afastaria da ociosidade ignorante e da escola do vício e do crime. E, na década de 1940, também foi de suma importância para a educação profissional brasileira, com o surgimento do Sistema S.A importância social do ensino profissional não diminuiu, ao contrário, nos dias de hoje para o mundo do trabalho se tornou fundamental, atualmente incluiu- se neste contexto a tecnologia, deixando a educação profissional de ser artesã,manual e transformando o modelo de ensinar com a introdução de tecnologias e a automação das escolas. O perfil do estudante também mudou, necessitando de uma base sólida de conhecimentos tecnológicos sem perder a essência das escolas de artífices a fim de avançar e se juntar às novas formas de agregar as empresas e acompanhar o desenvolvimento tecnológico. Nesse contexto, a metodologia para avaliar os cursos técnicos apoiará na evolução das instituições a fim de acompanhar e melhorar o desenvolvimento. Existe uma diferença entre o que a gestão faz e o que é percebido pelas pessoas que estão no dia a dia, fazendo o Ensino acontecer. |
description |
O presente artigo tem como objetivo desenvolver uma metodologia com o uso de um instrumento de avaliação, com ponto de vista da sustentabilidade e conexão com os indicadores da SETEC/MEC para os cursos técnicos. O ensino técnico federal no país começou em 1909, no governo de Nilo Peçanha, com o objetivo de habilitar os filhos dos desfavorecidos de fortuna com o indispensável preparo técnico e intelectual, a fim de que desenvolvessem hábitos de trabalho útil, que os afastaria da ociosidade ignorante e da escola do vício e do crime. E, na década de 1940, também foi de suma importância para a educação profissional brasileira, com o surgimento do Sistema S.A importância social do ensino profissional não diminuiu, ao contrário, nos dias de hoje para o mundo do trabalho se tornou fundamental, atualmente incluiu- se neste contexto a tecnologia, deixando a educação profissional de ser artesã,manual e transformando o modelo de ensinar com a introdução de tecnologias e a automação das escolas. O perfil do estudante também mudou, necessitando de uma base sólida de conhecimentos tecnológicos sem perder a essência das escolas de artífices a fim de avançar e se juntar às novas formas de agregar as empresas e acompanhar o desenvolvimento tecnológico. Nesse contexto, a metodologia para avaliar os cursos técnicos apoiará na evolução das instituições a fim de acompanhar e melhorar o desenvolvimento. Existe uma diferença entre o que a gestão faz e o que é percebido pelas pessoas que estão no dia a dia, fazendo o Ensino acontecer. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-04T20:52:54Z 2019-12-04T20:52:54Z 2019-10-29 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
status_str |
publishedVersion |
format |
article |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-459-1960-5 2594-4991 http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3301 |
identifier_str_mv |
978-85-459-1960-5 2594-4991 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3301 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
other |
language_invalid_str_mv |
other |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UniCesumar |
publisher.none.fl_str_mv |
UniCesumar |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá instacron:UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá |
repository.mail.fl_str_mv |
joao.souza@unicesumar.edu.br |
_version_ |
1669948631950557184 |