METODOLOGIA PARA AVALIAR OS CURSOS TÉCNICOS DA REDE FEDERAL, COM ENFOQUE NA SUSTENTABILIDADE E COM CONEXÃO AOS INDICADORES DA SETEC/MEC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CASSIANO, Elaine Borges Monteiro
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: ABREU, Urbano Gomes Pinto de, AGUIAR, Wander Matos de
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3301
Resumo: O presente artigo tem como objetivo desenvolver uma metodologia com o uso de um instrumento de avaliação, com ponto de vista da sustentabilidade e conexão com os indicadores da SETEC/MEC para os cursos técnicos. O ensino técnico federal no país começou em 1909, no governo de Nilo Peçanha, com o objetivo de habilitar os filhos dos desfavorecidos de fortuna com o indispensável preparo técnico e intelectual, a fim de que desenvolvessem hábitos de trabalho útil, que os afastaria da ociosidade ignorante e da escola do vício e do crime. E, na década de 1940, também foi de suma importância para a educação profissional brasileira, com o surgimento do Sistema S.A importância social do ensino profissional não diminuiu, ao contrário, nos dias de hoje para o mundo do trabalho se tornou fundamental, atualmente incluiu- se neste contexto a tecnologia, deixando a educação profissional de ser artesã,manual e transformando o modelo de ensinar com a introdução de tecnologias e a automação das escolas. O perfil do estudante também mudou, necessitando de uma base sólida de conhecimentos tecnológicos sem perder a essência das escolas de artífices a fim de avançar e se juntar às novas formas de agregar as empresas e acompanhar o desenvolvimento tecnológico. Nesse contexto, a metodologia para avaliar os cursos técnicos apoiará na evolução das instituições a fim de acompanhar e melhorar o desenvolvimento. Existe uma diferença entre o que a gestão faz e o que é percebido pelas pessoas que estão no dia a dia, fazendo o Ensino acontecer.
id UNICESU-1_7abbc9c6d7218344275fb6b8ef156050
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3301
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling METODOLOGIA PARA AVALIAR OS CURSOS TÉCNICOS DA REDE FEDERAL, COM ENFOQUE NA SUSTENTABILIDADE E COM CONEXÃO AOS INDICADORES DA SETEC/MECMetodologia de avaliaçãoSustentabilidadeEnsino técnicoO presente artigo tem como objetivo desenvolver uma metodologia com o uso de um instrumento de avaliação, com ponto de vista da sustentabilidade e conexão com os indicadores da SETEC/MEC para os cursos técnicos. O ensino técnico federal no país começou em 1909, no governo de Nilo Peçanha, com o objetivo de habilitar os filhos dos desfavorecidos de fortuna com o indispensável preparo técnico e intelectual, a fim de que desenvolvessem hábitos de trabalho útil, que os afastaria da ociosidade ignorante e da escola do vício e do crime. E, na década de 1940, também foi de suma importância para a educação profissional brasileira, com o surgimento do Sistema S.A importância social do ensino profissional não diminuiu, ao contrário, nos dias de hoje para o mundo do trabalho se tornou fundamental, atualmente incluiu- se neste contexto a tecnologia, deixando a educação profissional de ser artesã,manual e transformando o modelo de ensinar com a introdução de tecnologias e a automação das escolas. O perfil do estudante também mudou, necessitando de uma base sólida de conhecimentos tecnológicos sem perder a essência das escolas de artífices a fim de avançar e se juntar às novas formas de agregar as empresas e acompanhar o desenvolvimento tecnológico. Nesse contexto, a metodologia para avaliar os cursos técnicos apoiará na evolução das instituições a fim de acompanhar e melhorar o desenvolvimento. Existe uma diferença entre o que a gestão faz e o que é percebido pelas pessoas que estão no dia a dia, fazendo o Ensino acontecer.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-12-04T20:52:54Z2019-12-04T20:52:54Z2019-10-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdf978-85-459-1960-52594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3301porCASSIANO, Elaine Borges MonteiroABREU, Urbano Gomes Pinto deAGUIAR, Wander Matos deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2022-06-17T19:49:22Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3301Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2022-06-17T19:49:22Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv METODOLOGIA PARA AVALIAR OS CURSOS TÉCNICOS DA REDE FEDERAL, COM ENFOQUE NA SUSTENTABILIDADE E COM CONEXÃO AOS INDICADORES DA SETEC/MEC
