O PAPEL DAS CIÊNCIAS HUMANAS NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: PERCEPÇÕES DE ALUNOS CONCLUINTES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Pamela
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Oliveira, Verônica Rosemary de, Palaoro, Greyze Maria, Malacarne, Vilmar
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1753
Resumo: Este artigo objetiva estabelecer relações entre as Ciências Humanas e o curso de Licenciatura em Matemática, mediante a percepção dos discentes. A amostra utilizada é composta por 26 alunos formandos dos cursos de licenciatura plena em Matemática (presencial) da região Oeste do Paraná, mais precisamente nas cidades de Cascavel, Foz do Iguaçu e Assis Chateaubriand. A análise metodológica dos dados seguiu as orientações da Bardin (2016). A categoria aqui utilizada faz parte da análise dos dados de uma dissertação de mestrado em desenvolvimento. Os dados coletados corroboram com estudos sobre a insuficiência ou ausência de diálogo entre as Ciências Humanas e a Matemática, aos quais atribuímos como conhecimentos específicos e pedagógicos. Tais estudos, revelam significativa preocupação quanto à falta de articulação entre conhecimentos específicos matemáticos e pedagógicos no processo de formação do futuro professor de Matemática.
id UNICESU -1_bcf5f62a3c36f189a71c1b11b7134905
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1753
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling O PAPEL DAS CIÊNCIAS HUMANAS NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: PERCEPÇÕES DE ALUNOS CONCLUINTESCiências HumanasLicenciatura em MatemáticaAlunos concluintesFormação inicialEste artigo objetiva estabelecer relações entre as Ciências Humanas e o curso de Licenciatura em Matemática, mediante a percepção dos discentes. A amostra utilizada é composta por 26 alunos formandos dos cursos de licenciatura plena em Matemática (presencial) da região Oeste do Paraná, mais precisamente nas cidades de Cascavel, Foz do Iguaçu e Assis Chateaubriand. A análise metodológica dos dados seguiu as orientações da Bardin (2016). A categoria aqui utilizada faz parte da análise dos dados de uma dissertação de mestrado em desenvolvimento. Os dados coletados corroboram com estudos sobre a insuficiência ou ausência de diálogo entre as Ciências Humanas e a Matemática, aos quais atribuímos como conhecimentos específicos e pedagógicos. Tais estudos, revelam significativa preocupação quanto à falta de articulação entre conhecimentos específicos matemáticos e pedagógicos no processo de formação do futuro professor de Matemática.Unicesumar2019-08-16T19:11:29Z2019-08-16T19:11:29Z2017-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-0773-22594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1753otherGonçalves, PamelaOliveira, Verônica Rosemary dePalaoro, Greyze MariaMalacarne, Vilmarreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:04:50Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:05:08.018Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv O PAPEL DAS CIÊNCIAS HUMANAS NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: PERCEPÇÕES DE ALUNOS CONCLUINTES
title O PAPEL DAS CIÊNCIAS HUMANAS NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: PERCEPÇÕES DE ALUNOS CONCLUINTES
spellingShingle O PAPEL DAS CIÊNCIAS HUMANAS NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: PERCEPÇÕES DE ALUNOS CONCLUINTES
Gonçalves, Pamela
Ciências Humanas
Licenciatura em Matemática
Alunos concluintes
Formação inicial
title_short O PAPEL DAS CIÊNCIAS HUMANAS NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: PERCEPÇÕES DE ALUNOS CONCLUINTES
title_full O PAPEL DAS CIÊNCIAS HUMANAS NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: PERCEPÇÕES DE ALUNOS CONCLUINTES
title_fullStr O PAPEL DAS CIÊNCIAS HUMANAS NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: PERCEPÇÕES DE ALUNOS CONCLUINTES
title_full_unstemmed O PAPEL DAS CIÊNCIAS HUMANAS NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: PERCEPÇÕES DE ALUNOS CONCLUINTES
title_sort O PAPEL DAS CIÊNCIAS HUMANAS NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: PERCEPÇÕES DE ALUNOS CONCLUINTES
author Gonçalves, Pamela
author_facet Gonçalves, Pamela
Oliveira, Verônica Rosemary de
Palaoro, Greyze Maria
Malacarne, Vilmar
author_role author
author2 Oliveira, Verônica Rosemary de
Palaoro, Greyze Maria
Malacarne, Vilmar
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Pamela
Oliveira, Verônica Rosemary de
Palaoro, Greyze Maria
Malacarne, Vilmar
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Humanas
Licenciatura em Matemática
Alunos concluintes
Formação inicial
topic Ciências Humanas
Licenciatura em Matemática
Alunos concluintes
Formação inicial
dc.description.none.fl_txt_mv Este artigo objetiva estabelecer relações entre as Ciências Humanas e o curso de Licenciatura em Matemática, mediante a percepção dos discentes. A amostra utilizada é composta por 26 alunos formandos dos cursos de licenciatura plena em Matemática (presencial) da região Oeste do Paraná, mais precisamente nas cidades de Cascavel, Foz do Iguaçu e Assis Chateaubriand. A análise metodológica dos dados seguiu as orientações da Bardin (2016). A categoria aqui utilizada faz parte da análise dos dados de uma dissertação de mestrado em desenvolvimento. Os dados coletados corroboram com estudos sobre a insuficiência ou ausência de diálogo entre as Ciências Humanas e a Matemática, aos quais atribuímos como conhecimentos específicos e pedagógicos. Tais estudos, revelam significativa preocupação quanto à falta de articulação entre conhecimentos específicos matemáticos e pedagógicos no processo de formação do futuro professor de Matemática.
description Este artigo objetiva estabelecer relações entre as Ciências Humanas e o curso de Licenciatura em Matemática, mediante a percepção dos discentes. A amostra utilizada é composta por 26 alunos formandos dos cursos de licenciatura plena em Matemática (presencial) da região Oeste do Paraná, mais precisamente nas cidades de Cascavel, Foz do Iguaçu e Assis Chateaubriand. A análise metodológica dos dados seguiu as orientações da Bardin (2016). A categoria aqui utilizada faz parte da análise dos dados de uma dissertação de mestrado em desenvolvimento. Os dados coletados corroboram com estudos sobre a insuficiência ou ausência de diálogo entre as Ciências Humanas e a Matemática, aos quais atribuímos como conhecimentos específicos e pedagógicos. Tais estudos, revelam significativa preocupação quanto à falta de articulação entre conhecimentos específicos matemáticos e pedagógicos no processo de formação do futuro professor de Matemática.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-24
2019-08-16T19:11:29Z
2019-08-16T19:11:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1753
identifier_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/1753
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
publisher.none.fl_str_mv Unicesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948627182682112