O PAPEL DAS CIÊNCIAS HUMANAS NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: PERCEPÇÕES DE ALUNOS CONCLUINTES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1753 |
Resumo: | Este artigo objetiva estabelecer relações entre as Ciências Humanas e o curso de Licenciatura em Matemática, mediante a percepção dos discentes. A amostra utilizada é composta por 26 alunos formandos dos cursos de licenciatura plena em Matemática (presencial) da região Oeste do Paraná, mais precisamente nas cidades de Cascavel, Foz do Iguaçu e Assis Chateaubriand. A análise metodológica dos dados seguiu as orientações da Bardin (2016). A categoria aqui utilizada faz parte da análise dos dados de uma dissertação de mestrado em desenvolvimento. Os dados coletados corroboram com estudos sobre a insuficiência ou ausência de diálogo entre as Ciências Humanas e a Matemática, aos quais atribuímos como conhecimentos específicos e pedagógicos. Tais estudos, revelam significativa preocupação quanto à falta de articulação entre conhecimentos específicos matemáticos e pedagógicos no processo de formação do futuro professor de Matemática. |
id |
UNICESU -1_bcf5f62a3c36f189a71c1b11b7134905 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1753 |
network_acronym_str |
UNICESU -1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
spelling |
O PAPEL DAS CIÊNCIAS HUMANAS NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: PERCEPÇÕES DE ALUNOS CONCLUINTESCiências HumanasLicenciatura em MatemáticaAlunos concluintesFormação inicialEste artigo objetiva estabelecer relações entre as Ciências Humanas e o curso de Licenciatura em Matemática, mediante a percepção dos discentes. A amostra utilizada é composta por 26 alunos formandos dos cursos de licenciatura plena em Matemática (presencial) da região Oeste do Paraná, mais precisamente nas cidades de Cascavel, Foz do Iguaçu e Assis Chateaubriand. A análise metodológica dos dados seguiu as orientações da Bardin (2016). A categoria aqui utilizada faz parte da análise dos dados de uma dissertação de mestrado em desenvolvimento. Os dados coletados corroboram com estudos sobre a insuficiência ou ausência de diálogo entre as Ciências Humanas e a Matemática, aos quais atribuímos como conhecimentos específicos e pedagógicos. Tais estudos, revelam significativa preocupação quanto à falta de articulação entre conhecimentos específicos matemáticos e pedagógicos no processo de formação do futuro professor de Matemática.Unicesumar2019-08-16T19:11:29Z2019-08-16T19:11:29Z2017-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-0773-22594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1753otherGonçalves, PamelaOliveira, Verônica Rosemary dePalaoro, Greyze MariaMalacarne, Vilmarreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:04:50Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:05:08.018Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O PAPEL DAS CIÊNCIAS HUMANAS NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: PERCEPÇÕES DE ALUNOS CONCLUINTES |
title |
O PAPEL DAS CIÊNCIAS HUMANAS NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: PERCEPÇÕES DE ALUNOS CONCLUINTES |
spellingShingle |
O PAPEL DAS CIÊNCIAS HUMANAS NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: PERCEPÇÕES DE ALUNOS CONCLUINTES Gonçalves, Pamela Ciências Humanas Licenciatura em Matemática Alunos concluintes Formação inicial |
title_short |
O PAPEL DAS CIÊNCIAS HUMANAS NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: PERCEPÇÕES DE ALUNOS CONCLUINTES |
title_full |
O PAPEL DAS CIÊNCIAS HUMANAS NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: PERCEPÇÕES DE ALUNOS CONCLUINTES |
title_fullStr |
O PAPEL DAS CIÊNCIAS HUMANAS NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: PERCEPÇÕES DE ALUNOS CONCLUINTES |
title_full_unstemmed |
O PAPEL DAS CIÊNCIAS HUMANAS NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: PERCEPÇÕES DE ALUNOS CONCLUINTES |
title_sort |
O PAPEL DAS CIÊNCIAS HUMANAS NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: PERCEPÇÕES DE ALUNOS CONCLUINTES |
author |
Gonçalves, Pamela |
author_facet |
Gonçalves, Pamela Oliveira, Verônica Rosemary de Palaoro, Greyze Maria Malacarne, Vilmar |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Verônica Rosemary de Palaoro, Greyze Maria Malacarne, Vilmar |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Pamela Oliveira, Verônica Rosemary de Palaoro, Greyze Maria Malacarne, Vilmar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências Humanas Licenciatura em Matemática Alunos concluintes Formação inicial |
topic |
Ciências Humanas Licenciatura em Matemática Alunos concluintes Formação inicial |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Este artigo objetiva estabelecer relações entre as Ciências Humanas e o curso de Licenciatura em Matemática, mediante a percepção dos discentes. A amostra utilizada é composta por 26 alunos formandos dos cursos de licenciatura plena em Matemática (presencial) da região Oeste do Paraná, mais precisamente nas cidades de Cascavel, Foz do Iguaçu e Assis Chateaubriand. A análise metodológica dos dados seguiu as orientações da Bardin (2016). A categoria aqui utilizada faz parte da análise dos dados de uma dissertação de mestrado em desenvolvimento. Os dados coletados corroboram com estudos sobre a insuficiência ou ausência de diálogo entre as Ciências Humanas e a Matemática, aos quais atribuímos como conhecimentos específicos e pedagógicos. Tais estudos, revelam significativa preocupação quanto à falta de articulação entre conhecimentos específicos matemáticos e pedagógicos no processo de formação do futuro professor de Matemática. |
description |
Este artigo objetiva estabelecer relações entre as Ciências Humanas e o curso de Licenciatura em Matemática, mediante a percepção dos discentes. A amostra utilizada é composta por 26 alunos formandos dos cursos de licenciatura plena em Matemática (presencial) da região Oeste do Paraná, mais precisamente nas cidades de Cascavel, Foz do Iguaçu e Assis Chateaubriand. A análise metodológica dos dados seguiu as orientações da Bardin (2016). A categoria aqui utilizada faz parte da análise dos dados de uma dissertação de mestrado em desenvolvimento. Os dados coletados corroboram com estudos sobre a insuficiência ou ausência de diálogo entre as Ciências Humanas e a Matemática, aos quais atribuímos como conhecimentos específicos e pedagógicos. Tais estudos, revelam significativa preocupação quanto à falta de articulação entre conhecimentos específicos matemáticos e pedagógicos no processo de formação do futuro professor de Matemática. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-10-24 2019-08-16T19:11:29Z 2019-08-16T19:11:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
status_str |
publishedVersion |
format |
article |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-459-0773-2 2594-4991 http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1753 |
identifier_str_mv |
978-85-459-0773-2 2594-4991 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1753 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
other |
language_invalid_str_mv |
other |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unicesumar |
publisher.none.fl_str_mv |
Unicesumar |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá instacron:UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá |
repository.mail.fl_str_mv |
joao.souza@unicesumar.edu.br |
_version_ |
1669948627182682112 |