COMUNICAÇÃO INTERNA: ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DA ÁREA DA SAÚDE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FERNANDES, Marcia Dayana
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: CAMPOS, Cláudia Marcele de, BORTOLOZZI, Flávio
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3316
Resumo: A comunicação interna da organização tem por objetivo fazer com que os colaboradores estejam bem informados, participativos, engajados e realizados com suas atividades tornando, assim, o ambiente de trabalho agradável e produtivo. Um programa de comunicação interna torna- se importante por possibilitar a criação de estratégias com o intuito de promover um ambiente mais organizado onde os colaboradores poderão concluir suas atividades com eficiência e conscientizando- se sobre como a comunicação está diretamente relacionada à produtividade. Dessa maneira, amenizam- se as falhas das informações gerando produtividade e, principalmente, assertividade. O objetivo principal deste estudo é propor uma estratégia de comunicação interna, para tanto, as medidas apresentadas buscaram a melhoria do ambiente de trabalho em todas as esferas de atuação dos colaboradores. Para atingir os objetivos, utilizou- se como metodologia a observação de campo e a condução de um questionário para evidenciar a situação da comunicação interna da empresa; também recorreu- se à bibliografia para embasamento da temática. Com o diagnóstico do problema apresentado à diretoria, essa se organizou para atender às sugestões e necessidades levantadas na pesquisa. Após a aplicação da metodologia da comunicação interna,os resultados apontaram uma operação de trabalho equilibrada, com ausência de conflitos das informações e,principalmente, melhoria no relacionamento interno e externo à empresa. A abordagem central sobre comunicação interna foi importante para a elaboração das atividades em equipe,fazendo com que todos reconhecessem a importância do trabalho em conjunto com uma comunicação clara e precisa,a fim de promover a sinergia para alcançar os resultados almejados.
id UNICESU -1_bbac65e041e984725becb81b8b54921b
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3316
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling COMUNICAÇÃO INTERNA: ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DA ÁREA DA SAÚDEOrganizaçãoProdutividadeTrabalho em equipeA comunicação interna da organização tem por objetivo fazer com que os colaboradores estejam bem informados, participativos, engajados e realizados com suas atividades tornando, assim, o ambiente de trabalho agradável e produtivo. Um programa de comunicação interna torna- se importante por possibilitar a criação de estratégias com o intuito de promover um ambiente mais organizado onde os colaboradores poderão concluir suas atividades com eficiência e conscientizando- se sobre como a comunicação está diretamente relacionada à produtividade. Dessa maneira, amenizam- se as falhas das informações gerando produtividade e, principalmente, assertividade. O objetivo principal deste estudo é propor uma estratégia de comunicação interna, para tanto, as medidas apresentadas buscaram a melhoria do ambiente de trabalho em todas as esferas de atuação dos colaboradores. Para atingir os objetivos, utilizou- se como metodologia a observação de campo e a condução de um questionário para evidenciar a situação da comunicação interna da empresa; também recorreu- se à bibliografia para embasamento da temática. Com o diagnóstico do problema apresentado à diretoria, essa se organizou para atender às sugestões e necessidades levantadas na pesquisa. Após a aplicação da metodologia da comunicação interna,os resultados apontaram uma operação de trabalho equilibrada, com ausência de conflitos das informações e,principalmente, melhoria no relacionamento interno e externo à empresa. A abordagem central sobre comunicação interna foi importante para a elaboração das atividades em equipe,fazendo com que todos reconhecessem a importância do trabalho em conjunto com uma comunicação clara e precisa,a fim de promover a sinergia para alcançar os resultados almejados.UniCesumar2019-12-05T13:11:44Z2019-12-05T13:11:44Z2019-10-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1960-52594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3316otherFERNANDES, Marcia DayanaCAMPOS, Cláudia Marcele deBORTOLOZZI, Flávioreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:53:15Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:53:24.625Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv COMUNICAÇÃO INTERNA: ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DA ÁREA DA SAÚDE
title COMUNICAÇÃO INTERNA: ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DA ÁREA DA SAÚDE
spellingShingle COMUNICAÇÃO INTERNA: ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DA ÁREA DA SAÚDE
FERNANDES, Marcia Dayana
Organização
Produtividade