title METODOLOGIA PARA AVALIAR OS CURSOS TÉCNICOS DA REDE FEDERAL, COM ENFOQUE NA SUSTENTABILIDADE E COM CONEXÃO AOS INDICADORES DA SETEC/MEC
spellingShingle METODOLOGIA PARA AVALIAR OS CURSOS TÉCNICOS DA REDE FEDERAL, COM ENFOQUE NA SUSTENTABILIDADE E COM CONEXÃO AOS INDICADORES DA SETEC/MEC
CASSIANO, Elaine Borges Monteiro
Metodologia de avaliação
Sustentabilidade
Ensino técnico
title_short METODOLOGIA PARA AVALIAR OS CURSOS TÉCNICOS DA REDE FEDERAL, COM ENFOQUE NA SUSTENTABILIDADE E COM CONEXÃO AOS INDICADORES DA SETEC/MEC
title_full METODOLOGIA PARA AVALIAR OS CURSOS TÉCNICOS DA REDE FEDERAL, COM ENFOQUE NA SUSTENTABILIDADE E COM CONEXÃO AOS INDICADORES DA SETEC/MEC
title_fullStr METODOLOGIA PARA AVALIAR OS CURSOS TÉCNICOS DA REDE FEDERAL, COM ENFOQUE NA SUSTENTABILIDADE E COM CONEXÃO AOS INDICADORES DA SETEC/MEC
title_full_unstemmed METODOLOGIA PARA AVALIAR OS CURSOS TÉCNICOS DA REDE FEDERAL, COM ENFOQUE NA SUSTENTABILIDADE E COM CONEXÃO AOS INDICADORES DA SETEC/MEC
title_sort METODOLOGIA PARA AVALIAR OS CURSOS TÉCNICOS DA REDE FEDERAL, COM ENFOQUE NA SUSTENTABILIDADE E COM CONEXÃO AOS INDICADORES DA SETEC/MEC
author CASSIANO, Elaine Borges Monteiro
author_facet CASSIANO, Elaine Borges Monteiro
ABREU, Urbano Gomes Pinto de
AGUIAR, Wander Matos de
author_role author
author2 ABREU, Urbano Gomes Pinto de
AGUIAR, Wander Matos de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv CASSIANO, Elaine Borges Monteiro
ABREU, Urbano Gomes Pinto de
AGUIAR, Wander Matos de
dc.subject.por.fl_str_mv Metodologia de avaliação
Sustentabilidade
Ensino técnico
topic Metodologia de avaliação
Sustentabilidade
Ensino técnico
description O presente artigo tem como objetivo desenvolver uma metodologia com o uso de um instrumento de avaliação, com ponto de vista da sustentabilidade e conexão com os indicadores da SETEC/MEC para os cursos técnicos. O ensino técnico federal no país começou em 1909, no governo de Nilo Peçanha, com o objetivo de habilitar os filhos dos desfavorecidos de fortuna com o indispensável preparo técnico e intelectual, a fim de que desenvolvessem hábitos de trabalho útil, que os afastaria da ociosidade ignorante e da escola do vício e do crime. E, na década de 1940, também foi de suma importância para a educação profissional brasileira, com o surgimento do Sistema S.A importância social do ensino profissional não diminuiu, ao contrário, nos dias de hoje para o mundo do trabalho se tornou fundamental, atualmente incluiu- se neste contexto a tecnologia, deixando a educação profissional de ser artesã,manual e transformando o modelo de ensinar com a introdução de tecnologias e a automação das escolas. O perfil do estudante também mudou, necessitando de uma base sólida de conhecimentos tecnológicos sem perder a essência das escolas de artífices a fim de avançar e se juntar às novas formas de agregar as empresas e acompanhar o desenvolvimento tecnológico. Nesse contexto, a metodologia para avaliar os cursos técnicos apoiará na evolução das instituições a fim de acompanhar e melhorar o desenvolvimento. Existe uma diferença entre o que a gestão faz e o que é percebido pelas pessoas que estão no dia a dia, fazendo o Ensino acontecer.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-04T20:52:54Z
2019-12-04T20:52:54Z
2019-10-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-1960-5
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3301
identifier_str_mv 978-85-459-1960-5
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3301
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813098725867782144