Trabalho em equipe
title_short COMUNICAÇÃO INTERNA: ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DA ÁREA DA SAÚDE
title_full COMUNICAÇÃO INTERNA: ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DA ÁREA DA SAÚDE
title_fullStr COMUNICAÇÃO INTERNA: ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DA ÁREA DA SAÚDE
title_full_unstemmed COMUNICAÇÃO INTERNA: ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DA ÁREA DA SAÚDE
title_sort COMUNICAÇÃO INTERNA: ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DA ÁREA DA SAÚDE
author FERNANDES, Marcia Dayana
author_facet FERNANDES, Marcia Dayana
CAMPOS, Cláudia Marcele de
BORTOLOZZI, Flávio
author_role author
author2 CAMPOS, Cláudia Marcele de
BORTOLOZZI, Flávio
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv FERNANDES, Marcia Dayana
CAMPOS, Cláudia Marcele de
BORTOLOZZI, Flávio
dc.subject.por.fl_str_mv Organização
Produtividade
Trabalho em equipe
topic Organização
Produtividade
Trabalho em equipe
dc.description.none.fl_txt_mv A comunicação interna da organização tem por objetivo fazer com que os colaboradores estejam bem informados, participativos, engajados e realizados com suas atividades tornando, assim, o ambiente de trabalho agradável e produtivo. Um programa de comunicação interna torna- se importante por possibilitar a criação de estratégias com o intuito de promover um ambiente mais organizado onde os colaboradores poderão concluir suas atividades com eficiência e conscientizando- se sobre como a comunicação está diretamente relacionada à produtividade. Dessa maneira, amenizam- se as falhas das informações gerando produtividade e, principalmente, assertividade. O objetivo principal deste estudo é propor uma estratégia de comunicação interna, para tanto, as medidas apresentadas buscaram a melhoria do ambiente de trabalho em todas as esferas de atuação dos colaboradores. Para atingir os objetivos, utilizou- se como metodologia a observação de campo e a condução de um questionário para evidenciar a situação da comunicação interna da empresa; também recorreu- se à bibliografia para embasamento da temática. Com o diagnóstico do problema apresentado à diretoria, essa se organizou para atender às sugestões e necessidades levantadas na pesquisa. Após a aplicação da metodologia da comunicação interna,os resultados apontaram uma operação de trabalho equilibrada, com ausência de conflitos das informações e,principalmente, melhoria no relacionamento interno e externo à empresa. A abordagem central sobre comunicação interna foi importante para a elaboração das atividades em equipe,fazendo com que todos reconhecessem a importância do trabalho em conjunto com uma comunicação clara e precisa,a fim de promover a sinergia para alcançar os resultados almejados.
description A comunicação interna da organização tem por objetivo fazer com que os colaboradores estejam bem informados, participativos, engajados e realizados com suas atividades tornando, assim, o ambiente de trabalho agradável e produtivo. Um programa de comunicação interna torna- se importante por possibilitar a criação de estratégias com o intuito de promover um ambiente mais organizado onde os colaboradores poderão concluir suas atividades com eficiência e conscientizando- se sobre como a comunicação está diretamente relacionada à produtividade. Dessa maneira, amenizam- se as falhas das informações gerando produtividade e, principalmente, assertividade. O objetivo principal deste estudo é propor uma estratégia de comunicação interna, para tanto, as medidas apresentadas buscaram a melhoria do ambiente de trabalho em todas as esferas de atuação dos colaboradores. Para atingir os objetivos, utilizou- se como metodologia a observação de campo e a condução de um questionário para evidenciar a situação da comunicação interna da empresa; também recorreu- se à bibliografia para embasamento da temática. Com o diagnóstico do problema apresentado à diretoria, essa se organizou para atender às sugestões e necessidades levantadas na pesquisa. Após a aplicação da metodologia da comunicação interna,os resultados apontaram uma operação de trabalho equilibrada, com ausência de conflitos das informações e,principalmente, melhoria no relacionamento interno e externo à empresa. A abordagem central sobre comunicação interna foi importante para a elaboração das atividades em equipe,fazendo com que todos reconhecessem a importância do trabalho em conjunto com uma comunicação clara e precisa,a fim de promover a sinergia para alcançar os resultados almejados.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-05T13:11:44Z
2019-12-05T13:11:44Z
2019-10-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-1960-5
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3316
identifier_str_mv 978-85-459-1960-5
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3316
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948586764271616